Centro de Química de Coimbra (CQC)

O Centro de Química de Coimbra (CQC) é a principal unidade de investigação da Universidade de Coimbra (UC) dedicada à Química. Foi fundado em 1977 e cultiva áreas de investigação como a Química Teórica e Computacional, Química-Física, Físico-Química, Síntese Química e Química dos Materiais, Macromoléculas e Coloides, e Química Biológica e Medicinal. Tem também interesses nas áreas do Património Cultural e Química Forense.

Missão

O CQC fornece a infraestrutura de investigação do Departamento de Química da UC e inclui 90 investigadores integrados doutorados, mais de 100 alunos de doutoramento, mestrado e projetos em regime de exclusividade, e membros associados da UC e externos.

A sua missão é promover a excelência na investigação em Ciências Químicas, elucidando e controlando os mecanismos moleculares e desenvolvendo novas teorias fundamentais, atendendo às necessidades tecnológicas em evolução da nossa sociedade por meio da conceção e síntese de novos sistemas e dispositivos moleculares.

Grupos de investigação

A - Macromoléculas, Colóides e Fotoquímica

O grupo de Macromoléculas, Colóides e Fotoquímica tem como objetivo global o estudo detalhado da estrutura e dinâmica de sistemas químicos desde a escala molecular até à macroscópica, e escalas temporais desde sub-picosegundos até segundos. O grupo está dividido em três áreas principais que desenvolvem as suas atividades de investigação em estreita colaboração:

B - Química Medicinal

O grupo de química medicinal é constituído por dois laboratórios:

C - Espectroscopia Molecular e Termodinâmica

O Grupo de investigação em Espectroscopia Molecular e Termodinâmica compreende dois Laboratórios, cuja atividade se centra na utilização de técnicas de espectroscopia e de análise térmica para investigação fundamental e aplicada em estrutura e reatividade química:

D - Química Teórica e Computacional

O Grupo de investigação em Química Teórica e Computacional (QTC) desenvolve atividade de investigação e formação de recursos humanos nas áreas da química teórica e da química computacional. É um laboratório de referência no campo das superfícies de energia potencial (SEPs) moleculares, onde tiveram origem alguns dos modelos mais populares para a sua representação. Outro campo de estudo em que tem fundada reputação considera efeitos topológicos e química não-adiabática e as suas implicações em espectroscopia e dinâmica de reações químicas, algumas com relevância em processos de combustão e atmosferas planetárias. Dispõe de excelentes infraestruturas para computação e programas desenvolvidos localmente ou em colaborações internacionais para modelação de SEPs e cálculos de dinâmica reacional, em contínua utilização e desenvolvimento.

E – Química Orgânica

Os objetivos gerais do grupo de Química Orgânica centram-se na contribuição para o conhecimento de química orgânica sintética e mecanística, com enfoque em aplicações em química medicinal.

Uma das principais áreas científicas, Síntese e Mecanismos na Química Orgânica de Heterocíclicos, é desenvolvida pela coordenadora do grupo, em colaboração com quatro investigadores doutorados (Américo Lemos, Isabel Soares, Ana Cardoso, Susana Lopes). As doutoras Elisa Serra e Dina Murtinho desenvolvem estudos em Catálise Assimétrica, e a Química Verde é o foco principal da investigação da doutora Marta Pineiro. As diversas competências são usadas na busca de novas moléculas bioativas, com ênfase particular em candidatos a fármacos contra o cancro, SIDA e malária.

F – Química Biológica

O grupo de Química Biológica explora a Vida de uma perspectiva molecular. O grupo investiga a estrutura e a dinâmica das moléculas da Vida, as suas interacções e o seu papel na saúde e na doença. Organiza-se em quatro subgrupos.

Coordenação e contactos