SCUC 2024 - Dar Voz aos Teus Pensamentos

O edifício da AAC recebe a exposição organizada pela Linha SOS Estudante até 15 de março.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
12 março, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

«Quando todos te dizem: “A Vida Universitária vão ser os melhores anos da tua vida” como te sentes ao ouvir isto?» Esta é uma das faces de um dos cartazes que compõem a exposição Dar Voz aos Teus Pensamentos. Ao virar o cartaz, a realidade “dos melhores anos da vida”, não é tão reluzente.

Proposta e organizada pela Linha SOS Estudante, a exposição quis dar voz a “testemunhos de pessoas que partilharam os seus pensamentos”, explica a presidente da secção cultural da Associação Académica de Coimbra, Rita Neves. “Atrás de caras e pensamentos que associamos a momentos de felicidade conseguimos perceber que é só superficialidade”, conta.

“A ideia principal é perceber que atrás de uma cara de felicidade pode estar escondido um pensamento doloroso, e devemos estar atentos”, acrescenta a responsável.

Eis o que pode fazer:

Rita Neves conta que na Linha SOS Estudante, quando se atendem chamadas, “só temos acesso à Voz”, de um e de outro lado do telefone. “Damos muitas vezes voz aos que normalmente não a têm”, sublinha. Assim, visto ser esse o tema em 2024, foi natural a apresentação à Semana Cultural da Universidade de Coimbra de uma proposta de criação de um espaço de partilha, de forma anónima, de testemunhos.

Até 15 de março, e com a possibilidade de prolongar a exposição no tempo e, espera, noutros locais, Rita Neves revela que há ainda um espaço mais “leve” ligado à mostra. A “parede de pensamentos” é mais interativa e convida os visitantes a “levar um pensamento” e “deixar outro”.

Conheça a programação completa da Semana Cultural da Universidade de Coimbra 2024 em www.uc.pt/semanacultural

Dar Voz aos Teus Pensamentos | Exposição

A SOS Estudante é uma linha telefónica de apoio emocional e prevenção do suicidio. Este apoio é prestado através de chamadas telefónicas nas quais o único contacto que temos com quem nos liga é a voz. Esta é das nossas características mais importantes, é como transmitimos empatia, apoio e calma. É nos igualmente crucial saber reconhecer as emoções presentes na voz do outro.
Neste projeto prendemos dar voz às vivências que nos são partilhadas através de uma exposição cinematográfica, que permitirá compreender a saúde mental da comunidade.

Local: Edificio da AAC

Organização: SOS Estudante