Série de workshops "Reviewathon" discute tópicos especiais da Ciência Aberta

Evento da infraestrutura OPERAS terá três sessões entre final de novembro e início de dezembro

LC
Lorena Caliman
26 novembro, 2021≈ 5 mins de leitura

Os Grupos de Interesse Especial (Special Interest Groups) são locais para discutir novas iniciativas, sediar e criar novas discussões no âmbito da infraestrutura europeia de Ciência Aberta OPERAS. Esses grupos, que trabalham colaborativamente, trocam informação, acompanham e preparam projetos, publicaram recentemente white papers sobre os seus tópicos, que abrangem os temas do Multilinguismo, os modelos de negócio em Acesso Aberto, a Advocacia, ferramentas para Investigação e Desenvolvimento, e os padrões comuns e princípios FAIR.

No seguimento dessas publicações e do trabalho contínuo dos SIGs, o consórcio OPERAS está a organizar uma série de workshops para discutir os temas estudados e envolver a comunidade num processo de revisão colaborativa (Reviewathon). Os encontros estão programados para os dias 29 de novembro, 01 e 06 de dezembro, entre as 11h e as 12h (horário de Portugal; das 12h às 13h CET), e acontecerão online, via Zoom (inscrições neste link).

O público-alvo dos encontros são as comunidades da Ciência Aberta e das Ciências Sociais e Humanidades - investigadores, funcionários de universidades e bibliotecas, editores, entre outros. Com isso, pretende-se engajar as pessoas no debate iniciado com os white papers, dando continuidade às discussões durante o processo de pós-revisão colaborativa. Durante o Reviewathon, os participantes poderão comentar e discutir as publicações, levando a uma melhoria desses trabalhos e a novas versões no futuro, além de conhecerem mais a fundo o trabalho dos SIGs.

Programação do Reviewathon

| Dia 01 - Segunda-feira, 29 de Novembro |

11h às 11h30 (12h - 12h30 CET): Sessão de abertura - Os SIGs e a pós-revisão colaborativa

Abertura da série de workshops e apresentação do processo de pós-revisão colaborativa

Oradora: Karla Avanço (Gestora da Comunidade OPERAS)

11h30 às 12h (12h30 - 13h CET) - Multilinguismo

A sessão vai sintetizar a literatura sobre as inovações na partilha de conhecimento e a comunicação científica em contextos linguísticos e redes de investigação diversos, e compreender mais a fundo o papel do multilinguismo na bibliodiversidade da comunicação científica, a partir de diferentes perspetivas: dos editores, dos tradutores e dos investigadores.

Orador: Delfim Leão, Vice-Reitor da UC para Cultura e Ciência Aberta

| Dia 02 - Quarta-feira, 01 de Dezembro |

11h às 11h30 (12h - 12h30 CET) - Modelos de Negócio em Acesso Aberto

O objetivo da discussão é compreender melhor como a comunidade das Humanidades e das Ciências Sociais aplicam ou poderiam aplicar modelos colaborativos para os livros em acesso aberto, os problemas que encontram, e as formas nas quais as suas necessidades podem ser apoiadas.

Orador: Fran Manista (Jisc) e Marta Blasszczynska (IBL PAN)

11h30 às 12h (12h30 - 13h CET): Advocacia

A sessão vai oferecer recomendações práticas sobre como advogar pela comunicação de ciência aberta nas Ciências Sociais e Humanidades. É pretendido que todos os parceiros e partes interessadas envolvidos na comunicação de ciência aberta da área estejam envolvidos. A sessão destaca algumas sugestões para endereçar as necessidades dos investigadores relacionadas com a publicação em Acesso Aberto, focaliza recomendações para audiências nacionais, e fornece algumas ideias sobre ações de Advocacia para as disciplinas das Ciências Sociais e Humanidades.

Oradora: Elisabeth Ernst (Max Weber Stiftung)

| Dia 03 - 06 de dezembro, segunda-feira |

11h às 12h30 (12h - 12h30 CET) - Ferramentas de Investigação e Desenvolvimento

A sessão vai oferecer uma análise do panorama das ferramentas, identificar tendências emergentes, e listar áreas com potencial para melhoria, desenvolvimento e colaboração.

Orador: Arnaud Gingold (OpenEdition)

11h30 às 12h (12h30 - 13h CET): Padrões Comuns e Princípios FAIR

O objetivo da sessão será discutir os recentes desenvolvimentos na transição para o paradigma da Ciência Aberta e os papeis complementares de parceiros chave no processo, como agências de financiamento da investigação, instituições de investigação, fornecedores de infraestruturas e investigadores, enfatizando o papel dos padrões.

Oradora: Marina Angelaki (Centro de Documentação Nacional da Grécia, EKT)

Confira mais informações sobre os oradores no blog do OPERAS.

Registe-se aqui: OPERAS Reviewathon

Partilhe