Noite Europeia dos Investigadores leva Rota de Ciência da Alta à Baixa de Coimbra

A edição 2021 da NEI apresenta um programa em formato presencial e online, subordinado ao tema Ciência para o Clima

LC
Lorena Caliman
08 setembro, 2021≈ 4 mins de leitura

A Universidade de Coimbra associa-se a mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores (NEI), com um conjunto de iniciativas que leva a divulgação científica da Alta à Baixa da cidade de Coimbra. O evento principal, Rota de Ciência, acontece no dia 24, mas as ações associadas à NEI começam já na próxima sexta-feira, 10.

A proposta da edição, subordinada ao tema Ciência para o Clima, é a de mostrar como a ciência pode contribuir para o conhecimento sobre as causas e efeitos das alterações climáticas e para alcançar a neutralidade carbónica. Em Coimbra, sob coordenação do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC, estão previstas 48 atividades presenciais e 9 online, envolvendo mais de 250 investigadores e 40 estudantes de doutoramento/voluntários em 26 unidades de Investigação & Desenvolvimento.

O programa presencial do dia 24, a Rota de Ciência, inclui 45 pontos espalhados pela Alta e pela Baixa de Coimbra, onde investigadores e colaboradores de Centros e Museu de Ciência da UC vão dinamizar atividades entre as 16h00 e as 23h00. Esta Rota de Ciência é promovida em estreita colaboração com a Agência de Promoção da Baixa de Coimbra: cada um dos pontos da rota tem como parceiro um comerciante/lojista da Alta e da Baixa. O intuito é promover a aproximação entre a Universidade e o público em geral. Para identificar todos os locais, atividades, investigadores envolvidos e parceiros associados, vai estar disponível uma web app (acessível a partir de noiteeuropeiadosinvestigadores.uc.pt), que reúne toda a informação.

Mais atividades

Paralelamente às atividades presenciais, o programa online nacional da NEI inclui dezenas de atividades, nove delas envolvendo investigadores da UC.

Em Coimbra, o programa ainda traz três iniciativas pré-evento, antes do dia 24. Nos dias 10 e 17 acontecem as Sextas-feiras de Ciências: quatro Mini-Shows de Ciência no Largo da Portagem (16h30) e Praça 8 de maio (18h30), oferecendo uma mostra do que vai acontecer durante o dia 24 nos 45 pontos da Rota da Ciência.

Já entre os dias 20 e 23, decorrem as ações Dia antes da Noite. Os investigadores da UC vão levar a sua Ciência e as suas atividades com componente prática (tendo em consideração as medidas sanitárias em vigor) às escolas da região de Coimbra, em ações de sensibilização que funcionam como teaser para a NEI.

Por fim, a 21 de setembro, decorre um Open Day online, que envolve diversas atividades digitais para escolas. O programa para escolas também está disponível em noitedosinvestigadores.org.

| Programe-se |

Toda a informação sobre as iniciativas dinamizadas pela UC está disponível em noiteeuropeiadosinvestigadores.uc.pt e www.uc.pt/iii/nei.