Portugal e a Galiza vão colaborar no desenvolvimento de tecnologia para imagiologia médica (PET)

19 junho, 2023≈ 4 mins de leitura

© DR

A Sala do Senado da Universidade de Coimbra (UC) recebeu a sessão de assinatura de um acordo de cooperação entre Portugal e a Galiza que visa o desenvolvimento de tecnologia para imagiologia médica PET (tomografia por emissão de positrões). O momento contou com a presença do Conselheiro da Saúde do Governo da Galiza, Julio García Comesaña, e do Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni da UC, João Calvão da Silva.

O acordo de cooperação agora firmado cria uma rede que permitirá coordenar e aumentar significativamente as capacidades existentes nas duas regiões no domínio da tecnologia de imagiologia médica de tomografia por emissão de positõres (PET) em todas as fases, da investigação pré-clínica à utilização clínica, integrando os principais atores e elementos tecnológicos de ponta.

A recém-criada rede Gallaecia-PET vai permitir enfrentar grandes desafios tecnológicos, com destaque para o desenvolvimento de equipamentos PET de alta resolução para a detecção de doenças neurológicas associadas ao envelhecimento, e no desenvolvimento de novos medicamentos. Estes desenvolvimentos revestem-se de particular interesse numa região com uma das populações mais envelhecidas da Europa. A rede concentrará ainda uma parte importante dos seus esforços na comunicação e na formação com o objectivo de promover a expansão da própria rede e o desenvolvimento de novos projectos de investigação.

Os onze parceiros da rede Gallaecia-PET são centros de investigação e centros tecnológicos, hospitais, universidades e empresas, cinco instituições portugueses e seis espanholas, da região da Galiza.

Em Portugal: Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP); Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS-Pharma); Universidade de Aveiro; Instituto Politécnico de Coimbra (IPC); Radiation Imaging Technologies Lda. (RI-TE).

Na Galiza: ATI Sistemas SA; Qubiotech Health Intelligence SA; Galaria Empresa Pública de Servicios Sanitarios de la Consellería de Sanidade; Fundación Instituto de Investigación Sanitaria de Santiago (IDIS); Centro de Investigacións en Medicina Molecular e Enfermidades Crónicas da Universidade de Santiago de Compostela (CIMUS); Universidade de Vigo.

A imagiologia médica desempenha hoje um papel fundamental no diagnóstico, planeamento e monitorização de terapias, bem como na investigação médica. Em particular, a tomografia por emissão de positrões (positron emission tomography, PET) permite localizar e medir in vivo funções fisiológicas e patologias a elas associadas. Isto tem aplicações importantes no diagnóstico e investigação de algumas das doenças mais importantes do sistema nervoso central — neurológicas (epilepsia, Alzheimer, Parkinson, Huntington), psiquiátricas (depressão, esquizofrenia), acidentes vasculares cerebrais (AVC) e doenças neuro-oncológicas.

O LIP é líder mundial numa tecnologia inovadora de PET de alta resolução baseada em Câmaras de Placas Resistivas (RPC-PET). No projeto HirezBrainPET, uma colaboração com o ICNAS, desenvolveu e construiu o protótipo de um tomógrafo com resolução espacial sub-milimétrica. Um dispositivo com estas características pode mudar o paradigma no diagnóstico e investigação de doenças que afetam o sistema nervoso central.

O acordo foi assinado na passada sexta-feira, dia 16 de junho. Mais informações aqui.