Unidade de Investigação e Desenvolvimento Química-Física Molecular (QFM-UC)

A QFM-UC é uma Unidade de I&D fundada em 1994, com sede no Departamento de Química da Universidade de Coimbra, sendo constituído por investigadores da Universidade de Coimbra (Departamentos de Química e Ciências da Vida) e do Instituto Politécnico de Coimbra (Escolas Superiores Agrária (ESAC) e de Tecnologias de Saúde (ESTeSC)).

Missão

Assente nos princípios da liberdade de investigação, associação e livre iniciativa dos seus investigadores, e sem discriminações de qualquer tipo, a QFM-UC tem como missão a produção e disseminação de conhecimento científico, desenvolvimento tecnológico e inovação, no domínio das ciências Físico-Químicas e áreas afins.

A QFM-UC integra investigadores com capacidade internacionalmente reconhecida em diversas vertentes da bioespectroscopia, focando-se principalmente no estudo de variações químicas e estruturais em amostras biológicas, provocadas por agentes quimiopreventivos ou quimioterapêuticos, condições patológicas ou alterações ambientais.

A QFM-UC possui uma extensa rede de colaborações científicas (nacional e internacional) e incentiva a mobilidade científica através de programas de cooperação internacional, especialmente para jovens investigadores graduados. Conta atualmente com uma equipa de investigação composta por 17 investigadores doutorados, 12 investigadores não doutorados.

Grupos de investigação

Coordenação e contactos