SCUC 2024 - Notas do Passado, Ritmos do Presente

O Jazz e o Folclore Português fundem-se num espetáculo que sobe ao palco do TAGV a 14 de março, pelas 21h30.

AB
Ana Bartolomeu
13 março, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

O espetáculo surge de uma parceria inédita entre a Orquestra Típica e Rancho da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra e a Big Band Rags da Tuna Académica da Universidade de Coimbra. Desta junção surge Notas do Passado, Ritmos do Presente: Jazz & Folclore Português, que vai ser apresentado ao público a 14 de março, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV).

"Pretendemos levar a palco temas da região centro, pertencentes ao folclore português, num arranjo mais moderno e de jazz", explica Rebecca Battisti, da Orquestra Típica e Rancho. Os temas mais conhecidos da cultura tradicional e popular portuguesa vão ser dançados com as coreografias típicas dos ranchos da região centro, numa atuação "única e inovadora". Os arranjos são do maestro Luís Salgado, da Big Band Rags.

Para Sara Rodrigues, da Tuna Académica da Universidade de Coimbra (TAUC), participar na Semana Cultural da UC é "importante para divulgar" o trabalho desenvolvido pelos grupos. Subir a palco com a Orquestra Típica e Rancho é uma "oportunidade para partilhar experiências e para conviver" com um grupo de uma linha artística distinta.

Conheça a programação completa da Semana Cultural da Universidade de Coimbra 2024 em www.uc.pt/semanacultural

Notas do Passado, Ritmos do Presente: Jazz & Folclore Português l Música

A Orquestra Típica e Rancho da SF/AAC e a Big Band Rags da TAUC juntam-se para dar corpo e valorizar a cultura tradicional e popular portuguesa, que ganhou uma nova expressão na era pós 25 de Abril. Com arranjos, inseridos num registo jazz, dançados com as coreografias típicas dos ranchos da região centro, o espectáculo combina o Jazz com o Folclore Português, fundindo dois géneros musicais.

Local: TAGV - Teatro Académico de Gil Vicente

Organização: Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra & Tuna Académica da Universidade de Coimbra

Data: 14 de março - 21h30