SCUC 2024 - No retrovisor (O que as Vozes Vêem)

Patente até 22 de março, a exposição tem prevista uma visita guiada na segunda-feira, 4 de março.

MC
Marta Costa
AB
Ana Bartolomeu
01 março, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

São mais de 50 os artistas que estão a mostrar os seus trabalhos no Colégio das Artes. O desafio foi "partir da ideia do retrovisor" e daí "mostrar outras paisagens e lugares, deste mundo e do outro", conta António Olaio, curador e docente. Inserida na programação da XXVI Semana Cultural da Universidade de Coimbra (SCUC), "No Retrovisor - O que as vozes vêem" é uma instalação artística que quer "apontar para algo para além do nosso reflexo no espelho e das coisas que vemos sem as ver", acrescenta.

Através do desenho, e de um vídeo, os artistas foram convidados a desenhar "o que vêem e o que dão a ver". "Toda a imaginação é baseada na experiência", continua António Olaio. De acordo com o responsável, "os artistas têm essa possibilidade de ir além da experiência e tentarem mundos que nunca viram antes". "No Retrovisor - O que as vozes vêem" é um convite a ver esses mundos através do desenho.

Patente até 22 de março, a abertura ao público acontece de segunda a sexta-feira, das 14 horas às 17h30, no Colégio das Artes. No âmbito da exposição, está ainda prevista uma visita guiada na segunda-feira, 4 de março, pelas 18 horas. Mais informações aqui.

Conheça a programação completa da Semana Cultural da Universidade de Coimbra 2024 em www.uc.pt/semanacultural

No Retrovisor - O que as Vozes Vêem | Exposição

Exposição de artes plásticas "O que as Vozes Vêem". Mostra a diversidade de vozes, de 52 artistas de língua portuguesa e também a sua articulação na condição contemporânea que partilham. Espaços, paisagens, alucinações, miragens, lugares deste mundo ou do outro? Num lugar sem espaço nem tempo.

Artistas Convidados:

Albuquerque Mendes, Alice Geirinhas, Ana Catarina Fragoso, Ana Pérez-Quiroga, António Gonçalves, António Melo, António Olaio, Bruno Dias, Fernando J. Ribeiro, Filipe Romão, Francisca Carvalho, Gabriela Albergaria, Hugo Barata, João Belga, João Fonte Santa , João Jacinto, Jo Joelson, João Marçal, José Domingos Rego, Júlia Cruz, Juliana Julieta, Luís Alegre, Luís Silveirinha, Magda Delgado, Manuel dos Santos Maia, Manuel João Vieira, Mattia Denisse, Miguel Branco, Miguel Palma, Mimi Tavares, Nuno Sousa Vieira, Orlando Franco, Paulo Lisboa, Pedro Amaral, Pedro Cabral Santo, Pedro Gomes, Pedro Pascoínho, Pedro Proença, Pedro Saraiva, Pedro Tudela, Pedro Valdez Cardoso, Pedro Vaz, Pilar Mackena, Rita Gaspar Vieira, Rosana Ricalde, Rosi Avelar, Rodrigo Oliveira, Rui Algarvio, Sara & André, Sílvia Simões, Simão Mota Carneiro, Susana Chiocca, Tiago Baptista, Valdemar Santos.

Local: Colégio das Artes da Universidade de Coimbra - Sala de Exposições

Organização: Colégio das Artes da Universidade de Coimbra