Info
Ana Isabel Ribeiro

Ana Isabel Ribeiro

aribeiro@fl.uc.pt
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
Biografia

Ana Isabel Ribeiro é Professora Auxiliar do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) onde leciona nas áreas de História Moderna de Portugal, Metodologias de investigação histórica, Didática da História e Humanidades Digitais. É Subdiretora da FLUC (pelouro do Ensino e assuntos Académicos) Coordena, também, nesta instituição, o Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. A sua principal linha de investigação tem-se centrado no estudo das relações sociais, familiares e patrimónios das nobrezas locais, nos séculos XVIII e XIX (área científica de doutoramento defendido em 2013, na Universidade de Coimbra) e em estudos envolvendo reconstrução de comunidades históricas. Desenvolve também investigação e publica em Didática da História e supervisão pedagógica e, no âmbito das Humanidades Digitais, tem investigado e desenvolvido projetos em torno da implementação e utilização bases de dados relacionais aplicadas à investigação histórica e da visualização e análise de redes sociais em História.

Temas e problemáticas da atividade científica
História Social
Didática da História
Humanidades Digitais
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Gago, M., Ribeiro, A. I. (2022). História e Educação Histórica: que diálogos e desafios?. Revista Portuguesa de História, v. 53, pp. 61-78 ISSN: 0870-4147. https://doi.org/10.14195/0870-4147_53_3


Castro, F. V. de, Ribeiro, A. I., Dias-Trindade, S., Barreira, C., Oliveira, Margarida (2022). New perspectives in the initial training of Geography and History teachers: The Teaching Laboratory (pp. 457-485). In Fátima Velez de Castro e Anabela Fernandes e Cláudia Cravo (coord.). Desafios curriculares no Século XXI. Imprensa da Universidade de Coimbra.


Ribeiro, A.I (2021). Exploração de potencialidades metodológicas da análise de redes no contexto da composição e recrutamento social de agentes do poder local (séculos XVIII e XIX). In António M. Rochette Cordeiro, Sara Dias-Trindade, António Pedro Pita (org.). Limites e limiares: contributos para pensar a sociedade complexa (101-116). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. ISBN: 978-989-26-2064-0; DOI: 10.14195/978-989-26-2066-4


Ribeiro, A.I (2021). Instrumentos e mecanismos de poder da fidalguia (Coimbra, séculos XVIII e XIX)”, In , David Bernabé́ Gil, Mariadel Carmen Irles Vicente e José́ Damião Rodrigues (org.), Actores e instrumentos del poder em las monarquias ibéricas (347-389). Coimbra: Almedina. ISBN: 978-972-40-9792-3


Ribeiro, A. I. (2018). A análise de redes na investigação histórica. Aplicação a um estudo de caso: as escolhas dos eleitores para a vereação da Câmara de Coimbra (1783-1817. Revista Portuguesa de História, v. 49, pp. 301-324 ISSN: 0870-4147. https://doi.org/10.14195/0870-4147_49_12

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023

[EXPL/HAR-HIS/0532/2021] 'O que sobrevive depois da Morte? Comunidades paroquiais e estratégias de comemoração na cidade medieval', COMMEMortis, IR - Maria Amélia Álvaro Campos, CHSC, CEIS20, financiado pela FCT no âmbito do 'Concurso de Projetos de Investigação de Caráter Exploratório (PeX) em todos os Domínios Científicos' (2021-2023); https://commemortis.wixsite.com/my-site [CO-IR; projeto financiado em Concurso Nacional; sem orçamento atribuído ao CEIS20; projeto em curso - 2021-2023] [ID 740700768] , Document mapping of the "marranos" in the 20th century: before, during and after the Obra do Resgate, the WWII and the Holocaust, MEMOMARRANOS, Investigador Responsável - João Paulo Avelãs Nunes, CEIS20; Financiado no âmbito do concurso de apoio especial da iniciativa "Portugal e o Holocausto: investigação e memória da FCT, 2021-2022.


