Plataforma Open Research Europe é oficialmente lançada

Serviço disponível de maneira universal tem as primeiras dezenas de trabalhos disponíveis para leitura

LC
Lorena Caliman
24 março, 2021≈ 4 mins de leitura

Foi lançada oficialmente nesta quarta-feira, 24, a plataforma Open Research Europe, da Comissão Europeia. O serviço, que está à disposição gratuitamente para publicação de trabalhos dos investigadores financiados pelos programas Horizonte Europa (2021-2027) e Horizonte 2020, permitirá a todos - investigadores e cidadãos - ter acesso gratuito às mais recentes descobertas científicas. Conforme divulgado em nota oficial da Comissão Europeia, a plataforma dá resposta direta às principais dificuldades frequentemente associadas à publicação de resultados científicos - incluindo atrasos e obstáculos à reutilização de resultados, e os custos elevados para publicação.

Conforme noticiado aqui no último mês de novembro, as submissões para publicação na plataforma foram abertas desde dezembro de 2020. Agora, com o lançamento oficial, já é possível ler cerca de 40 artigos científicos publicados na Open Research Europe, provenientes de setores de investigação diversos. Nas opções de busca na plataforma, o utilizador pode fazer uma pesquisa textual ou por área de interesse: Ciências naturais, Engenharia e Tecnologia, Ciências médicas e da saúde, Ciências da agricultura e veterinária, Ciências Sociais, e Humanidades e Artes. A Open Research Europe é voltada a todas as áreas de investigação.

A plataforma agora lançada é referida pela Comissão Europeia enquanto um contributo à publicação aberta, rápida e eficiente em termos de custos, além de um meio para que sejam respeitadas as condições de acesso aberto associadas ao seu financiamento: acesso aberto imediato, como exigido pelo Horizonte Europa, e apresentação automática num repositório geral. A Open Research Europe oferece aos investigadores um sítio de publicação que os permite partilhar rapidamente resultados e conhecimentos, facilitando a realização de debates abertos e construtivos sobre investigação. A plataforma dispõe ainda, conforme apresentado pela CE, de uma vasta gama de parâmetros para medir o impacto científico e social dos artigos e fornecer informações sobre a sua utilização e reutilização.

A Comissão Europeia defende ainda que este lançamento pretende ser um exemplo de apoio das práticas de ciência aberta, que tenciona estimular outros financiadores, especialmente a nível nacional, a fazerem o mesmo.

Atualmente, entre 91% e 95% de todas as publicações avaliadas pelos pares e financiadas pelo Programa-Quadro Horizonte 2020 estão disponíveis em acesso aberto. Mesmo considerando tais percentagens extremamente elevadas a nível mundial, a Comissão defende o objetivo de que todos os artigos publicados sobre trabalhos de investigação financiados por ela estejam disponíveis em Acesso Aberto. No caso do plano Horizonte Europa, as publicações devem estar livremente acessíveis assim que publicadas - o que será possível por meio da nova plataforma.

O processo de publicação na Open Research Europe é totalmente aberto e parte da disponibilização de pre-prints dentro de dez dias a partir da submissão, após checagens rigorosas. A disponibilização é seguida de revisão por pares totalmente aberta - e, inclusive, citável. Os artigos revisados são publicados juntamente com as notas de revisão, com os nomes dos revisores, e todas as versões do artigo ficam ligadas e citáveis de maneira independente. Ao final do processo, os artigos que passarem pela revisão são enviados para indexação em bases de dados e repositórios.

| Saiba mais |

Aceda à página da plataforma Open Research Europe.