Aplicação FITCount com versão em português

A Universidade de Coimbra lançou a versão em português da aplicação FITCount (https://www.pollinet.pt/fitcount) para monitorizar interações planta-polinizador, envolvendo os cidadãos nesse processo.

05 março, 2024≈ 3 mins de leitura

Os cidadãos interessados já podem participar na recolha de novos dados sobre o número e diversidade de insetos polinizadores que visitam as flores em Portugal. Com a versão em português da aplicação FITCount (https://www.pollinet.pt/fitcount) lançada pela Universidade de Coimbra, a sociedade civil poderá ajudar a monitorizar as interações planta-polinizador.

A iniciativa integra o projeto PolinizAÇÃO - Plano de Ação para a Conservação e Sustentabilidade dos Polinizadores (Home | Polli.NET) coordenado por Sílvia Castro e João Loureiro, ambos docentes e investigadores no Centro de Ecologia Funcional (CFE) do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da FCTUC.

O projeto tem como principal objetivo identificar ações concretas para melhorar o conhecimento e a conservação dos insetos polinizadores ao nível nacional, combater as causas do seu declínio e mobilizar e consciencializar a sociedade, assente num planeamento estratégico e cooperação a todos os níveis.

Ao colaborar neste projeto, os cidadãos irão indicar apenas algumas informações sobre o tipo de habitat em que realizaram a contagem, o número e o tipo de flor-alvo, as condições meteorológicas e a percentagem de flores. Estas informações ajudarão os cientistas a interpretar a informação recolhida pelos participantes.

A aplicação FITCount já está disponível para descarregamento gratuito na Google Play Store para dispositivos Android e na App Store para dispositivos iOS (iPhone/iPad). Para mais informações sobre como participar e utilizar a aplicação, por favor visite https://www.pollinet.pt/fitcount.