FCT - PTDC/BIA-FBT/2389/2020, Genómica de DNA moderno e antigo para potenciar os recursos genéticos da vinha em Portugal/ genomics of modern and ancient DNA to empower portuguese grapevine genetic resources, GRAPEVISION, Investigador Responsável - Herlander Anselmo Queirós Pereira Azevedo, Instituto de Ciências, Tecnologias e Agroambiente da Universidade do Porto, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P., Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Coimbra, 2021 - 2024. https://www.iniav.pt/projetos/grapevision

Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023

- Diego Nazareth Chaves São Bento. As múltiplas leituras do 25 de Abril na escola: história, memória e testemunho como estratégia de ensino-aprendizagem, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 30 de outubro de 2023 [Coorientação com Clara Serrano]

- José Luís Barbosa, intitulada As finanças municipais de Coimbra. Estrutura e Evolução (1601-1660), Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, dia 25 de julho de 2021. [Coorientação com Margarida Sobral Neto]

- Ricardo Manuel Coelho Teixeira, Ver, Ouvir e Aprender História. O cinema no processo de ensino-aprendizagem da História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 16 de dezembro de 2021. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Sandra Cristina Santos Simões, Estratégias Pedagógicas de Ensino/Aprendizagem e seus resultados, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 15 de dezembro de 2021. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Ana Inês Santos Figueiredo A importância da empatia no ensino da História: um estudo com alunos do 11º ano do Ensino Secundário, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 14 de dezembro de 2021. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Regina Vieira Pascoal: O uso da empatia para a construção do conhecimento histórico. Estratégias e recursos diversificados numa turma de 7º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 14 de dezembro de 2021. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Miguel Cristóvão Santos intitulado: O desenvolvimento da Significância Histórica na construção de narrativas históricas em alunos do 7º ano do 3º Ciclo do Ensino Básico Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 7 de dezembro de 2021. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Raquel da Silva Fagundes intitulado: Flipped Classroom – Contributos para a Construção do Conhecimento Histórico e o seu Impacto no Autoconceito Académico, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2 de dezembro de 2021. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Diogo Rafael Barbosa Cabral intitulado O telemóvel como recurso de apoio à consolidação de conteúdos na aula de História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 26 de novembro de 2021. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Ana Luísa Radomille Belle intitulado A Empatia Histórica como Estratégia Pedagógica, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, de novembro de 2021. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Bernardo Almeida Santos de Almeida Henriques intitulado O desenvolvimento da Evidência Histórica através do documento escrito. Um estudo com alunos do 3º ciclo, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 10 de novembro de 2021. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Tiago André Simões Ferreira intitulado A História Local e o Património como estratégia de ensino da História. Uma experiência pedagógica no 8º ano, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 28 de outubro de 2021. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Tiago Vaz Cipriano Moura intitulado A aprendizagem através da empatia histórica no 3º ciclo do ensino básico Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 22 de outubro de 2021. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- João Pedro Pedrosa Liceia intitulado História e Património local enquanto ferramenta pedagógico-didática no Ensino da História. O caso da Figueira da Foz Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 21 de outubro de 2021. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Henrique Maria Craveiro Reis de Carvalho Neto intitulado Aplicação da Mudança Conceptual nas aulas de História. Uma experiência pedagógica com alunos do 10º ano Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 20 de outubro de 2021. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Léandre Cruz Aurélio intitulado A Utilização de Fontes Iconográficas na Aprendizagem em História: um estudo de caso com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 13 de outubro de 2021. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Fábio André Rodrigues da Silva intitulado O recurso ao Remix Cultural através do uso de iconografia nas aulas de História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 28 de setembro de 2021. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Diogo Xavier Cardoso intitulado “É assim que a luz entra. O texto literário e o cinema no Ensino da História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 9 de junho de 2021. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Ana Flor Pereira Neves, A História e o Património Cultural Local como estratégia no ensino-aprendizagem da História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, dia 31 de outubro de 2022. [Coorientação com João Paulo Avelãs Nunes]

- Inês Cipriano Morais, Contributos da História Local e do Património Cultural para o ensino da História. O caso da Arte Nova em Aveiro, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, dia 26 de outubro de 2022 [Coorientação com Saul Gomes]

