Ciência Cidadã na UC é tema da primeira edição das Formações iiiUC em 2024

O encontro será online, em português e aberto a toda a comunidade UC

12 janeiro, 2024≈ 3 mins de leitura

A primeira sessão de 2024 das Formações iiiUC: Ferramentas de apoio à Investigação é dedicada ao tema Ciência Cidadã na UC: Atividade de Cocriação. A ciência cidadã tem sido cada vez mais utilizada como uma ferramenta para lidar com questões sociais, ambientais e territoriais. Na Universidade de Coimbra, existem vários projetos e iniciativas, em diversas áreas do conhecimento, a serem apresentadas à comunidade.

O hub de Ciência Cidadã na/com a Universidade de Coimbra (CC@UC) pretende fomentar a colaboração e unir esforços entre grupos multidisciplinares da Universidade de Coimbra (UC) e outros stakeholders (e.g. sociedade em geral, ONGs, profissionais de empresas, indústria e setor público) para partilhar recursos, experiências e conhecimento na área da ciência cidadã.

Os principais objetivos desta sessão são:

1) compreender o conceito de ciência cidadã, o seu desenvolvimento em Portugal e apresentar alguns dos projetos de ciência cidadã desenvolvidos na/com a UC.

2) discutir e co-desenvolver um plano detalhado para o hub CC@UC, incluindo descrição da missão, objetivos e atividades futuras envolvendo a comunidade da UC.

Em grupos pequenos (em salas simultâneas) serão discutidas questões como:

• Qual a importância da criação de hubs para projetos de CC?
  • Como implementar (operacionalizar) um HUB local?
  • Que benefícios se esperam da criação do HUB? Que vantagens e oportunidades traz este HUB para os projetos de CC e os seus envolvidos?

A sessão será conduzida por:

• Ana Santos Carvalho, Instituto de Investigação Interdisciplinar
  • Catarina Silva, Center for Functional Ecology
  • Filipa Bessa, Center for Functional Ecology

e conta com a presença de Maria Vicente, Fundadora da Rede CC.pt.

Esta formação irá decorrer no próximo dia 30 de janeiro 2024, às 14h30. Este evento do iiiUC é online, em português e aberto a toda a Comunidade da Universidade de Coimbra.

| Informações úteis |

Formações iiiUC - Ciência Cidadã na UC: Atividade de Cocriação

Inscrições: Neste link

Quando: 30 de janeiro, às 14h30