Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA)

Missão

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) tem por missão fomentar investigação com o mais elevado impacto em astrofísica e ciências do espaço e apoiar o ensino e a formação de jovens investigadores e estudantes em estreita colaboração com as Universidades de Lisboa, Porto e Coimbra. Tem também como objetivo promover amplamente atividades de comunicação de ciência que aumentam a compreensão do público acerca do Universo e do nosso lugar nele, assim como a consciência da importância da investigação neste domínio.

Temos como visão alcançar a liderança internacional em áreas chave da astrofísica e das ciências do espaço, aproveitando ao máximo o potencial criado pela participação nacional na Agência Espacial Europeia (ESA) e no Observatório Europeu do Sul (ESO). Isto é concretizado através de investigação de ponta, possibilitada pela nossa liderança em projetos e missões estratégicas internacionais baseadas no solo e no espaço.

Grupos de investigação

Coordenação e contactos