- Sandra Cristina Coelho Velosa Fernandes Esperança, A Sala de Aula Invertida – Contributos para a Autoaprendizagem e Construção de Conhecimento em História e Cultura das Artes, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, dia 25 de outubro de 2022. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- João Francisco Clemente Chá-Chá, “As visitas de estudo virtuais na disciplina de História no Ensino Secundário, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, dia 21 de julho de 2022. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Ana Daniela Maia Lopes, As potencialidades do Documento Iconográfico no Ensino de História Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra,12 de julho de 2022. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Gerson Micael dos Santos Pereira, O documento escrito como recurso pedagógico no ensino-aprendizagem de História. Um estudo com alunos do 8º Ano do 3º Ciclo, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 18 de fevereiro de 2022. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Francisco Gonçalo Carvalho Fontes. Utilização da música na promoção da Empatia Histórica. Um estudo com alunos do 11º ano do Ensino Secundário. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 26 de outubro de 2023 [Coorientação com Clara Serrano]

- Luiza Maniassi Ferreir. Pensar e repensar o Manual de História. Um estudo sobre as percepções e as utilizações dos manuais escolares no ensino e na aprendizagem de História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 26 de outubro de 2023 [Coorientação com Clara Serrano]

- Beatriz Margarida Carvalho Rodrigues, intitulado Ambientes de aprendizagem motivacionais através da diversidade de recursos e de estratégias pedagógicas na aula de História. Um Estudo de Caso com aluno do 3º Ciclo do Ensino Básico, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 25 de outubro de 2023 [Coorientação com Clara Serrano]

- Gabriel Martinez Bonora, Atitudes perante a morte na sociedade medieval portuguesa. Os ca(u)sos da paróquia de Santiago de Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 24 de outubro de 2023. [Coorientação com Maria Amélia Álvaro Campos]

- Soraia Andreia Pereira Dantas, intitulado Um olhar crítico e reflexivo sobre a imprensa na aula de História. Um estudo de caso com alunos do ensino secundário, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 23 de outubro de 2023 [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Bianca Cristina Silva Alves. Utilização da Iconografia para promoção da Evidência e Significância Histórica. Estudo de Caso com Ensino Secundário, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 20 de outubro. [Coorientação com Luís Trindade]

- Ana Luísa Catanho Vítor. As Potencialidades da Educação Patrimonial através do uso dos recursos digitais. Um estudo de caso com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 19 de outubro. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- João Filipe Pereira de Sousa. A História Local e a sua relevância pedagógico-didática, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra,17 de outubro. [Coorientação com Clara Serrano]

- Beatriz Alexandra Baptista Alpalhão. A importância da empatia histórica na compreensão do conhecimento histórico. Um estudo com alunos do 8º ano do 3º ciclo do Ensino Básico, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 29 de setembro de 2023.

- Mariana Castro Barreira. A vida e a morte das comunidades laicas e eclesiásticas da paróquia medieval de São Bartolomeu: uma abordagem a partir do Timelink, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 7 de julho de 2023. [Coorientação com Maria Amélia Álvaro Campos]

- André Folgado Rodrigues. A Evidência Histórica no trabalho com fontes escritas na aula de História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 28 de fevereiro de 2023 [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Luís Filipe Matança da Costa Monteiro Pontes. Desenvolver a consciência e a sensibilidade históricas pelo recurso ao cinema, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 20 de fevereiro de 2023. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Diana Filipa Dias Trindade Lobo. A evidência histórica na construção do ensino e da aprendizagem na aula de História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 17 de dezembro de 2020. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- David Carqueijeiro Romano. A aprendizagem cooperativa como Estratégia de desenvolvimento de aprendizagens na disciplina de História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra,17 de dezembro de 2020. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Clementina Maria Pires Domingues de Araújo Cruz. A importância das visitas de estudo no ensino da História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 15 de dezembro de 2020. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Daniel dos Reis Nunes. A arte como veículo para o ensino e aprendizagem da História. Uma experiência Pedagógica com Banda Desenhada Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra,10 de dezembro de 2020. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Joana Maria Fernandes Novais. “O conhecimento tácito dos alunos no ensino e aprendizagem de História”, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 17 de novembro de 2020. [Coorientação com João Paulo Avelãs Nunes]

- Paula Sofia Lucas Fenta. “O Património Histórico como estratégia no ensino da História. Experiência Pedagógica no 8º e 11º anos”, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 10 de novembro de 2020. [Coorientação com Saul António Gomes]

