UC participa de Seminário sobre carreira académica no contexto da Ciência Aberta

Vice-Reitor Luís Neves apresenta sessão sobre desafios da carreira nas universidades ibéricas

29 junho, 2020≈ 3 mins de leitura

Acontece, no próximo dia 3 de julho, o segundo seminário sobre Ciência Aberta do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e da associação de Universidades Españolas (CRUE), com a colaboração do Expert Group on Open Science da European University Association (EUA).

O seminário é voltado a membros de equipas reitorais que tenham envolvimento nos processos de avaliação de docentes e investigadores. A avaliação de carreira na transição para a Ciência Aberta ("Career Assessment in the transition to Open Science") é o ponto chave a ser discutido ao longo do evento.

A programação, que decorre entre as 9h e as 12h do dia 3 de julho (horário de Portugal), contará com a intervenção do Vice-Reitor da UC Luís Neves, na sessão que debate se a Ciência Aberta é um desafio atual para a avaliação de carreiras nas universidades ibéricas ("Is Open Science challenging career evaluation in the Iberian universities?").

A mesa contará também com a participação de Francisco José Moura, reitor da Universitat Politècnica de València e Chair do Comitê da CRUE para a Ciência Aberta; Maria de Lurdes Correia Fernandes, Vice-Reitora da Universidade do Porto; e Mercedes Siles, Diretora da Agência Nacional para a Qualidade da Avaliação e Acreditação da Espanha (ANECA). A mediação será de Bernard Rentier, chair do Expert Subgroup da EUA em Avaliação da Investigação, Vice-Presidente do Conselho Federal Belga para a Política de Ciência (FRWB-CFPS) e antigo Reitor da Universidade de Liège.

A programação completa do segundo CRUP-CRUE Open Science Seminar, com os temas e participantes das demais sessões, pode ser acessada aqui. O evento aconteceria na mesma data na Universidade do Minho, porém, devido à pandemia do Covid-19, o encontro presencial foi adiado, mantendo-se as atividades em esquema virtual.

Carreiras académicas e Ciência Aberta

O tema da avaliação da investigação e do pessoal académico no contexto da ciência aberta tem ganhado importância e centralidade, tendo sido foco de um evento da EUA em 2019 e de um workshop sobre o assunto no mesmo ano. Além disso, a organização europeia apresentou uma série de webinars abertos em maio de 2020 sobre o assunto, cujas gravações estão disponíveis e acessíveis através do Youtube - assista aqui.