Conversas Improváveis - Conviver com asma sem limitações

A sessão realiza-se a 2 de maio.

19 abril, 2024≈ 4 mins de leitura

A próxima Conversa Improvável, dedicada ao tema Conviver com asma sem limitações, em comemoração do Dia Mundial da Asma, decorre no dia 2 de Maio, das 12h às 13h, no UC Exploratório Ciência Viva Coimbra (www.exploratorio.pt), no espaço UC onde se encontra a exposição “viral”. Esta conversa conta com a participação de Maria Teresa Cruz, da Faculdade de Farmácia, de Ricardo Almendra, da Faculdade de Letras, e de Mário Morais de Almeida, médico imunoalergologista e presidente da Associação Portuguesa de Asmáticos (APA), com moderação de Ermelindo Leal e Salomé Pires, e ilustração ao vivo por Rui Tavares (Artista de banda desenhada). O momento cultural irá ser dinamizado por Anna Beatryz Hernandes (aluna de licenciatura em Física da Universidade de Coimbra) da escola de dança EDAC - Escola de Dança Arte e Corpo.

A asma é uma doença subdiagnosticada e subtratada que afeta cerca de 700 mil portugueses (6,8% da população), dos quais 175 mil são crianças e adolescentes (8,4% das crianças). Cerca de metade dos doentes asmáticos em Portugal não têm a sua asma controlada. Neste evento iremos conhecer os fatores, sintomas e riscos da asma, bem como perceber a influência dos locais onde vivemos na qualidade de vida. Estes são apenas alguns temas a ser abordados, o evento é aberto a toda a comunidade e a entrada é livre.

Conversas Improváveis representa uma iniciativa do grupo de ação de comunicação da linha de investigação em Metabolismo, Envelhecimento e Doença (MED) do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CIBB) da Universidade de Coimbra, e pretende fomentar a literacia em ciência e saúde com discussões informais, com abordagens dos temas de várias perspetivas, para promover a consciencialização sobre diversas doenças, e incentivar ações e decisões antecipadas e informadas, contribuindo, em última análise, para uma sociedade mais saudável.

As Conversas Improváveis decorrem em vários locais icónicos da Universidade de Coimbra, Património Mundial da UNESCO, nomeadamente no Rómulo – Centro de Ciência da UC, no Museu da Ciência, no Jardim Botânico, nas múltiplas bibliotecas, no Paço das Escolas, no UC Exploratório, apenas para citar alguns.

As próximas sessões decorrerão nos dias 6 de Junho "A inteligência artificial faz bem à saúde?" (moderação por Raquel Alves e Sandra Amaral) e 4 de Julho “A música é o remédio para a alma. Platão tinha razão?” (moderação por Sandra Amaral).

Coordenam esta iniciativa o grupo de comunicação do CIBB-UC: Ana Isabel Duarte, Anabela Marisa Azul, Ermelindo Leal, Ilda Ribeiro, Manuela Grazina, Raquel Alves, Salomé Pires, Sandra Amaral.