Simpósio Internacional sobre princípios FAIR: de 27 de novembro a 4 de dezembro

Inscrições podem ser realizadas gratuitamente; UC destaca sessão focada nas Ciências Sociais e Humanidades

20 novembro, 2020≈ 5 mins de leitura

Entre 27 de novembro e 4 de dezembro, o Simpósio Internacional da Convergência FAIR (International FAIR Convergence Symposium) reúne uma comunidade global num fórum único para o avanço da convergência internacional e entre domínios em torno dos princípios FAIR. O evento, organizado pelo CODATA e pelo GOFAIR, é inteiramente virtual, com inscrições gratuitas, e contará com mais de 50 sessões paralelas.

As sessões serão divididas em cinco eixos temáticos: FAIR para redução de crises e resposta; especificações FAIR; sociedade FAIR; gestão (stewardship) de dados FAIR; e principais desenvolvimentos na convergência FAIR.

Os interessados podem inscrever-se no evento e escolher as sessões que mais lhes interessam, além de poderem aceder aos vídeos gravados previamente sobre cada tema. Como destaque, a UC Open Science ressalta o workshop que acontece no dia 3 de dezembro, sobre a continuidade dos princípios FAIR nos dados das publicações das Ciências Sociais e Humanidades ("Prospecting a FAIR continuum for SSH data and publications"). O workshop irá abordar as atividades do projeto CO-OPERAS IN e do TRIPLE, dos quais a UC é membro. A Universidade tem participação ativa em especial no projeto TRIPLE, o qual desenvolve uma plataforma de descoberta que propõe uma solução multilíngue e multicultural para a apropriação de recursos das Ciências Sociais e Humanidades (CSH).

O workshop do dia 3 de dezembro irá combinar o compartilhamento de informações com atividades coletivas com os participantes. Será apresentado o tópico central através das ações do CO-OPERAS e do TRIPLE e a primeira parte da sessão fará uma discussão coletiva dos principais aspetos de um ecossistema FAIR nas Ciências Sociais e Humanidades (CSH), considerando o exemplo do OPERAS como caso de estudo. A audiência será depois dividida em sub-grupos para trabalhar em diagramas representando o ecossistema, usando ferramentas online. Cada representação será apresentada a toda a audiência e armazenada para análises futuras.

A segunda parte da sessão envolverá os participantes em uma pesquisa sobre os padrões usados dentro das CSH, através de uma planilha online. A atividade será um ponto de partida para um trabalho contínuo que o CO-OPERAS irá gerir no futuro com sua rede. A sessão terá duração de 2 horas.

Sobre o FAIR

Os princípios FAIR são diretrizes voltadas para a gestão de dados, publicadas em 2016, para fornecer princípios para melhorar a localização (Findability), acessibilidade (Accessibility), interoperabilidade (Interoperability) e a reutilização (Reuse) dos ativos digitais. Esses princípios se referem a três tipos de entidades: dados (ou qualquer objeto digital), metadados (informações sobre objetos digitais), e infraestrutura. Saiba mais sobre os princípios FAIR na secção dedicada a eles em nosso site e na página do projeto GOFAIR.

| Serviço |

Simpósio Internacional da Convergência FAIR - de 27 de novembro a 04 de dezembro

Como: Evento completamente virtual

Inscrições: neste link (usar o código FAIRCONVERGE1)