Comissão Europeia lança plataforma de publicação aberta

Submissões serão possíveis no início de Dezembro com investigações que partam do programa Horizonte 2020

25 novembro, 2020≈ 5 mins de leitura

A Comissão Europeia acaba de anunciar o lançamento da plataforma Open Research Europe, serviço de publicação que irá fornecer aos beneficiários dos programas Horizon 2020 (Horizonte 2020) e Horizon Europe um local para publicar resultados de investigação em conformidade com as políticas de acesso aberto europeias. O lançamento formal da plataforma acontece no início de 2021, mas as submissões já se iniciam nas próximas semanas.

A plataforma irá fornecer aos beneficiários dos programas Horizon 2020 e Horizon Europe um ambiente para publicação de resultados em um processo simples, com revisão por pares de alta qualidade e sem custo. As taxas de processamento de artigos serão pagas através de um contrato de aquisição de publicação e serviços de tecnologia com a F1000 Research, que por sua vez trabalhará em parceria com outras três instituições: Eurodoc (Conselho Europeu de Estudantes de Doutoramento e Pesquisadores Juniores), a Global Young Academy e a LIBER Europe (Liga das Bibliotecas Europeias de Investigação).

O serviço estará disponível para os beneficiários dos programas citados durante e também após o fim do período de concessões/bolsas. Investigadores da Universidade de Coimbra poderão beneficiar da novidade, sendo a UC a instituição portuguesa que mais recebeu fundos do programa Horizonte 2020. Além dos mais de 60 projetos aprovados para desenvolvimento na universidade, a UC participa ainda em projetos internacionais ligados à ciência aberta e financiados pelo Horizonte 2020, com destaque para o OPERAS. A UC é membro da Assembleia Executiva (antigo core group) do consórcio europeu, que é voltado para a comunicação de Ciência Aberta nas Ciências Sociais e Humanidades.

Todos os beneficiários dos programas Horizonte 2020 e Horizonte Europe são elegíveis para publicar quaisquer resultados de pesquisa em todos os campos da ciência e da tecnologia, incluindo ciências naturais, engenharias e tecnologia, ciências médicas, ciências agrícolas, ciências sociais e humanidades. A plataforma quer atingir o maior número de parceiros possível, incluindo pesquisadores de todas as disciplinas e em todos os estágios de carreira, bem como intermediários chave, a exemplo de bibliotecários ligados à investigação. A plataforma será supervisionada por um Comitê Científico Consultivo independente, composto por investigadores de alto calibre científico.

Serão aceitas para submissão investigações originais que derivem de um financiamento do Horizonte 2020 (e posteriormente do Horizonte Europa) em que pelo menos um dos autores esteja envolvido. As diretrizes para artigos submetidos à plataforma já estão disponíveis e as submissões serão possíveis a partir do início de Dezembro.

A Open Research Europe vai utilizar um modelo de publicação imediata de submissões seguida por um processo de revisão por pares transparente e aberto, com a inclusão de todos os dados de apoio. Os nomes dos revisores estarão disponíveis, assim como suas revisões, que serão citáveis.

O lançamento da plataforma representa o objetivo da Comissão Europeia em garantir que todas as publicações dos programas Horizonte 2020 e Horizonte Europe estejam em acesso aberto. Esse modelo permite que todos acedam aos resultados; tanto a comunidade científica como o público mais amplo. A plataforma irá apoiar a reprodutibilidade e reduzir o desperdício da investigação, maximizando o valor, o impacto e o alcance dos financiamentos da Comissão Europeia.

Saiba mais sobre o programa Horizonte 2020 na página da DAPI UC.

| Serviço |

Lançamento da plataforma Open Research Europe

Submissões: a partir do início de dezembro/2020

Diretrizes para publicação: disponíveis aqui