Herbário da UC comemora Dia Internacional da Biodiversidade como publicador do GBIF

Informação já está acessível para diversos estudos, cumprindo princípios FAIR

LC
Lorena Caliman
22 maio, 2020≈ 3 mins de leitura

No mote das celebrações do Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio), o Herbário da Universidade de Coimbra lança oficialmente neste dia sua participação como publicador do Sistema Global de Informação sobre a Biodiversidade - GBIF. A instituição da Universidade de Coimbra reforça, assim, o compromisso com a disseminação do conhecimento sobre a biodiversidade.

Em sua participação como publicador da organização intergovernamental, o Herbário já partilhou os dados de cerca de 92 mil exemplares de sua coleção. A informação passa a estar disponível para diversos estudos sobre o tema da biodiversidade, para qualquer utilizador do portal, e cumpre os requisitos do Acesso Aberto, dentro dos princípios FAIR: Findable, Accessible, Interoperable, Reusable (Localizável, Acessível, Interoperável, Reutilizável).

A novidade é a mais recente realização do plano de informatização do Herbário da UC, desenvolvido no âmbito de sua participação na infraestrutura PORBIOTA (E-infraestrutura Portuguesa de Informação e Investigação em Biodiversidade).

Fazem também parte do plano duas outras plataformas totalmente desenvolvidas na instituição: Explorator - plataforma colaborativa de ciência cidadã lançada em abril deste ano; e o catálogo online, onde é possível consultar todos os dados informatizados da coleção. A interface do catálogo tem sido elogiada por especialistas de todo o mundo por oferecer uma usabilidade intuitiva e funcional.

O lema de 2020 para o Dia Internacional da Biodiversidade é 'As nossas soluções estão na natureza'.

Partilhe