- Catarina Isabel Escoval Sobral. “A utilização de documentos iconográficos no ensino de história”, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 3 de novembro de 2020. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Helena Maria Morgado. Coimbra e as suas Histórias. Narrativas, Códigos QR e Turismo Cultural Alternativo, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 22 de outubro de 2019. [Coorientação com Joaquim Ramos de Carvalho]

- Rúben Cardoso Amado Gomes. Cidadania e o Ensino de História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra dia 31 de outubro de 2019. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Pedro Filipe Fernandes Sebastião. Os conflitos militares no ensino da História portuguesa no 3º ciclo do Ensino Básico, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra 25 de outubro de 2019. [Coorientação com João Gouveia Monteiro]

- Cristiana Salomé Teixeira Almeida. O desenvolvimento da empatia histórica em alunos do 7º ano do 3º ciclo do Ensino Básico, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, dia 14 de outubro de 2019. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Pedro Miguel Soares Gomes Semedo. A Google Drive como plataforma educativa, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, dia 8 de outubro de 2019. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Valério Nuno Silva Santos. Viagens pela minha terra. As visitas de estudo no contexto da História Local e Regional, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 30 de setembro de 2019. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Ricardo Manuel Rodrigues dos Santos. A Batalha de Aljubarrota no Ensino da História. Novas interpretações e abordagens pedagógicas, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 12 de abril de 2019. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Carlos Miguel Mesquita Araújo, cujo relatório foi subordinado ao tema A inquisição em Portugal. Proposta de abordagem didática na disciplina de História Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 9 de fevereiro de 2018. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Flávio Alexandre Nico Moura, intitulado Estudo de caso “A propaganda do Estado Novo”: uma abordagem do ensino/aprendizagem construtivista e cooperativista, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 30 de outubro de 2018. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Hélder Filipe da Silva Gomes Brandão, intitulado O Holocausto. Do antissemitismo ao plano racial nazi: uma experiência de aprendizagem, 30 de outubro de 2018. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Édi Carreira Neves, intitulado A Reforma Protestante: Entre o Cisma e o Diálogo Ecuménico. Abordagens Didáticas na Aula de História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 26 de outubro de 2018. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Cláudia Filipa Nicolau Carvalho, com o relatório intitulado Dinastia Filipina: recursos e experiências de aprendizagem na aula de História, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 23 de outubro de 2018. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

- Beatriz Pereira Ferreira, intitulado A utilização de dispositivos móveis na avaliação formativa. Desenvolvimento de competências para o novo milénio Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 16 de outubro de 2018. [Coorientação com Sara Dias-Trindade]

Info
Ana Lúcia Terra

Ana Lúcia Terra

anaterra@fl.uc.pt
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
Biografia

Ana Lúcia Terra é Professora Auxiliar no Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde é diretora da Licenciatura em Ciência da Informação. Leciona na Licenciatura, no Mestrado e no Doutoramento em Ciência da Informação. Foi Professora Adjunta do Instituto Politécnico do Porto, de 2002 a 2020, onde foi Coordenadora da Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação, Diretora do Mestrado em Informação Empresarial, entre outros cargos de gestão. É a Presidente eleita do Capítulo Espanha-Portugal da ISKO (International Society for Knowledge Organization), desde novembro de 2019. É membro da direção da Associação Bobcatsss (AKA Euclid), desde janeiro de 2021. Em 2009, recebeu o Prémio Raul Proença, patrocinado pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas. Tem mais de 100 trabalhos publicados, incluindo artigos em revistas científicas, textos publicados em atas de eventos científicos, capítulos de livros, dois livros e a edição de quatro números especiais de revista, alguns indexados na Web of Science, na Scopus e outras bases de dados. Está envolvida em diversos projetos de investigação (Erasmus+, FCT, etc), em alguns com funções de coordenação. Os seus principais interesses de investigação incluem o comportamento informacional, em especial Personal Information Management, comportamento informacional em situações do quotidiano e literacia da informação, a organização do conhecimento, particularmente em repositórios institucionais, e a gestão da informação, com enfoque para a gestão do email organizacional

Temas e problemáticas da atividade científica
Comportamento informacional
Organização do Conhecimento
Gestão da Informação
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Terra, A. L., Agustín Lacruz, C., Bernardes, Ó., Fujita, M. S. L., & Bueno de la Fuente, G. (2021). Subject-access metadata on ETD supplied by authors: A case study about keywords, titles and abstracts in a Brazilian academic repository. Journal of Academic Librarianship, 47, 102268. https://doi.org/10.1016/j.acalib.2020.102268


Terra, A. L. (2022). Aprendizagem baseada em projetos: uma experiência pedagógica na área da Ciência da Informação. Páginas A&b: Arquivos & Bibliotecas, Série 3(17), 54–72. https://doi.org/https://doi.org/10.21747/21836671/pag17a4


Terra, A. L. (2023). Política de información para una biblioteca digital: matriz y retos. In G. A. Torres Vargas (Ed.), La investigación sobre biblioteca digital: pasado, presente y prospectiva (pp. 15–28). Ciudad de México: UNAM, Instituto de Investigaciones Bibliotecológicas y de la Información.


Teixeira, L. A., Terra, A. L., Almeida Júnior, O. F. de, & Hurquiza, A. H. A. (2023). Multicultural libraries: a study on the information behaviour of the Terena people , Brazil. IFLA Journal, 1–16. https://doi.org/10.1177/03400352231205717


Terra, A. L., Moreira, D., & Gomes, F. (2021). Deteção e combate ao plágio em contexto académico : descrição de um projeto desenvolvido no âmbito de um curso de graduação em Ciência da Informação. RICI: Revista Ibero-Americana de Ciência Da Informação, 14(3), 742–763. https://doi.org/https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.36185

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023

Intellectual Property Education for Lifelong Learning and the Knowledge Economy (IPEDU), com financiamento do Programa Erasmus+, Project Agreement no. 2020-1-IE02-KA203-000758. O consórcio liderado pelo Limerick Institute of Technology (Irlanda), envolve parceiros de oito países: Roménia (Transilvania University of Brasov e MBTHINKTANK SRL), Grécia (University of Crete), Alemanha (Technische Universitaet Dresden), Espanha (Universitat Politecnica de Valencia), Eslovénia (University of Ljubljana), Croácia (University of Zagreb). Co-IP. 2020-2024


Innovative Tools for Enhancing E-Learning Solutions in Universities (DIGITOOLS), com financiamento do Programa Erasmus+, Project Agreement no. 2020-1-IE02-KA226-HE-000781. O consórcio liderado pelo Limerick Institute of Technology (Irlanda), envolve parceiros de seis países: Roménia (Transilvania University of Brasov e MBTHINKTANK SRL), Grécia (University of Crete), Espanha (Universitat Politecnica de Valencia), Croácia (University of Zagreb). Co-IP. 2020-2023

Info
Anabela Fernandes

Anabela Fernandes

anabelasf@fl.uc.pt
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
Biografia

Investigadora no domínio da performatividade da linguagem e da sua interação com artefactos para uma consciência crítica multimodal e intercultural. Os seus principais interesses de investigação são a enunciação da subjetividade de falantes plurilingues e os conceitos de "intersubjetividade nomádica" e de "translating", no contexto de mobilidade e de comunidades em diáspora.

Co-coordenadora do Grupo de Investigação em Humanidades Digitais. Professora Auxiliar no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Licenciada em Línguas Modernas, Português e Alemão pela Universidade de Coimbra e por Albert-Ludwigs-Universität Freiburg; Mestre em Didática das Línguas, Português Língua Estrangeira com a dissertação"Competência Lexical no Ensino e Aprendizagem do Português Língua Estrangeira”, pela Universidade de Aveiro e Doutorada em Multimédia em Educação pela mesma universidade com a tese  "Interação Intercultural Telecolaborativa em Português Língua Estrangeira".

É também membro dos grupos de investigação: Português em Contacto e Bridging Communities do Centro de Investigação em Linguística Aplicada (CELGA-ILTEC), e do grupo Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz do Centro de Estudos Sociais (CES).

 

Temas e problemáticas da atividade científica
pragmática intercultural
enunciação intersubjectiva
processamento de linguagem natural
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Fernandes, A. (2022). “Língua, pertença e identidade na diáspora sefardita Portuguesa: um estudo exploratório”. In Diálogos Luso-Sefarditas, Andrade, António, Gomes, Saul, Reis, Fátima (Org.), Aveiro: Imprensa UA. ISBN 978-972-789-755-1. doi: 10.48528/d9rp-7a51


Fernandes, A. & Smyth-Cortez, J. (2019). “Usos que criam vozes: divergência pragmática na aprendizagem de Português Língua Não Materna”. In Christian Koch e Daniel Reimann (eds.) Variedades do Português no ensino de Português Língua não materna. Série Romanistische Fremdsprachenforschung und Unterrichtsentwicklung (RFU), Tübingen: Narr Francke Attempto Verlag GmbH. ISBN 978-3-8233-8221-8


Fernandes, A. (2019) “O Lugar da Consciência Cultural Crítica na Aula de Língua Materna ou Não Materna". in Luís, Ana; Nunes, Adélia; Mello, Cristina; Carecho, Judite; Ribeiro, Ana Isabel. (Orgs.) (2019), A Formação Inicial de Professores nas Humanidades: Reflexões Didáticas. Imprensa da Universidade de Coimbra. ISBN ISBN 978-989-26-1701-5. doi: 10-14195/978-989-26-1701-5


Machado, A. M. e Fernandes, A. (2019). “PLE: fatores de legibilidade na retextualização literária”. In Brazilian English Language Teaching Journal — BELT, Vol. 10, 1. DOI: http://dx.doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33283


Soares, R.; Carecho, J. e Fernandes, A. (2018). “Aprender vocabulário fora das paredes da sala de aula”. In M. D. Guzmán Franco, A. Pérez Escoda & R. García-Ruiz (Eds.), Dispositivos móviles en el aula: docentes y estudiantes prosumidores en la era digital (pp. 173-194). Sevilha: Egregius Ediciones. ISBN 9788417270841.

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023

Outro membro da equipa, concurso nacional, sem orçamento atribuído ao CEIS20 ID 740700768, Mapeamento documental dos "marranos" no século XX: antes, durante e depois da Obra do Resgate, da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto — MemoMarranos, João Paulo Avelãs Nunes (IR); FCT (decisão de 5 de Março de 2021 no âmbito do Concurso FCT “Portugal e o Holocausto: Investigação e memória”). 2021-2022.


Função como IR, concurso internacional Pluricultural Repertoires of Iberian Sephardic Diaspora: transtemporal strategies of survival and identity - REPERTOIRES ERC Starting Grant 2021 candidatura submetida mas não apoiada em concurso outro membro da equipa, concurso internacionalI-LocalAPP — Incidentally learning other Cultures and Languages trough APP — Finlandês, Italiano, Polaco e Português, projeto financiado pelo Programa Erasmus +, tendo como parceiros Universidade de Bolonha, Itália (entidade coordenadora), Universidade da Lapónia, Finlândia, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Universidade Adam Mickiewicza de Poznan. Disponível em http://www.ilocalapp.eu. 2015-2018

Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023

- André Correia, “O Conhecimento Explícito da Gramática em Português e em Latim: o Caso e as Funções Sintáticas”, Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário da FLUC. Orientação de Anabela Fernandes e de Cláudia Cravo, FLUC, 31 de outubro de 2023.

- Bárbara Gaudêncio, “O Ensino de Estratégias de Leitura em Português e em Inglês”, Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário da FLUC. Orientação de Anabela Fernandes e de Ana Luís, FLUC, 30 de outubro de 2023.

-Cláudio Alves, “O Ensino Explícito da Derivação de Palavras em Português e em Latim”, Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário da FLUC. Orientação de Anabela Fernandes e de Cláudia Cravo, FLUC, 24 de outubro de 2023.

- Hugo Ramos, “O Lugar da Preposição em Estruturas Argumentais em Português e em Latim”, Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário da FLUC. Orientação de Anabela Fernandes e de Cláudia Cravo, FLUC, 19 de outubro de 2023.

- Yang Chen, “The Shaping of Meaning Through a Culturally Distant Approach to Fado Singing: An Exploratory Case Study Among Chinese Listeners” Dissertação de Mestrado em Estudos Artísticos da FLUC. Orientação de José António Oliveira Martins e de Anabela Fernandes, FLUC, 25 de outubro de 2022.

- Fernando Oliveira, “A argumentação em Português e em Latim no ensino secundário: aplicações didáticas”, Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário. Orientação de Anabela Fernandes e Cláudia Cravo. FLUC, 18 de outubro de 2022.

- Bruno Vintém, subordinado ao tema “O Uso de Aplicações Digitais baseadas em jogo nas aulas de Português: um Estudo de caso no 11.o ano”, Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3.o ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Orientação de Ana Maria Machado e Anabela Fernandes, FLUC, 17 de outubro de 2022.

- Cátia Pereira, subordinado ao tema “Educação Literária no 12.o ano: A Avaliação Formativa e a Mobilização de Saberes”, Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Orientação de Anabela Fernandes e de Maria João Simões. FLUC, 10 de dezembro de 2021.

- Sandra Silva, subordinado ao tema “A argumentação em Português e em Latim no ensino secundário: aplicações didáticas”, Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário. Orientação de Anabela Fernandes e Cláudia Cravo, FLUC, 27 de setembro de 2022.

- Maria Olímpia Especiosa, subordinado ao tema “A argumentação em Português e em Latim no ensino secundário: aplicações didáticas”, Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário. Orientação de Anabela Fernandes e de Cláudia Cravo, FLUC, 8 de setembro de 2021.

- Rita Palhota, subordinado ao tema “A escrita: a revisão e a retextualização”, Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Orientação de Anabela Fernandes, FLUC, 8 de setembro de 2021.

- Francisca Filomena Amaral, subordinado ao tema “O efeito da coesão lexical no texto”, Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Orientação de Anabela Fernandes, FLUC, 29 de julho de 2021.

- Carita Rodrigues, subordinado ao tema “O feedback do professor e a (re)escrita através da avaliação por rubricas”, Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Orientação de Anabela Fernandes, FLUC, 21 de julho de 2021.

- Ana Margarida Simões, subordinado ao tema “Do Ensino Explícito da Escrita ao Desenvolvimento da Consciência Textual”, Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.o ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na área de especialização de Espanhol. Orientação de Anabela Fernandes e de Marisa Aznar, FLUC, 5 de julho de 2021.

- Rita Melo, subordinado ao tema “Leituras cruzadas: uma aplicação didática no 12.o ano”, Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Orientação de Anabela Fernandes e de Ana Paula Arnaut, FLUC, 2 de julho de 2021.

- Ana Rita Jorge Martinho, subordinado ao tema “A Escrita e a Narração: aplicação didática no 7.o ano”, Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Orientação de Anabela Fernandes, FLUC, 24 de outubro de 2020.

- Bárbara São Marcos Ferreira, subordinado ao tema “Sobre a intencionalidade comunicativa na modalidade com valor epistémico: uma perspetiva didática no Ensino Secundário”, Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Orientação de Anabela Fernandes, FLUC, 25 de junho de 2020.

- Beatriz Alexandra Matias Esteves Martins Catrola, subordinado ao tema “O Ensino Explícito da Organização Textual/Discursiva através da Subordinação Adverbial no Ensino Secundário”, Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Orientação de Anabela Fernandes, FLUC, 24 de junho de 2020.

- Maria Dolores dos Santos Esteves, subordinado ao tema “A compreensão da leitura na Literatura e outras Artes”, Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Orientação de Anabela Fernandes, FLUC, 24 de janeiro de 2020.

- Joana Raquel Lopes Couto, subordinado ao tema “O ensino explícito de estratégias de compreensão da leitura: antecipação e inferência”, Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Orientação de Anabela Fernandes, FLUC, 25 de outubro de 2019.

- Sara da Conceição Pacheco Antunes, subordinado ao tema “As tecnologias digitais na compreensão leitora”, Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Orientação de Anabela Fernandes, FLUC, 27 de setembro de 2019.

- Micael Antunes Martins, subordinado ao tema “O uso de ferramentas digitais no ensino do inglês, Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Orientação de Teresa Tavares e de Anabela Fernandes, FLUC, 13 de fevereiro de 2019.

