UC estreita laços de cooperação com Universidade Renmin da China e Universidade de Macau

Celebração do acordo de cooperação académica e científica foi o ponto principal do programa da visita a Coimbra de uma delegação da Universidade Renmin da China.

RS
Rui Marques Simões
02 maio, 2024≈ 3 mins de leitura

A Universidade de Coimbra (UC), a Universidade Renmin da China (RUC, na sigla em inglês) e a Universidade de Macau (UM) celebraram hoje (quinta-feira, 2) uma parceria de cooperação académica e científica. O memorando de entendimento entre a UC e as duas prestigiadas instituições foi assinado pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão, pelo Presidente do Conselho da RUC, Zhang Donggang, e pelo Reitor da UM, Yonghua Song, numa cerimónia realizada na Sala do Senado da UC e que também contou com a intervenção do Embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang.

O acordo prevê, entre outras ações, a realização de atividades conjuntas de ensino e investigação, o intercâmbio de estudantes, docentes, investigadores e membros do corpo técnico e a participação ou co-organização de eventos académicos (como seminários, simpósios ou conferências).

A celebração da parceria tripartida entre a Universidade de Coimbra, a Universidade Renmin da China e a Universidade de Macau foi o ponto principal do programa da visita à UC de uma delegação da RUC (uma das maiores universidades chinesas), liderada por Zhang Donggang.

Nesse âmbito, foi também celebrado um acordo para a cooperação académica entre a Faculdade de Letras da UC (FLUC) e a Escola de Artes da RUC – assinado pelo Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, pelo Diretor da FLUC, Albano Figueiredo, e pelo Diretor da Escola de Artes da RUC, Zhang Chun –, tendo igualmente decorrido uma mesa-redonda trilateral e um recital de música de câmara, com a atuação do RUC Pioneer Chamber Music Ensemble.