SCUC 2024 - 50 anos de Ciência no Feminino: a Voz das Mulheres na UC

A exposição vai inaugurada a 8 de março, pelas 17h30, seguida de um debate, no Rómulo – Centro de Ciência da Universidade de Coimbra.

KP
Karine Paniza
Marta Costa
08 março, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Dar voz às mulheres da Universidade de Coimbra (UC) em diferentes áreas do saber e mostrar como elas deixaram a sua marca na Universidade foi o desafio lançado pelo Rómulo – Centro de Ciência da UC para a XXVI Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

Para montar a exposição 50 anos de Ciência no Feminino: A Voz das Mulheres na UC, 24 mulheres responderam a quatro perguntas. “A exposição só foi possível porque pudemos contar com a voz destas mulheres que nos revelaram o que faziam no 25 de abril de 1974, o que as levou a escolher o seu percurso na ciência, que marca deixaram na UC e de que modo o seu trabalho foi reconhecido”, explica a diretora do Rómulo, Constança Providência.

“A contribuição das mulheres é forte, mas nem sempre identificada”, afirma a diretora. “Na FCTUC, há áreas com número reduzido de mulheres e esperamos que esta exposição mostre às raparigas que ser cientista ou investigadora também é uma profissão de mulheres”.

Inaugurada no Dia da Mulher, assinalado a 8 de março, a exposição pretende “ser uma homenagem a todas as mulheres que se dedicam à ciência” na UC, conclui Constança Providência.

A exposição, integrada na XXVI Semana Cultural da UC, pode ser visitada no Departamento de Física da FCTUC, no espaço que dá acesso ao Rómulo, de 8 de março a 31 de maio de 2024.

Conheça a programação completa da Semana Cultural da Universidade de Coimbra 2024 em www.uc.pt/semanacultural

50 anos de Ciência no Feminino: a Voz das Mulheres na UC | Exposição

Exposição que pretende destacar o contributo das mulheres para a ciência desenvolvida na Universidade de Coimbra, nos últimos cinquenta anos. Apresenta-se uma seleção de cerca de 30 investigadoras das áreas das ciências exatas, ciências da saúde, ciências naturais, ciências da engenharia e tecnologias. É uma seleção representativa de investigadoras e temas e pretende homenagear o gosto das mulheres pela ciência e os seus contributos para o progresso científico.

Local: Departamento de Física da UC - Piso 0/ Rómulo - Centro de Ciência da Universidade de Coimbra

Organização: Departamento de Física da UC & Rómulo - Centro de Ciência da Universidade de Coimbra

Horário de Visita: Dias Úteis 09:00 às 19:00