Centro de Física da Universidade de Coimbra (CFisUC)

O CFisUC é um centro empenhado na investigação de excelência em Física, localizado no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Missão

O CFisUC resulta da fusão dos extintos Centro de Física Computacional e Centro de Estudos de Materiais por Difração de Raios-X. O CFisUC tem fortes colaborações com centros de investigação em Coimbra, como o LIP, o CNC e o CISUC, e outros em Portugal e no estrangeiro. Membros do CFisUC são os representantes portugueses no PRACE - Partnership for Advanced Computing in Europe.

As atividades de investigação do CFisUC abrangem a maioria das áreas da Física (Cromodinâmica Quântica, Física Nuclear, Estrutura Eletrónica, Nanofísica, Física da Matéria Condensada, Física Biológica, Astrofísica) cobrindo muitas escalas de tempo e de espaço. A experiência científica diversificada dos seus investigadores tem sido crucial para fomentar colaborações e promover investigação fundamental inovadora.

Grupos de investigação

Grupos de trabalho

Grupos de transferência de saber e divulgação

Coordenação e contactos