Projeto de Ciência Cidadã seleciona membros para Conselho Consultivo

COESO financiado pela Comissão Europeia com duração de três anos

LC
Lorena Caliman
18 junho, 2021≈ 4 mins de leitura

O projeto europeu de Ciência Cidadã COESO (Collaborative Engagement on Societal Issues) seleciona membros para o seu Conselho Consultivo (Advisory Board) até o dia 27 de junho. O Conselho será multidisciplinar e inter-profissional, com membros abrangendo uma diversidade de conhecimentos técnicos, habilidades e experiências, e será composto por um máximo de 15 pessoas.

O projeto procura membros que possam trazer uma diversidade de perspetivas e experiências para completar o corpo atual do projeto e ajudar a promover colaborações entre os investigadores das Ciências Sociais e Humanidades e os cidadãos. No cerne do projeto, está a missão de apoiar a investigação participativa através de uma abordagem com foco no serviço. Em colaboração com a infraestrutura OPERAS, do qual o projeto faz parte, o COESO inclui a criação de uma plataforma online para a produção e partilha de conhecimento na Ciência Cidadã.

O projeto reúne 15 membros, de seis países europeus, com coordenação pela França, na École das Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Está organizado em 8 grupos de trabalho e inclui 10 projetos pilotos de Ciência Cidadã: 5 deles foram pré-selecionados e outros 5 serão selecionados a partir de uma chamada aberta, na qual os membros do futuro Conselho Consultivo atuarão como membros do júri.

Os candidatos para o Conselho podem ser, entre outros, profissionais independentes (como jornalistas e artistas), profissionais de pequenas e médias empresas, membros de organizações não-governamentais e da Sociedade Civil, ou decisões políticos (como representantes de instituições governamentais locais).

O Consórcio COESO procura especialistas que possuam: amplo conhecimento no seu campo, tendências e expectativas; interesse no desenvolvimento de oportunidades de colaboração de seus campos com a investigação académica nos campos das Ciências Sociais e Humanidades; interesse em desafios sociais; experiência comprovada nos setores público, privado ou outros; habilidades interpessoais e de comunicação para apoiar a discussão efetiva com uma diversidade de partes interessadas. O inglês será a língua de trabalho do Conselho Consultivo e das reuniões do projeto.

Serão bem vindos especialistas de países que ainda não estão representados no consórcio. Os membros do Conselho deverão prover ao COESO conhecimento, compreensão e pensamento estratégico para a boa implementação do projeto e sua futura evolução. O desenvolvimento de laços de trabalho próximos com os outros membros do Conselho e dos participantes do projeto será uma oportunidade de estabelecer conexões profissionais valiosas, partilhar experiências e soluções para a colaboração com as ciências sociais e humanidades, descobrindo as melhores práticas e tendências que podem ser implementadas no campo.

Para mais informações sobre as responsabilidades e papeis do Comitê Consultivo, além do passo a passo para a candidatura, aceda ao blog do OPERAS.

| Sobre o COESO |

O projeto COESO teve início em janeiro de 2021 e é financiado pela Comissão Europeia a partir da concessão Science with and for Society.

O projeto pretende desenvolver e sustentar a investigação de Ciência Cidadã nas ciências sociais e nas humanidades, tendo como missão habilitar o crescimento dos projetos de ciência cidadã na área e apoiar a investigação participativa através de uma abordagem com foco no serviço.

O projeto é apoiado pela infraestrutura OPERAS, e trabalha em colaboração com ela para a integração de sua plataforma online à infraestrutura.

Saiba mais: https://operas.hypotheses.org/4735

Partilhe