Centro de Matemática da Universidade de Coimbra (CMUC)

Missão

O CMUC é uma Unidade de I&D em Matemática, que acolhe cerca de setenta investigadores e vinte estudantes de doutoramento, organizados em seis Grupos de Investigação, cobrindo grandes áreas da Matemática Pura e Aplicada. Está envolvido no ensino graduado e pós-graduado, participando no Programa Interuniversitário de Doutoramento em Matemática UC|UP, e acolhendo regularmente bolseiros de pós-doutoramento.

Transversalmente às atividades dos grupos de investigação, possui três Linhas Temáticas de atividades: Matemática Computacional, História da Matemática e Divulgação da Matemática. O Laboratório de Matemática Computacional promove investigação em matemática computacional e computação científica, enquadrada em projetos com outras Ciências, Engenharias, Indústria, Medicina, Finanças ou Gestão. A Linha de Divulgação coordena a Escola Delfos e as Olimpíadas Nacionais de Matemática e outras competições matemáticas, nacionais e internacionais, dirigidas a alunos dos ensinos básico e secundário, e organiza regularmente palestras e debates, dirigidas a estudantes e ao público em geral.

Grupos de investigação

A dimensão e a diversidade do Centro incentivam a colaboração entre investigadores de diferentes áreas, tendo em mente a unidade fundamental da Matemática. A atividade de investigação é desenvolvida no âmbito dos seis grupos de investigação do Centro e vários projetos por eles promovidos, alguns deles de carácter interdisciplinar, e com a colaboração de empresas privadas, coordenados pelo Laboratório de Matemática Computacional.

Cada grupo de investigação organiza um seminário regular, bem como diversos eventos internacionais, e acolhe com regularidade investigadores visitantes. O CMUC abre regularmente concursos de bolsas de doutoramento e pós-doutoramento. Os resultados da investigação do CMUC são apresentados em conferências internacionais e publicados em revistas internacionais de qualidade.

Coordenação e contactos