Projetos e Consórcios

University of Coimbra/OPERAS

A UC faz parte da Assembleia Executiva do Consórcio OPERAS. OPERAS é a infraestrutura de pesquisa europeia para o desenvolvimento da comunicação de ciência aberta nas Ciências Sociais e Humanidades.

A UC também faz parte da CO-OPERASS IN - uma rede ativa de implementação GO FAIR. A CO-OPERAS IN visa construir uma ponte entre os dados das CSH (Ciências Sociais e Humanidades) e a EOSC (European Open Science Cloud), ampliando o conceito de “dados de pesquisa” para incluir todos os tipos de resultados de pesquisa digital vinculados à comunicação académica que, nas CSH, fazem parte do processo de pesquisa. O objetivo é contribuir para uma melhor integração dos objetos de pesquisa CSH no EOSC.

A UC na equipa editorial do OpenMethods: OpenMethods - Destacando métodos e ferramentas de humanidades digitais, é uma nova iniciativa da DARIAH criada pelo projeto Humanities at Scale em cooperação com o OPERAS. Humanities at Scale é um projeto H2020 do DARIAH ERIC (Infraestrutura de pesquisa digital para artes e humanidades).

UC lidera o OPERAS Special Interest Group - Multilinguismo

A Universidade de Coimbra lidera o Special Interest Group (SIG) da infraestrutura OPERAS sobre o tema do Multilinguismo.

O grupo trabalha sobre os temas da tradução, ferramentas de descoberta multilingue e a importância das línguas nacionais. Atualmente, o SIG de Multilinguismo colabora com o projeto TRIPLE, no desenvolvimento da plataforma GoTriple, uma plataforma de descoberta para as Ciências Sociais e Humanidades, em Acesso Aberto. A GoTriple será uma ferramenta de descoberta multilingue, em 11 idiomas, contando ainda com cinco serviços inovadores para a investigação e a possibilidade de colaboração com diferentes perfis de investigadores a nível europeu.

O Special Interest Group também está a preparar-se para o projeto OPERAS-Plus, no qual deverá desenvolver um estudo de conceção para um serviço de tradução.

O grupo liderado pela UC tem publicados white papers sobre o tema do multilinguismo desde 2018. Atualmente, as versões mais recentes dos white papers dos SIGs estão no formato Living Book, permitindo comentários e a atualização e o desenvolvimento contínuo desses trabalhos.

Saiba mais sobre os Special Interest Groups do OPERAS clicando na imagem abaixo: