ICNAS homenageia João José Pedroso de Lima em dia de aniversário

A comemorar 15 anos de existência, o Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) da Universidade de Coimbra (UC) lança o Prémio JJ Pedroso de Lima.

Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
18 abril, 2024≈ 3 mins de leitura

© UC | DCOM

O Prémio JJ Pedroso de Lima é uma "mais que merecida homenagem ao professor João José", no dia em que o Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) da Universidade de Coimbra (UC) celebra 15 anos. O diretor do instituto, Antero Abrunhosa, recorda João José Pedroso de Lima como "um mentor" e um "visionário" que idealizou o ICNAS "muito antes daquilo que as pessoas pensam".

São 15 anos de ICNAS, mas são celebrados "32 anos daquele que é o embrião do Instituto" quando, em 1992, o professor João José Pedroso de Lima criou o mestrado em Engenharia Biomédica. O objetivo, "não declarado na altura", era já o de formar e "selecionar pessoas para construir o ICNAS". Inaugurado em 2009, o sucesso que o Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde tem alcançado coloca Coimbra "no olho do furacão que começou com a tempestade térmica de João José Pedroso de Lima".

“Passei pela agradável experiência de o ter como professor”, conta o Reitor da Universidade de Coimbra. Amílcar Falcão recorda João José Pedroso de Lima como “uma pessoa muito amável e muito querida”. No papel de professor “foi fascinante”, sempre preocupado em garantir que os alunos percebessem a matéria.

Amílcar Falcão deseja que o prémio JJ Pedroso de Lima seja “inspirador” tal como foi o próprio João José. Aos potenciais candidatos, o Reitor da UC lança o desafio: “atrevam-se!”

"Parabéns João, meu querido irmão, de quem tanto me orgulho", foram as palavras de Adriano Pedroso de Lima, presente na cerimónia, assim como outros familiares que se reuniram nesta homenagem.

Numa cerimónia intimista, também a filha, Margarida Pedroso de Lima, proferiu palavras de gratidão. "O meu pai ficaria muito sensibilizado por este privilégio e pelo reconhecimento do seu esforço e dedicação a esta causa". Margarida recordou o pai como “um homem de missão”. “Ele acreditava no poder da ciência como ferramenta para melhor compreendermos e transformarmos o mundo”, acrescentou.

O Prémio JJ Pedroso de Lima pretende distinguir estudantes, professores ou investigadores com projetos "relevantes na área das ciências nucleares aplicadas à saúde”. O prazo para submeter candidaturas decorre entre 1 de maio a 14 de julho. O prémio é atribuído a 11 de setembro de 2024, no mesmo dia em que João José comemoraria 90 anos.