Formação iiiUC "Ciência Aberta: Caminhos para a Prática na UC" acontece em abril

Inscrições já estão abertas; formação acontece nos dias 13 e 15 de abril

26 março, 2021≈ 4 mins de leitura

Nos dias 13 e 15 de abril, o Instituto de Investigação Interdisciplinar (iiiUC) promove, em parceria com o Projeto ReSEED e a Biblioteca Geral da UC (BGUC), uma sessão extraordinária da iniciativa "Formações iiiUC - Ferramentas de apoio à Investigação", com foco no tema da Ciência Aberta. A formação decorrerá via Zoom, no período da tarde, e as inscrições (que podem ser feitas neste link) são gratuitas.

A formação tem o objetivo de ampliar a consciência, no âmbito da comunidade UC, sobre o contributo relevante que a Ciência Aberta representa e sobre os compromissos a serem assumidos pelas instituições e projetos, de acordo com as exigências dos programas de investigação e de inovação da Comissão Europeia no que respeita à gestão de dados de investigação e às condições de acesso às publicações decorrentes. O curso tem ainda o objetivo de difundir o trabalho já em curso na UC, nomeadamente o desenvolvimento e a gestão do seu repositório institucional de acesso aberto - o Estudo Geral - alinhado com as recomendações europeias e com a Política Nacional de Ciência Aberta.

A formação será composta por dois módulos, nos dias 13 (terça-feira) e 15 (quinta-feira) de abril, das 14h30 às 17h. No dia 13 (módulo 1 - Ciência Aberta), serão abordados os principais conceitos, dúvidas e caminhos para a prática da Ciência Aberta. O módulo será apresentado por Caroline Delmazo, comunicadora e gestora do projeto ReSEED, financiado pelo Conselho Europeu de Investigação.

Já o dia 15 de abril (módulo 2) será dedicado ao Estudo Geral da UC, focalizando aspetos do repositório digital de acesso aberto da universidade. Os módulos incluirão atividades práticas individuais e em grupo.

Em sua primeira edição, a formação "Ciência Aberta: Caminhos para a Prática na UC" terá um limite de 25 formandos. A primeira edição do curso tem como público-alvo estudantes de doutoramento, tendo como critério preferencial a detenção de bolsa da FCT e a frequência nos últimos anos do curso. Outros critérios, como a distribuição proporcional dos participantes pelas unidades orgânicas, centros de investigação e cursos de doutoramento, também serão observados.

| Participe |

O quê: Formação iiiUC Ciência Aberta - Caminhos para a Prática na UC.

Quando: 13 e 15 de abril, das 14h30 às 17h.

Onde: via Zoom.

Inscrições: aceda a este link.

Consulte a chamada para o curso no site do iiiUC.