Sessão de Janeiro das Formações iiiUC apresenta ferramentas para gestão editorial

Foco da próxima sessão do ciclo será sobre plataforma OJS e a indexação das revistas científicas na IUC

06 janeiro, 2021≈ 4 mins de leitura

O iiiUC (Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra) realiza, no próximo dia 14, quinta-feira, mais uma sessão das Formações iiiUC | Ferramentas de Apoio à Investigação. O foco, desta vez, recai sobre as atividades executadas pela Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC) no âmbito da editoração de revistas científicas em acesso aberto e o seu processo de indexação, que contribui para melhorar o impacto, a acessibilidade e a interoperabilidade das revistas.

A sessão será dividida em duas partes: a primeira delas abordará a plataforma de gestão editorial Open Journal Systems (OJS), cujo sistema é utilizado para gerir as 31 revistas científicas publicadas atualmente pela IUC, reunidas na plataforma Impactum Journals. A apresentação será de Carlos Costa e Mickael Silva, da IUC. Em seguida, será abordado o processo de indexação das revistas, prática que vem sendo ampliada e aplicada como padrão para os periódicos da Universidade - atualmente, das 31 revistas publicadas pela IUC, 22 estão indexadas no DOAJ (Directory of Open Access Journals), encontrando-se ainda, em extensão variável, indexadas em outras plataformas internacionais de relevância, como Web of Science, Scopus, SJIF, Dialnet, ERIH Plus, Latindex, Redbib e Sherpa/Romeo. A apresentação deste tema ficará por conta da Diretora-adjunta da IUC, Maria João Padez, e do Diretor da IUC e Vice-Reitor Delfim Leão. A IUC conta ainda com cerca de 600 livros indexados no DOAB (Directory of Open Access Books).

Os objetivos do evento do dia 14 são, por um lado, dar a conhecer instrumentos de gestão editorial, em particular a agentes ligados à publicação em ciência, e, por outro lado, divulgar entre os investigadores o panorama atual da edição e indexação de revistas pela IUC, bem como as boas práticas editoriais que podem potenciar o seu sucesso.

A inscrição é gratuita e pode ser feita através deste link. O link de acesso ao evento será enviado a todos os inscritos a 13 de janeiro.

| Serviço |

Formações iiiUC: Ferramentas de Apoio à Investigação – Edição e indexação de revistas

Quando: 14 de janeiro, das 14h às 16h

Temas:

> Plataforma Open Journal Systems para a gestão editorial de revistas científicas, com Carlos Costa e Mickael Silva

> Indexação de revistas científicas da IUC, com Maria João Padez e Delfim Leão

Inscrições: neste link