Open Access Week: Imprensa da UC completa a marca de 600 livros no DOAB

Ação valoriza o mote de “Taking Action” da Semana Internacional do Acesso Aberto

21 outubro, 2020≈ 4 mins de leitura

A Imprensa da Universidade de Coimbra completa, nesta semana, a marca de 600 livros indexados no Directory of Open Access Books (DOAB). O reforço da quantidade de livros presentes na plataforma faz parte das ações da Universidade de Coimbra no âmbito da Semana Internacional do Acesso Aberto (Open Access Week), comemorada de 19 a 25 de outubro e promovida internacionalmente pela Aliança de Publicações e Recursos Académicos (SPARC). No âmbito nacional, a iniciativa é liderada pelos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP).

Em junho deste ano, a Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC) já havia comemorado o feito de figurar no top 3% das editoras com mais publicações no Diretório de Acesso Aberto (DOAB). Na época, o número atingido havia sido de 576 livros.

Além da inclusão de novos 24 livros da IUC esta semana no DOAB, a Universidade de Coimbra também participa na Semana Internacional do Acesso Aberto com duas iniciativas online abertas a toda a comunidade académica. Nesta quarta-feira, 21, os Vice-Reitores Cláudia Cavadas (Vice-Reitora para Investigação e Terceiro Ciclo) e Delfim Leão (Vice-Reitor para Cultura e Ciência Aberta) discutem a Recomendação da UNESCO para a Ciência Aberta, tornada pública há poucos dias, neste mês de outubro. A Universidade de Coimbra participou ativamente da elaboração do documento, por meio da representação que tem o Vice-Reitor Delfim Leão enquanto membro do Comitê Consultivo da UNESCO para a Ciência Aberta.

Na sexta-feira, 23, acontece ainda uma sessão que irá abordar o património cultural e científico do acervo AlmaMater, fundo bibliográfico antigo da Universidade que foi renovado, em 2019. A sessão será presidida por Ana Luísa Silva, do Serviço Integrado de Bibliotecas da UC. O acervo Alma Mater é considerado o mais significativo, historicamente, dentre as bibliotecas digitais da UC, e teve papel importante durante a pandemia do Covid-19 na medida em que permitiu aos visitantes explorarem seu acervo, a partir de casa, com parte dos documentos mais preciosos da instituição.

A Semana Internacional do Acesso Aberto é uma iniciativa mundial e tem, no lema desse ano, a ideia de “Abrir com Propósito: Agindo para Construir Equidade Estrutural e Inclusão” (no original: "Open with Purpose: Taking Action to Build Structural Equity and Inclusion”). A equidade tem sido tema recorrente nas celebrações anuais da Semana: está em foco pela terceira vez consecutiva desde 2018.

| Faça parte |

Para participar nas atividades da UC no âmbito da Semana Internacional do Acesso Aberto: clique aqui.

Para aceder aos livros da IUC disponíveis no DOAB: clique aqui.