"Sob a lente da Ciência Aberta": webinars discutem livro recém-lançado pela IUC

Primeira sessão, sobre Direitos de Autor, acontece nesta sexta-feira, 19 de fevereiro

19 fevereiro, 2021≈ 4 mins de leitura

Lançado este mês pela Imprensa da Universidade de Coimbra, o livro "Sob a lente da Ciência Aberta: Olhares de Portugal, Espanha e Brasil" recebe, a partir desta sexta-feira, 19, uma série de webinars abordando os assuntos tratados na coletânea. A obra, coordenada por Maria Manuel Borges, da Universidade de Coimbra, e Elias Sanz Casado, da Universidade Carlos III de Madrid, traz 18 capítulos, com textos em português e em espanhol, tratando diferentes aspetos do conceito-chapéu de Ciência Aberta, além de uma introdução assinada pelo Vice-Reitor para Cultura e Ciência Aberta da UC, Delfim Leão.

A obra congrega autores dos três países citados no título e foi desenvolvida a partir de um esforço conjunto que se iniciou no ano de 2018, concluindo-se, agora, com o seu lançamento em acesso aberto e a posterior discussão de cada capítulo de forma pública com os seus autores. "É um formato muito diferente do habitual, que geralmente se circunscreve ao lançamento da obra, e que envolve autores de três países a procurar responder ao mesmo fuso horário, o de Lisboa", comenta a professora Maria Manuel Borges. De acordo com a investigadora em comunicação de ciência e professora da FLUC, "com esta publicação procuramos contribuir para a estimulação de uma mudança tão urgente quanto necessária, pela discussão e eventual hibridização de experiências dos três países envolvidos cuja proximidade em iniciativas e de partilha é muito rica".

O primeiro webinar dedicado às temáticas do livro será apresentado pelos autores do capítulo 9, "Ciencia Abierta y Derechos de Autor": Juan-Carlos Fernández-Molina, da Universidad de Granada; Daniel Martínez-Ávila, da Universidade Estadual Paulista; e Eduardo Graziosi Silva, da Universidade de São Paulo. A discussão e reflexão sobre o tema dos Direitos de Autor acontece via Zoom, das 17h às 18h, e a participação não carece de inscrição. Para participar, deve ser usado o ID do Zoom indicado no banner de divulgação.

Outros webinars estão planeados para acontecer até ao final do mês de julho, para refletir e promover a discussão com os autores de todos os 18 capítulos do livro. As datas e os horários exatos das sessões em falta serão divulgados ao longo do período.

O processo complexo de preparação da obra, que levou mais de dois anos, reflete o grau de dedicação de autores localizados em três países e de mais de duas dezenas de revisores que atestam a qualidade científica do texto. Além do desafio de congregar investigadores com tempo limitado e a gestão de todo o processo editorial, o lançamento demonstra a necessidade de "usar abordagens que permitam ultrapassar, por exemplo, as dificuldades relacionadas com o processo de arbitragem científica", pondera Maria Manuel Borges.

A obra que agora chega aos leitores dirige-se a docentes, investigadores do ensino superior, avaliadores de ciência, gestores de repositórios, bibliotecários, estudantes de estudos avançados e "todos aqueles que procuram compreender as mudanças em curso no que concerne à produção, disseminação e avaliação do conhecimento", afirma a organizadora do volume.

| Leia e participe |

Aceda à obra Sob a lente da Ciência Aberta, disponível em acesso aberto e também através da Amazon e Google Play: https://doi.org/10.14195/978-989-26-2022-0.

Participe no webinar nesta sexta-feira, 19, das 17h às 18h, através do ID 561 568 4881.