Lançado conjunto de ferramentas sobre publicação de livros em acesso aberto

Iniciativa do OAPEN tem website com artigos sobre todas as etapas do ciclo de investigação

LC
Lorena Caliman
02 outubro, 2020≈ 3 mins de leitura

Acaba de ser lançado, na plataforma OAPEN, um conjunto de ferramentas (Toolkit) voltado para a publicação de livros em acesso aberto. O OA Books Toolkit é um recurso de utilização livre que procura ajudar os autores a entenderem melhor o acesso aberto para livros, aumentar a confiança nesse tipo de publicação, fornecer respostas confiáveis e facilmente localizáveis às suas dúvidas, e orientação no processo de publicar um livro em acesso aberto.

O Toolkit foi criado em colaboração com a Springer Nature e a University of Glasgow, com apoio de das universidades de Oxford, Glasgow e Utrecht, que sediaram workshops durante a fase de desenvolvimento da ferramenta. O conteúdo do Toolkit foi escrito por um grupo global e diverso de colaboradores da comunidade académica e de organizações de comunicação de ciência.

A ferramenta pretende ajudar autores de livros a publicarem os seus trabalhos em acesso aberto, e permitir que mais equipas de suporte institucional identifiquem a informação correta para auxiliar os seus pesquisadores. O conjunto de ferramentas será atualizado regularmente pelo Conselho Editorial e está aberto a sugestões para ser melhor desenvolvido.

Organização do Toolkit

O Toolkit da OAPEN Open Access Books cobre tópicos específicos relacionados com os livros em acesso aberto. Oferece um conjunto de mais de 30 artigos individuais cobrindo diversos pontos, como: do que trata o acesso aberto, principais enganos em relação ao tema, questões sobre licenciamento e direitos autorais, financiamento, garantia de qualidade, opções de publicação, descoberta e impacto. Cada artigo oferece uma rápida introdução a um aspeto particular da publicação de livros em acesso aberto. Também serve como uma ferramenta de sinalização: os artigos incluem uma lista de fontes referenciadas, leituras adicionais e ligações para definições de termos-chave.

O toolkit pode ser navegado de diferentes maneiras, como a partir do ciclo de vida de investigação em oito estágios, das perguntas frequentes, da busca por palavras-chaves, e através do Glossário.

Para a pesquisa a partir do ciclo de vida de investigação em oito estágios, o utilizador pode navegar entre os tópicos: planeamento e financiamento; conduzindo a pesquisa; considerando as opções de publicação; escrever e submeter o manuscrito; revisão por pares; contrato e licença do livro; publicação e disseminação do livro; e reutilização da pesquisa.

Já o Glossário dispõe de termos relacionados com a investigação em acesso aberto, com diferentes entradas em cada inicial do alfabeto. Em cada uma das entradas há uma breve explicação do termo em questão, com links para mais detalhes e também para mais conteúdos relacionados.

Para explorar o site do OAPEN OA Books Toolkit, acesse a: https://oabooks-toolkit.org.

Sobre o OAPEN

A OAPEN é uma fundação sem fins lucrativos dedicada aos livros em acesso aberto. Trabalha com editores para construir uma coleção de livros com qualidade controlada, por meio da OAPEN Library e do DOAB (Diretório de Livros em Acesso Aberto), e fornece serviços para editoras, bibliotecas e financiadores de pesquisa nas áreas de depósito, garantia de qualidade, disseminação e preservação digital.