Consórcio OPERAS recebe novos membros

Associação Portuguesa de Editoras do Ensino Superior passa a fazer parte do projeto para comunicação de ciência aberta

LC
Lorena Caliman
01 julho, 2020≈ 3 mins de leitura

O consórcio OPERAS - infraestrutura europeia para o desenvolvimento da comunicação de ciência aberta nas ciências sociais e humanas - acaba de receber quatro novos membros, dentre eles, a Associação Portuguesa de Editoras do Ensino Superior (APEES). Além da associação portuguesa, aderiram ao consórcio o grupo DH+, da Suíça; a Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais de Zagreg, na Croácia; o Centro de Avaliação na Educação e na Ciência da Sérvia. Já o Centro de Pesquisa da Academia de Ciências e Artes da Eslovênia, anteriormente um membro comum, passa a fazer parte da Assembleia Executiva (também chamada de "core group", do qual a UC é membro).

Com a chegada de novos membros, o consórcio passa a ter participantes da Suíça e da Sérvia, onde ainda não estava presente.

O projeto OPERAS segue aberto à entrada de novos membros: qualquer organização na Europa e no mundo pode solicitar sua associação, desde que siga os princípios - definições do OPERAS de Ciência Aberta, Acesso Aberto e os princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable).

Os membros podem fazer parte do desenvolvimento dos serviços do OPERAS e das tomadas de decisões, recebendo coordenação, rede de trabalho e apoio em relação às questões da comunicação de ciência aberta para as humanidades e ciências sociais.

Existem diferentes tipos de filiação disponíveis: Observador, membro Associado, membro Ordinário, membro do Core Group (Assembleia Executiva) e membro de Apoio.

| Saiba mais |

https://operas.hypotheses.org/want-to-join-operas

Partilhe