Infraestrutura OPERAS lança novos projetos e serviços na área do Acesso Aberto

Novos membros do consórcio, atualizações sobre projetos em andamento e atividades da comunidade podem ser lidos na newsletter completa

LC
Lorena Caliman
05 março, 2023≈ 4 mins de leitura

Os lançamentos de três novos projetos, em janeiro de 2023, a disponibilização definitiva de novos serviços, uma nova identidade visual e a chegada de novos membros são algumas das novidades da infraestrutura OPERAS na sua primeira newsletter deste ano. A Universidade de Coimbra é um dos membros da Assembleia Executiva do OPERAS, sendo a instituição representante de Portugal e a líder de um dos seus Grupos Especiais de Interesse, na área do Multilinguismo.

A UC integra dois dos três projetos lançados em janeiro: CRAFT-OA e PALOMERA. Enquanto o PALOMERA se concentra na harmonização de políticas que incentivam os livros de acesso aberto, o CRAFT-OA fornecerá uma infraestrutura técnica sólida para apoiar a publicação em Acesso Aberto Diamante – quando não são cobradas taxas para autores e nem para leitores. Além dos dois projetos citados, o GraspOS é o terceiro projeto integrado pelo OPERAS e iniciado no último mês de janeiro, dedicando-se a apoiar e permitir reformas de políticas para avaliação da investigação.

Neste texto, o co-coordenador do OPERAS, Pierre Mounier, explica a importância dos projetos relacionados ao Acesso Aberto e ao Acesso Aberto Diamante. Juntamente com o projeto DIAMAS, o OPERAS está agora colaborando em dois projetos que suportam o modelo de Acesso Aberto Diamante, que é estrategicamente importante para a infraestrutura – ajudando a atingir seu objetivo de desbloquear recursos de comunicação académica e permitir que todo o campo das Ciências Sociais e Humanidades (CSH) se reinvente no novo paradigma da Ciência Aberta.

Serviços em versão final – A infraestrutura OPERAS disponibilizou recentemente dois serviços na sua versão final: a plataforma de descoberta para as Ciências Sociais e Humanidades, GoTriple, e o Serviço de Informação de Revisão por Pares para Monografias (PRISM - Peer Review Information Service for Monographs). O primeiro auxilia investigadores, editores, bibliotecários, jornalistas e todas as partes interessadas no campo das CSH a descobrir publicações, projetos e perfis de investigadores de forma multilingue e multicultural, além de oferecer serviços inovadores para anotação, visualização, financiamento colaborativo e uma rede social que pretende estimular a colaboração no campo. O PRISM, por sua vez, fornece transparência sobre os processos de revisão por pares, ajudando a criar confiança na publicação de livros acadêmicos de acesso aberto.

Novos membros e atividades da comunidade – O consórcio OPERAS acaba de acolher dois novos membros: a Universidade de Abertay como membro ordinário e primeira universidade do Reino Unido; e o ERIH PLUS como um novo membro principal, trazendo um novo país para os dois principais conselhos de decisão do OPERAS. Depois da Arctic University of Norway, a ERIH PLUS é o segundo membro da Noruega a ingressar no OPERAS.

Mais atualizações da comunidade OPERAS podem ser conferidas na newsletter completa, publicada na última sexta-feira e disponível neste link. Confira os próximos eventos, as atualizações dos projetos em andamento e dicas de leitura, áudios e vídeos produzidos na comunidade.

Aceda à newsletter do consórcio OPERAS.