Campanha de crowdfunding reúne apoio para livro em Acesso Aberto sobre Crise e Jornalismo

Projeto é realizado por dupla de doutorandos da UC e da Universidade de Edimburgo

LC
Lorena Caliman
20 outubro, 2022≈ 4 mins de leitura

A importância do jornalismo em contextos de crise nas sociedades contemporâneas é o aspeto central do livro "Times of Crisis and Journalism", que está a angariar apoio financeiro para publicação em Acesso Aberto por meio do canal de financiamento colaborativo de ciência da infraestrutura OPERAS. O projeto foi criado pela dupla de doutorandos da área das Ciências da Comunicação, Juliana Alcântara (Universidade de Coimbra) e Ricardo Ribeiro (Universidade de Edimburgo e alumno da UC). A campanha para o financiamento está a correr até o dia 11 de novembro, através desta página.

A publicação contará com a colaboração voluntária de estudiosos e jornalistas profissionais para discutir uma vasta gama de perspetivas sobre a relação entre crise e jornalismo, em seis áreas temáticas (política, economia, saúde pública, alterações climáticas, migração, e guerra e conflito), ligando teoria e prática. Cada uma das áreas formará um capítulo com dois documentos-chave, sendo sempre abordado por um leque diversificado de académicos e jornalistas profissionais convidados. Depois, cada área temática será abordada uma vez na perspectiva dos Estudos de Jornalismo por académicos e uma vez na perspectiva daqueles que produzem as notícias, que terão a oportunidade de refletir criticamente sobre as suas experiências.

O jornalismo tem enfrentado uma crise própria, a lutar com mudanças radicais no sistema dos meios de comunicação social em meio a desinformação e infodemia. Ao mesmo tempo, crises diferentes afectam países diferentes de formas diferentes. Por conseguinte, o livro se propõe a avaliar a dinâmica dentro da relação entre crise e jornalismo, tendo em conta estes aspetos. Além disso, o livro quer reduzir a divisão entre teoria e prática, assim como ir além das perspectivas ocidentais ou do Norte Global.

Abordar a relação entre teoria e prática é um interesse que parte também da própria experiência dos editores. Paralelamente ao percurso académico, Juliana e Ricardo são jornalistas profissionais brasileiros com vasta experiência em veículos de comunicação tradicionais. Saiba mais sobre o perfil dos criadores do projeto na página da campanha.

É possível apoiar a campanha do livro contribuindo com qualquer valor. Doações a partir de 15 euros recebem recompensas nominais e, a partir de 40 euros, uma versão impressa do livro.

Sobre o canal de crowdfunding do OPERAS

A campanha "Crisis and Journalism" é um projeto viabilizado através do canal de crowdfunding da infraestrutura europeia de investigação OPERAS. O canal está voltado para o financiamento de projetos na área das Ciências Sociais e Humanidades. A iniciativa do canal de crowdfunding é um dos serviços inovadores da GoTriple, plataforma de descoberta da infraestrutura OPERAS. A versão Beta da GoTriple já está disponível aqui: https://www.gotriple.eu

Apoie a campanha para o livro "Times of Crisis and Journalism": https://wemakeit.com/projects/crisis-and-journalism