"É tempo de falar do cérebro!": iniciativas da UC promovem Semana Internacional do Cérebro

CNC e iCBR celebram a data com atividades online voltadas para diferentes públicos

10 março, 2021≈ 3 mins de leitura

Tem início nesta quarta-feira, 10, uma série de sessões online voltadas para discutir a importância do estudo do cérebro e o seu papel fundamental numa vida saudável, promovidas no âmbito da Semana Internacional do Cérebro 2021. As atividades são iniciativa do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e do Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR), membros do consórcio de investigação CIBB (Centre for Innovative Biomedicine and Biotechnology) da UC.

Nesta quarta-feira, 10, e nos dias 17, 24 e 31 de março, das 18h às 19h30, decorrem as sessões intituladas "Brain Gain: À Descoberta das Neurociências", dirigidas a alunos do ensino superior com a intenção de valorizar a área das Neurociências em Portugal e inspirar os estudantes a seguir carreiras na área. Serão reunidos, nas sessões, profissionais de várias instituições, abordando um tema a cada dia: Neurociências e Tecnologia, Patologias do Cérebro e Terapias, Modelos de Estudo e Bioética, e Profissões do Cérebro. As inscrições para participar podem ser feitas através deste formulário. A atividade é financiada pela Sociedade Portuguesa de Neurociências (SPN) e, ao final de cada sessão, será realizado um live quiz que dará à vencedora ou ao vencedor uma anuidade de associação à SPN.

Já entre os dias 15 e 26 de março, os investigadores do CIBB dinamizam as sessões "Neurocientistas vão às escolas", voltadas para grupos (escolas, associações de doentes, entre outros) com o objetivo de partilhar a investigação em diversas áreas com o público mais amplo.

Para além dos dois conjuntos de sessões, serão celebrados ainda o Dia Mundial do Sono - a 19 de março - e o Dia Mundial da Doença Bipolar - a 30 de março -, com a partilha de conteúdos de literacia em saúde. Todas as atividades e iniciativas serão divulgadas nas redes sociais do CNC e do iCBR.

| Saiba mais |

Em Portugal, a Semana Internacional do Cérebro, celebrada oficialmente este ano entre 15 e 21 de março, é coordenada pela Sociedade Portuguesa de Neurociências e pela Agência Nacional para a Cultura e Científica e Tecnológica, Ciência Viva. O tema geral para 2021 é A Pandemia e a Saúde Mental, com uma série de iniciativas de divulgação científica.

A iniciativa, a nível internacional, é coordenada pela Fundação Dana.

Na UC: Registe-se para participar nas sessões da UC: "Brain Gain: à descoberta das neurociências".