Segunda edição da “desconferência” TRIPLE ThatCamp discute o financiamento colaborativo na ciência

Evento será realizado no próximo dia 15 de junho, na modalidade online, e tem inscrições gratuitas

08 junho, 2022≈ 5 mins de leitura

Quais são as suas primeiras ideias ao se deparar com o termo "financiamento colaborativo", ou “crowdfunding”, para a ciência, e mais especificamente, para as Ciências Sociais e Humanidades (CSH)? Se a pergunta despertou curiosidade, prepare-se para participar da segunda edição do TRIPLE ThatCamp, na tarde do próximo dia 15 de junho. O evento, online, será dedicado à partilha de ideias, conceitos, estratégias para o crowdfunding, o seu potencial, entre outras possibilidades, já que a programação do evento é aberta e definida no próprio dia.

O ThatCamp (The Humanities and Technology Camp) é um evento no formato “desconferência”: uma reunião espontânea sem uma agenda totalmente delimitada. O evento propõe um tema - nesse caso, o crowdfunding para as Ciências Sociais e Humanidades (CSH) -, e, a partir dele, as sessões a seguir devem ser propostas pelos participantes, ao vivo. Se eles estão atualmente trabalhando em um projeto, artigo ou palestra, e gostariam que outros colaborassem; ou tenham uma história para partilhar sobre a qual gostariam de ouvir as opiniões de outros participantes; ou ainda gostariam de colocar um problema para discussão e buscar soluções em conjunto – seja o que for, todos estão convidados a enviar a sua sugestão.

No início do evento, as pessoas que estiverem dispostas a liderar uma sessão serão convidadas a apresentar a sua ideia (30-60 segundos). Após as apresentações de ideias, a depender da quantidade de sugestões, os demais participantes votarão nos tópicos que queiram levar para a agenda do evento.

Esta edição do ThatCamp é organizada pelo TRIPLE, um projeto europeu financiado pelo programa Horizonte 2020 e integrado pela UC (2019-2023). O ponto central do projeto é o desenvolvimento da GoTriple (disponível na versão Beta), uma plataforma multilingue de Ciência Aberta para as CSH que oferece acesso a publicações, projetos e perfis de investigadores de toda a Europa, além de serviços inovadores. A GoTriple já está disponível em 10 idiomas, incluindo o português.

TRIPLE ThatCamp’s

Esta é a segunda edição do TRIPLE ThatCamp: em 2021, o evento ocorreu no mês de maio, trazendo o conceito de “Descoberta” para as Ciências Sociais e Humanidades, com a participação de cerca de 50 pessoas das diferentes disciplinas das CSH.

Esta nova edição propõe a troca de ideias sobre a questão: o crowdfunding pode ser uma maneira viável para a investigação nas Ciências Sociais e Humanidades? Quais os seus possíveis benefícios, estratégias e potenciais? O termo “crowdfunding científico” tem evocado principalmente imagens de investigadores das ciências naturais, médicas ou técnicas, enquanto raramente se vê campanhas altamente divulgadas e visíveis das CSH. Nessa área, o potencial da angariação colaborativa de fundos ainda está por ser explorado.

Além da utilização da ferramenta Zoom para videoconferência no evento, será utilizado o Miro, uma ferramenta de quadro branco colaborativo que facilitará a troca de ideias. Os participantes serão encorajados a produzir materiais escritos e/ou gráficos e documentar as suas ideias. Mais tarde, o projeto irá compartilhar esses registos com a comunidade, publicando-os no Zenodo e no site do TRIPLE, além de divulgá-los nas redes sociais.

Crowdfunding para as CSH

Quer saber mais sobre o tema do crowdfunding nas Ciências Sociais e Humanidades antes do ThatCamp? Conheça a página da comunidade OPERAS na plataforma wemakeit.

| Inscreva-se |

O que: ThatCamp #2: Scientific Crowdfunding

Quando: 15 de junho, das 12h às 16h (horário de Portugal)

Onde: Via Zoom e Miro

Inscrições: neste link.

Quanto: Gratuito

Partilhe