Estudo identifica repositórios que permitem aos investigadores cumprir regras para a Ciência Aberta

Mais de 90% dos repositórios estavam em conformidade com requisitos básicos, mas apenas três preenchiam todos os requisitos obrigatórios de metadados

05 abril, 2023≈ 3 mins de leitura

Disponibilizado publicamente no final de março, um novo estudo do Conselho Europeu de Investigação (ERC) identifica repositórios de dados e publicações que poderiam ajudar os seus bolseiros, bem como os beneficiários de outras bolsas do Horizonte Europa, a cumprir os requisitos de Ciência Aberta da União Europeia quando partilham os resultados dos seus projetos financiados por ela. Os autores do estudo analisaram 220 repositórios e avaliaram as suas características. O material está disponível livremente no Zenodo, incluindo um inventário de repositórios de confiança e dados adicionais da investigação.

Os autores do estudo constataram que mais de 90% dos repositórios de "confiança" estavam em conformidade com os requisitos básicos de ciência aberta. Contudo, apenas três repositórios preenchiam todos os requisitos obrigatórios de metadados, e nenhum preenchia tanto os requisitos obrigatórios como os recomendados nos acordos de subvenção do Horizonte Europa.

O estudo mostra que os repositórios apoiam os princípios de ciência aberta de diversas formas, e que a informação sobre as características dos repositórios nem sempre está disponível ao público. Além disso, salienta que é geralmente necessário um elevado nível de conhecimentos técnicos para avaliar todos os requisitos e as características correspondentes dos repositórios, o que reforça a necessidade de orientação a este respeito.

Os acordos de subvenção do Horizonte Europa incluem novos requisitos de Ciência Aberta. Não só incumbem os bolseiros de depositar os seus resultados de investigação em repositórios para os tornar abertamente acessíveis, como também acrescentam vários requisitos relacionados com a confiança de tais repositórios e dos metadados fornecidos.

Ferramenta de apoio aos investigadores

O relatório é acompanhado por um inventário de repositórios que fornecerá aos investigadores uma ferramenta prática para encontrar plataformas que facilitem o cumprimento das obrigações de ciência aberta dos beneficiários. O relatório destina-se também a informar e encorajar os gestores dos repositórios a atualizarem, aperfeiçoarem e melhorarem os seus serviços.

Dado que o relatório e o inventário fornecem um retrato da situação atual, cuja paisagem está a evoluir rapidamente, é prevista uma revisão do inventário para a segunda metade de 2023.

Partilhe