Webinar apresenta ferramentas para política de dados nas revistas científicas

Evento decorre no dia 26 de janeiro, das 11h às 12h, via Zoom

20 janeiro, 2022≈ 3 mins de leitura

O projeto PUB IN promove, no próximo dia 26 de janeiro, um webinar sobre o Toolkit de Políticas de Dados para Editoras e Revistas Científicas. O Toolkit é um material que pretende servir de base para a sensibilização e a orientação sobre o tema das políticas de dados de investigação no contexto das revistas científicas portuguesas, independentemente de suas áreas de conhecimento.

O toolkit apresenta 14 componentes chave e os diferentes níveis da sua implementação nas revistas - básico, intermediário e avançado. O material sublinha a importância de uma política de dados como incentivo para a Ciência Aberta e para a disseminação dos princípios FAIR, contribuindo para a disponibilização e a reutilização dos dados. No blog do RCAAP, a chamada para o webinar destaca a relevância crescente da gestão de dados, que tem se tornado requisito base para financiadores de ciência.

O Pub In é um projeto que visa promover a adoção de boas práticas de gestão editorial e Ciência Aberta pelas revistas científicas portuguesas. É desenvolvido pela Universidade do Minho, em colaboração com a Unidade de Computação Científica Nacional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT/FCCN).

| Saiba mais |

Link para o material de apoio (toolkit) para o webinar sobre gestão de dados para revistas científicas.

Inscrições neste link (Zoom).

Quando: 26 de janeiro, das 11h às 12h.

Site do projeto Pub In (neste link)