Noite Europeia dos Investigadores 2022-2023 decorre a 30 de setembro

Atividade tem o propósito de sensibilizar e envolver a população na Ciência, aproximando os investigadores e a sociedade civil

UU
UC Open Science, via Notícias UC
21 setembro, 2022≈ 6 mins de leitura

A Universidade de Coimbra (UC) coordena mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores (NEI) na cidade de Coimbra. Com o tema "Ciência para Todos, Sustentabilidade e Inclusão", os investigadores da UC são convidados a participar em diversas atividades de comunicação de ciência para todas as idades. A Rota de Ciência, agendada para dia 30 de setembro, promete animar a Baixa de Coimbra com um programa diversificado de ciência e cultura.

O programa presencial da Rota de Ciência inclui mais de 50 pontos espalhados desde do Largo da Portagem à Rua da Sofia, onde os investigadores vão dinamizar várias atividades, entre as 17h e a meia noite. A Rota de Ciência é promovida em estreita colaboração com a Agência de Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) e apoio da Câmara Municipal de Coimbra. Para guiar os visitantes nesta rota, conhecer os locais, atividades, investigadores envolvidos e parceiros associados, vai estar disponível uma web app que reúne toda esta informação.

“Este é um evento que coloca Coimbra no mapa das cidades europeias que promovem a investigação científica desenvolvida nos seus centros de investigação junto do público em geral", destaca a Vice-Reitora e Diretora do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC, Cláudia Cavadas. "Esta iniciativa sublinha a estratégia da Universidade de Coimbra na divulgação da investigação científica desenvolvida na UC nas mais variadas áreas, contribuindo para a literacia científica, aproximando os investigadores e as investigadoras da sociedade. Por outro lado, este evento reforça e promove o desenvolvimento das capacidades de comunicação de ciência da comunidade científica, contribuindo para que a ciência seja mais bem compreendida por toda a população”, refere a também investigadora.

Para o Presidente da APBC, Assunção Ataíde, a "parceria tem sido um desafio constante para a cidade, tanto junto dos cidadãos, como dos próprios comerciantes, pois a troca de experiências entre estas comunidades tem sido muito benéfica para todos". "O encontro entre a Ciência/Investigação e as Empresas Comerciais, tem sido uma forma de enriquecimento mútuo e um caminho de excelência para todos. Não só desmistificamos a complexidade do cientista, como também dignificamos o diálogo entre a ciência e o cidadão", destaca o responsável.

Para além da Rota de Ciência, o programa da Noite Europeia dos Investigadores de Coimbra terá várias iniciativas, tais como:

Sciever@Talks, conversas descontraídas com investigadores da Universidade de Coimbra, promovidas pelo iiiUC e com apoio do Rómulo de Carvalho, para estudantes das Universidades Sénior da região de Coimbra. Nestas conversas serão abordados temas relevantes da investigação feita na UC, como Envelhecimento Saudável, Sustentabilidade, Igualdade e Diversidade. Estas conversas decorrem entre 19 e 22 de setembro.

Sexta da Ciência, decorre dia 23 de setembro com a apresentação de dois Mini-Shows de Ciência no Largo da Portagem (16h00) e Praça 8 de maio (18h00), levantando o véu daquilo que podem ver nos 50 pontos Rota da Ciência, no dia 30 de setembro.

Dia Aberto Digital apresenta diversas atividades online para escolas de todo o país, incluindo duas promovidas por investigadores/as da UC. Esta atividade decorre dia 27 de setembro. As instituições interessadas podem inscrever-se e ter acesso ao programa em noitedosinvestigadores.org.

PubhD Coimbra consiste na apresentação de projetos de doutoramento por três estudantes da UC num ambiente informal de um bar. Esta iniciativa decorre dia 29 de setembro no Liquidâmbar, às 22h00.

Researchers@Schools, estudantes das Escolas da Região de Coimbra vão desenvolver, em conjunto os investigadores da UC, pequenos projetos de investigação em tópicos relacionados com a Inclusão e/ou Sustentabilidade. Os projetos são apresentados na Rota de Ciência. Esta atividade decorre durante todo o ano letivo 2022/2023.

Por fim, e no mesmo dia em que decorre a Rota de Ciência, 30 de setembro, acontece o BioBlitz que tem como objetivo envolver o público em geral na recolha de dados úteis para a ciência e conservação da natureza.

Toda a informação sobre as iniciativas dinamizadas pela UC está disponível em https://www.uc.pt/iii/nei/.

A edição 2022 da Noite Europeia dos Investigadores é coordenada, em Coimbra, pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC, incluído num consórcio nacional com Évora, Lisboa e Braga. Com o propósito de promover a sensibilização e o envolvimento da população na Ciência, estarão representadas mais de 50 atividades, na sua maioria presenciais, envolvendo mais de 400 investigadores, 50 estudantes de doutoramento/voluntários, cerca de 30 unidades de Investigação & Desenvolvimento e outras instituições.