Jornada espanhola sobre conhecimento científico aberto recebe Vice-Reitor da UC, Delfim Leão

Representante da UC para a Ciência Aberta participa em debate sobre a descoberta do conhecimento multilingue

28 junho, 2022≈ 3 mins de leitura

No próximo dia 11 de julho, o Vice-Reitor para a Cultura e Ciência Aberta da UC, Delfim Leão, participa na XVI Jornada MEDES - “Conocimiento científico abierto: visible, responsable, plural y multilíngue”. O evento, organizado pela Fundación Lilly, é realizado no âmbito dos Cursos de Verão da Universidade Complutense em San Lorenzo de El Escorial, e tem como objetivo abordar o contexto inovador em que a ciência é produzida, consumida e partilhada de forma aberta no campo biomédico.

A Jornada será dividida em três conversas dedicadas a analisar os desafios e as transformações que este contexto coloca aos investigadores e bibliotecários. A participação é gratuita e tem inscrições disponíveis neste link. O evento é presencial, mas contará com transmissão em direto (a participação virtual também é sujeita a inscrição).

A sessão na qual participa o Vice-Reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta vai debater “A capacidade de descoberta ou a arte de tornar visível o conteúdo científico multilingue”. O debate será moderado pela diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais da CSIC (Consejo Superior de Investigaciones Científicas da Espanha), Elea Giménez. Participam ainda no debate Iria da Cunha (Universidade Nacional de Educacional a Distancia, UNED, Espanha) e Marting Krallinger (Centro Nacional de Supercomputación BSC-CNS, Espanha).

As outras duas sessões de debate da Jornada discutirão os dados abertos na investigação biomédica e a ciência cidadã como oportunidade para a investigação biomédica. Saiba mais na programação completa.

| Informações úteis |

O que: Jornada MEDES 2022 - "Conhecimento científico aberto: visível, responsável, plural e multilingue".

Quando: 11 de julho, das 10h às 18h

Onde: Universidade Complutense em San Lorenzo de el Estorial (participação presencial ou virtual)

Inscrições: Neste link