Equipa da UC participa no 10º Fórum Nacional para Gestão de Dados de Investigação

Edição decorreu em Setúbal entre 14 e 15 de novembro

UC
UC Open Science & OSC Community Coimbra
21 novembro, 2023≈ 5 mins de leitura

Parte da equipa da UC presente no Fórum GDI, em frente ao poster de apresentação de resultados de inquérito realizado em parceria com a FCT/FCCN

Realizada em Setúbal nos últimos dias 14 e 15 de novembro, a 10ª edição do Fórum de Gestão de Dados de Investigação (Fórum GDI) contou com um contigente de agentes diversos da UC, provenientes de diferentes unidades orgânicas, serviços e áreas académicas da Universidade.

Durante o evento, a equipa da UC apresentou a estratégia de implementação para uma Comunidade de Ciência Aberta (OSC Community) em Coimbra (Inês Almeida, FMUC), além de revelar resultados dos inquéritos dirigidos a 8 IES em parceria com a FCT/FCCN (Catarina Domingues, Ana Carvalho e Jorge Noro, iiiUC). A equipa da UC participou em diversos workshops, dinamizando debates sobre repositórios institucionais, workflows de curadoria de dados e formação de data stewards (Joaquim Santos, CEF - Café com Dados Repositórios, Bruno Direito, CISUC - Zapping POLEN, e Café com Dados Repositórios; Jorge Noro, iiiUC - Rede Nacional Data Stewards e Workshop Data Stewardship).

O programa do Fórum GDI, que este ano contou com 165 inscritos, permitiu a participação em debates multifacetados, com temas que incluíram as mais diversas áreas relacionadas com a ciência aberta, com destaque para os tópicos ligados à formação de competências, curadoria de dados, workflows, casos de sucesso e o ecossistema de recursos humanos e tecnologias da informação da ciência aberta. Além de investigadores, participaram bibliotecários, profissionais de TI e decisores políticos.

A 10ª edição do Fórum GDI conta também com o apoio dos grupos de trabalho do fórum GDI atuantes ao longo dos últimos anos. A presença da UC e o seu impacto participativo tem vindo a crescer, refletindo o interesse dos intervenientes da Universidade nos tópicos relacionados à gestão de dados e à ciência aberta como um todo.

Destaques e colaborações

O painel temático sobre Dados Abertos em Portugal foi um dos destaques da programação. António Soares (AMA, Agência para a Modernização Administrativa), apresentou a ideia de dados de elevado valor (Decreto-lei 2023/138) e o Portal Mais Transparência, refletindo a importância da contribuição para o ecossistema de dados abertos.

No mesmo painel, Pedro Fradinho Marques (SPMS, Serviços Partilhados do Ministério da Saúde) falou sobre a estratégia nacional de dados e mudanças em curso, nomeadamente a criação de um repositório massivo de dados de saúde em Portugal, bem como a criação de um Espaço Europeu de Dados de Saúde. O Portal Transparência SNS foi um dos focos importantes da apresentação, salientando a sua importância e utilização primária e secundária.

A apresentação de Curtis Sharma, líder do grupo de trabalho “Professional Networks for Lifelong Learning” do projeto Skills4EOSC, no painel temático Desenvolvimento de redes nacionais de Data Stewards na Europa, também trouxe importantes reflexões para a implementação de uma Rede nacional portuguesa de gestores/curadores de dados.

O Fórum possibilitou ainda o estabelecimento de pontes para novos projetos e consórcios, além da consolidação dos debates de temas como os desafios da Ciência Aberta, da Gestão de Dados, dos repositórios e dos perfis de competências, abrangendo debates sobre as novas carreiras de gestão de ciência e de dados.

No encontro, a FCT/FCCN anunciou a publicação, até o final de 2023, do Programa Nacional de Ciência Aberta e Dados Abertos de Investigação (PNCA DAI). A Fundação apresentou oportunidades estratégicas decorrentes do Programa, além de sublinhar aspetos práticos da execução simplificada de futuros projetos financiados pela FCT.

| Saiba mais |

Website do Fórum GDI