Ondas Gravitacionais são tema de palestra no Rómulo - Centro Ciência Viva da UC

Evento online e aberto a todos os interessados recebe o professor Carlos Fiolhais

25 maio, 2021≈ 4 mins de leitura

Nesta terça-feira, 25 de maio, pelas 18h, a Secção de Astronomia da Associação Académica de Coimbra(SAC) e o Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra realizam uma sessão conjunta com o tema "Ondas gravitacionais: 'ouvir' o Universo". A sessão traz como orador o docente de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, Carlos Fiolhais, e será moderada por Luís Januário e Diogo Eufrásio, representantes da SAC/AAC.

O evento decorre por via online, no Zoom, e é aberto a todo o público interessado nas questões de astrofísica, com especial atenção aos estudantes de ciências. Haverá um espaço para questões ao final da sessão.

Depois da sessão, a gravação do evento ficará registada no PodSAC, o podcast da SAC, acessível neste link.

Sobre as Ondas Gravitacionais

As ondas gravitacionais são oscilações do espaço-tempo que Einstein previu em 1916 como consequência da sua teoria da relatividade geral - e que só recentemente, em 2015, foram detetadas por um observatório nos Estados Unidos, construído propositadamente para o efeito (LIGO).

A primeira observação dessas oscilações resultou da fusão de dois buracos negros com algumas dezenas de massas solares para darem origem a um único superburaco negro. Foi a primeira prova direta da existência de buracos negros. A descoberta, que foi recompensada com o Prémio Nobel da Física de 2017, abriu as portas a novas possibilidades de perceção do Universo: até agora só podíamos vê-lo, agora podemos também, num certo sentido, “ouvi-lo”.

Sobre o orador

Carlos Fiolhais nasceu em Lisboa em 1956. Licenciado em Física na Universidade de Coimbra e doutorado em Física Teórica na Universidade Goethe, em Frankfurt, Alemanha, em 1982, é professor catedrático de Física na Universidade de Coimbra desde 2000. Foi professor convidado em universidades de Portugal, Brasil e Estados Unidos. Publicou mais de 60 livros. É autor de mais de 150 artigos científicos (um dos quais com mais de 20.000 citações, o mais citado de cientistas em Portugal). Foi director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Ganhou vários prémios, entre os quais o Globo de Ouro de Mérito e Excelência em Ciência de 2004 atribuído pela televisão SIC em 2005 (o único Globo de Ouro em ciência atribuído até hoje).

| Participe |

O quê: Sessão "Ondas gravitacionais: 'ouvir' o Universo"

Quando: 25 de Maio, às 18h

Onde: via Zoom.

- Entrar no evento criado no Site e no Facebook do Rómulo - Centro Ciência Viva da UC, ou

- Entrar na reunião Zoom através da página: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83821183583, com ID da reunião: 838 2118 3583.

Fonte: Rómulo