Lançado projeto de Ciência Cidadã voltado às ciências sociais e humanidades

COESO é financiado pela Comissão Europeia e apoiado pela infraestrutura OPERAS

LC
Lorena Caliman
05 fevereiro, 2021≈ 4 mins de leitura

Foi oficialmente dado início, no final do mês de janeiro, a um projeto internacional de Ciência Cidadã financiado pela Comissão Europeia e apoiado pela infraestrutura OPERAS, com foco em questões sociais. O projeto COESO - Collaborative Engagement on Societal Issues - será um projeto de investigação participativo com duração de três anos e servirá como ponto de encontro entre várias comunidades europeias: a comunidade das ciências sociais e humanas, a comunidade da ciência cidadã e a comunidade da comunicação de ciência aberta.

A ideia do COESO é contribuir para ultrapassar obstáculos que impedem o desenvolvimento da ciência cidadã nas ciências sociais e humanidades, facilitar e apoiar a investigação participativa. O projeto vai desenvolver um ecossistema virtual para ativação da investigação - cuja sigla em inglês é VERA. Esse ecossistema será um espaço colaborativo para produção e partilha de conhecimento, colaborando com organizações de financiamento de pesquisa para melhorar o apoio financeiro à ciência cidadã.

O projeto irá beneficiar da experiência de comunidades já existentes, como a Hypotheses.org e a EU-Citizen.Science, e explorar as fronteiras do engajamento público na inovação das ciências sociais e humanidades, através do aprendizado mútuo e da escrita transmediática. Para medir a qualidade da colaboração entre investigadores e cidadãos, o COESO irá promover análises da cooperação.

Pilotos

O projeto é lançado tendo como base dez pilotos de ciência cidadã que representam uma variedade de disciplinas das ciências sociais e das artes, desafios sociais e tipos de engajamento com os cidadãos em diferentes países europeus. Os projetos-pilotos abordam diferentes questões sociais: turismo de massa, educação e género, sociedades resilientes, luta contra o crime, mudanças sociais e migrações. Cinco pilotos já foram integrados ao COESO: o piloto 1 trata de turismo de massa e transformações urbanas; o segundo relaciona dança e filosofia de maneira colaborativa; o terceiro piloto trata das evoluções sociais através do reuso de propriedades confiscadas da máfia italiana; o piloto 4 trata de acessibilidade e apropriação de ferramentas e bases de dados por jornalistas; e o quinto piloto trabalha sobre o conhecimento e perspetivas sobre imigração a partir de regiões de língua alemã. Mais detalhes sobre cada um deles podem ser lidos no blog do OPERAS.

Lançamento

O lançamento do projeto ocorreu numa reunião online que reuniu os 15 membros, provenientes da Bélgica, França, Alemanha, Itália, Portugal e Espanha. Os participantes apresentaram o trabalho a ser feito por cada um dos sete Work Packages.

Foi enfatizado, no encontro, o foco renovado na ciência aberta que vai além das publicações e dos dados, mas também inclui aspectos de co-desenvolvimento, co-criação, e a necessidade de melhorar a confiança entre a ciência e a sociedade.

Para o OPERAS, a dimensão de ciência cidadã é um domínio onde a sua comunidade pode trazer conhecimento sobre as ciências sociais e humanidades, suas necessidades, e sobre os serviços necessitados nessas disciplinas.

| Saiba mais |

Conheça mais detalhes sobre o lançamento do projeto COESO.

Partilhe