UC promove “Diálogos e Investigação sobre Cultura, Educação e Sociedade Digital”

Iniciativa promove discussão sobre a forma como as tecnologias digitais configuram a construção do conhecimento.

16 setembro, 2020≈ 3 mins de leitura

A UC promove, na próxima quinta-feira, 24 de setembro, o evento "Diálogos e Investigação: Cultura, Educação e Sociedade Digital", iniciativa que pretende discutir a forma como as tecnologias digitais promovem o conhecimento. O evento decorre das 9h30 às 17h no Auditório da Reitoria e os interessados em participar ou assistir podem inscrever-se online. A presença no auditório é limitada a 90 participantes, e os restantes poderão assistir ao evento pela internet.

O tema geral do evento diz respeito às "tecnologias digitais em contextos culturais, educacionais e societais em novas linhas de investigação". A sessão de abertura irá contar com as intervenções do Coordenador Científico do CEIS20, José Oliveira Martins; do Diretor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, António Gomes Ferreira; do Diretor da Faculdade de Letras, Rui Gama; e da Vice-Reitora e Diretora do Instituto de Investigação Interdisciplinar, Cláudia Cavadas.

As conferências e mesas redondas terão a participação de nomes como Daniel Innerarity, Marjo Kyllonen, Henrique Madeira, Manuel Portela e Robert O'Dowd. Os temas vão desde questões sobre a "sociedade do desconhecimento", passando pela discussão de "antigas e novas" andanças na tecnologia, educação e cultura, competências e habilidades para a educação do futuro, experiências de aprendizado através do intercâmbio virtual, a literacia mediática na sociedade digital, o plurilinguismo no ensino superior e a abordagem construtivista da web para a Educação Superior. Todos os detalhes sobre mesas redondas e oradores, com o programa completo do evento, podem ser conferidos aqui.

A iniciativa Diálogos e Investigação sobre Cultura, Educação e Sociedade Digital é organizada pela Reitoria da UC, pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar (IIIUC) e pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20).

| Saiba mais |

Página web dos "Diálogos e Investigação" Cultura, Educação e Sociedade Digital: acede aqui.