Habitação em debate na Universidade de Coimbra

O Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra organiza hoje e amanhã um seminário focado na temática da habitação.

Maria Cano
Ana Bartolomeu
02 maio, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | Maria Cano

“HABIT.AÇÃO! Seminário sobre Projetos e Políticas do Habitar” é a iniciativa que está a decorrer hoje e amanhã, 2 e 3 de maio, no Departamento de Arquitetura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Fazendo uma alusão ao nome, Luís Miguel Correia, diretor do DARQ, explica que é “habit.ação porque a arquitetura não é só reflexiva é atuante e transformadora e é, através do desenho, que pretendemos estimular os alunos a essa reflexão e à transformação do nosso território para uma melhor qualidade de vida”.

Com uma componente prática e o envolvimento ativo dos estudantes do DARQ, que trabalham a temática da habitação em todos os anos do curso, o evento pretende promover uma “interação intergeracional” académica e profissional, explica Gonçalo Queirós, aluno de Arquitetura.

Além dos estudantes, o seminário conta com a participação de vários arquitetos nacionais e internacionais que vão analisar a escassez de habitação acessível, apresentar e debater projetos de habitação, projetos académicos e políticas de habitação em Portugal. O seminário tem ainda duas conferências sobre experiências de habitação pública na Catalunha e nos Países Baixos.

Luís Miguel Correia explica que o DARQ participa assim na discussão geral, cujo tema foi “lançado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) intitulada ‘Mais do que Casas’ e que “tenta recuperar esta questão importante do problema de habitação que há 50 anos foi um problema basilar".

A iniciativa, organizada em colaboração com a FAUP, está integrada no programa oficial das Comemorações dos 50 anos da Revolução de 25 de abril de 1974 e nas celebrações dos 35 anos de Arquitetura na Universidade de Coimbra.

O também professor do DARQ refere que a “arquitetura é um meio de transformação e, por isso, tem de debater a realidade dos problemas que hoje existem”, procurando o departamento “responder aos problemas da contemporaneidade”.

Quem quiser assistir ao seminário pode esperar “uma panóplia de abordagens bastante interessantes à nossa sociedade, porque a habitação não é só a casa, mas tudo o que a rodeia e, portanto, é a cidade e, no limite, é a sociedade”, sintetiza Gonçalo Queirós.

Pode consultar o programa completo aqui.