Pesquisa avalia desenvolvimento da Ciência Aberta nas universidades europeias

Open Science Survey 2020-2021 recebeu respostas de 272 instituições de 36 países

LC
Lorena Caliman
23 julho, 2021≈ 5 mins de leitura

Está disponível, no website da European University Association (EUA), o relatório Open Science Survey 2020-2021. O trabalho é a sexta edição de uma pesquisa anual que visa compreender o nível do desenvolvimento da Ciência Aberta nas instituições do Ensino Superior europeias, além de fornecer recomendações embasadas para as instituições, investigadores, financiadores e criadores de políticas públicas para auxiliar na transição para a Ciência Aberta.

Este ano a pesquisa focalizou uma série de aspetos da Ciência Aberta, desde as áreas mais consolidadas até as emergentes, e endereçou perguntas às instituições participantes a fim de compreender os níveis de importância e os níveis de implementação de cada área da Ciência Aberta nessas instituições.

Dentre os principais resultados encontrados, a análise empreendida pelo inquérito revela que:

- Mais da metade (59%) das instituições investigadas avaliam a importância estratégica da Ciência Aberta como alta ou muito alta. O Acesso Aberto às publicações/resultados de investigação foi considerado altamente importante para 90% das instituições; no entanto, apenas 60% delas consideram como alto seu nível de implementação.

O intervalo entre importância e implementação é ainda maior nas áreas relacionadas com dados: a importância das áreas relacionadas com dados é avaliada entre 55 e 70% das instituições, mas os altos níveis de sua implementação ficam apenas entre 15-25%.

- Das instituições participantes, 54% já possuem uma política de Ciência Aberta, enquanto outros 34% estão desenvolvendo uma. Apenas 9% das instituições não têm uma política de Ciência Aberta ou não estão planejando desenvolver uma.

Uma análise mais detalhada das respostas revela que possuir uma política institucional de ciência aberta está significativamente relacionado com a importância dada à Ciência Aberta nas prioridades estratégicas das instituições. Quanto menor o nível de importância atribuída na resposta, menor também eram os níveis de implementação das áreas relacionadas. O relatório mostra em detalhes os níveis de importância atribuídos a cada área e os respetivos níveis de implementação.

- Aproximadamente 80% das instituições monitoraram o número de publicações em seus repositórios e 70% monitoraram os artigos publicados pelos seus investigadores em revistas de Acesso Aberto. Quase 60% reportaram monitorar o custo de publicações pelos seus investigadores em revistas de acesso aberto.

- Um total de 90% das instituições participantes têm o seu próprio repositório, participam de um repositório partilhado ou ambas as opções. Para hospedagem de revistas ou plataformas de publicação, essa figura atinge a porcentagem de 66%, e 57% para hospedagem/publicação de monografias. Ainda foi reportado que 66% das instituições entrevistadas participaram ou apoiaram a publicação em Acesso Aberto.

- Mais de 50% dos entrevistados reportaram que as habilidades de dados de investigação estavam apenas parcialmente disponíveis. Além disso, todas as instituições que indicaram a ausência ou a habilidade parcial de dados consideraram que mais dessas habilidades são necessárias a nível institucional.

- Aproximadamente 50% dos respondentes conhece as atividades de Ciência Cidadã e Educação Aberta em suas instituições - áreas emergentes da Ciência Aberta.

- Sobre a avaliação académica e a Ciência Aberta: em 34% das instituições, nenhum dos elementos da Ciência Aberta examinado pela pesquisa foi incluído nas avaliações académicas. Entre as instituições que incluíram as atividades de ciência aberta em suas avaliações, 77% levaram em consideração o depósito de artigos em repositórios.

Em conclusão, os resultados tornam possível propor um conjunto de recomendações endereçadas a diferentes grupos de interesse: líderes institucionais, gestores, investigadores, bibliotecários, assim como gestores políticos a nível nacional e europeu. A partir dos dados obtidos, a pesquisa propõe recomendações relacionadas com: a criação de condições para tornar a Ciência Aberta mainstream; o investimento contínuo para inserir a Ciência Aberta nas práticas e políticas institucionais; e a integração da ciência aberta em práticas de incentivo e de recompensa.

Além de mostrar a evolução das estratégias de ciência aberta e a maturidade de sua implementação nas instituições da área europeia de investigação, a pesquisa revela também tópicos emergentes, como o papel da Ciência Aberta nos métodos de avaliação, na gestão de recursos humanos e a abertura da ciência à sociedade.

Sobre a Open Science Survey

A Open Science survey é uma das atividades que tem sido desenvolvida pela EUA nos últimos anos para ajudar a promover uma visão aberta da ciência, posicionando-se como uma organização independente que olha mais além dos contextos políticos específicos.

A pesquisa focaliza as estratégias e as ações levadas a cabo pelas universidades da Europa. A atual edição é a sexta da série, e oferece uma visão pormenorizada do estado do desenvolvimento da Ciência Aberta em 272 instituições que concordaram em responder - 226 vieram de membros da EUA e 46 vieram de instituições não membro. A UC está entre elas, e é Full Member da EUA, juntamente com quase duas dezenas de universidades e instituições de Ensino Superior em Portugal. O país contribuiu este ano com um total de 10 respostas das diferentes instituições participantes.

Mais de 700 instituições responderam a Open Science Survey ao longo das seis pesquisas realizadas até o presente ano. O conjunto de dados anonimizado para a pesquisa de 2020-2021 está disponível no Zenodo.

A sexta edição da pesquisa Open Science Survey aborda a ciência aberta em várias, se não todas, as suas dimensões. A evolução dos assuntos cobertos ao longo dos anos da pesquisa é mostrada na figura abaixo, retirada do relatório. Leia na íntegra através deste link.

Os objetivos da Open Science survey 2020-2021 incluíram: investigar se há uma lacuna entre a importância estratégica dada à ciência aberta e sua implementação de facto, identificar áreas com lacunas maiores, e melhorar a compreensão sobre as oportunidades, os desafios e os obstáculos para as instituições. De maneira mais genérica, o relatório fornece evidências da experiência das universidades europeias sobre a ciência aberta.

| Leia |

Confira a íntegra da Open Science Survey 2020-2021.

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