- Verónica Ruivo Gonçalves dos Santos, subordinado ao tema “O contributo das atividades de pré-leitura na compreensão do texto”, Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.o ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na área de especialização de Espanhol. Orientação de Anabela Fernandes e de María Luísa Aznar Juan, FLUC, 24 de julho de 2018.

- Adelino Manuel Caetano de Sousa subordinado ao tema “As atividades extracurriculares como incentivo à aprendizagem e aprofundamento da Língua Materna e da Língua Estrangeira”, Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.o ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na área de especialização de Francês. Orientação de Anabela Fernandes e de João Domingues, FLUC, 30 de outubro de 2018.

LG
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Liliana Isabel Esteves Gomes

Liliana Isabel Esteves Gomes

liliana.gomes@fl.uc.pt
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
Biografia

Doutorada em Ciência da Informação pela Universidad de A Coruña (Espanha). Docente na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) desde 2006. Mestre em Ciências da Documentação e Informação pela Universidade de Lisboa. Licenciada em História e pós-graduada em Ciências Documentais pela FLUC. Exercício de funções docentes na FLUC nos seguintes cursos: Doutoramento em Ciência da Informação (2021/2022 - atual); Licenciatura e Mestrado em Ciência da Informação (2015/2016-atual); Licenciatura em Ciência da Informação Arquivística e Biblioteconómica (2008-2015); Curso de Especialização em Ciências Documentais (2006-2008). Tem publicado artigos em revistas especializadas nacionais e estrangeiras e em atas de congressos internacionais com arbitragem científica, além de capítulos de livros e livro. Orientou ou coorientou diversas dissertações e colabora com regularidade em formação avançada - mestrados e doutoramento em Ciência da Informação.

Temas e problemáticas da atividade científica
Gestão de Informação
Inteligência Artificial em sistemas e serviços de informação
Organização e Representação da Informação
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Fernández Marcial, V., & Gomes, L. I. E. (2022). Impacto de la Inteligencia Artificial en el comportamiento informacional: elementos para el debate. Bibliotecas. Anales de Investigación, 18(3), 1-12. http://revistas.bnjm.cu/index.php/BAI/article/view/524; https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8741939


Gomes, L. E., & Silva, I. M. B. da (2022). Inovação nos serviços de apoio à investigação: visão internacional dos estudos em bibliotecas universitárias. In G. A.Torres Vargas (Coord.), Las prácticas sociales en la producción, la distribución y el acceso a la información mediadas por las tecnologías digitales (pp. 57-84). México: Universidad Nacional Autónoma de México. Instituto de Investigaciones Bibliotecológicas y de la Información. ISBN 978-607-30-6982-3. https://ru.iibi.unam.mx/jspui/bitstream/IIBI_UNAM/604/1/practicas_sociales.pdf


Gomes, L. I. E., Fernández Marcial, V., & Santos, M. (2021). O impacto da inteligência artificial nos serviços de informação: inovação e perspetivas para as bibliotecas. In C. G. da Silva, J. Revez, & L. Corujo, (Eds.), Organização do Conhecimento no Horizonte 2030: Desenvolvimento Sustentável e Saúde: Atas do V Congresso Espanha-Portugal (pp. 393-405). https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/103253


Gomes, L. I. E., Fernández Marcial, V., & Santos, M. (2021). O impacto da inteligência artificial nos serviços de informação: inovação e perspetivas para as bibliotecas. In C. G. da Silva, J. Revez, & L. Corujo, (Eds.), Organização do Conhecimento no Horizonte 2030: Desenvolvimento Sustentável e Saúde: Atas do V Congresso Espanha-Portugal (pp. 393-405). https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/103253


Marques, M. B., & Gomes, L. I. E. (Coords.) (2020). Ciência da Informação: visões e tendências. Imprensa da Universidade de Coimbra. ISBN: 978-989-26-1895-1 / eISBN: 978- 14 989-26-1896-8. DOI: 10.14195/978-989-26-1896-8

Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
2023/07/21 (data defesa) – Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação de Magda Correia, intitulada “A Inteligência Artificial em serviços de informação: estudo de casos em arquivos europeus”, FLUC. 2023/07/21 (data defesa) – Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação de Carina Marques, intitulada Estudo da presença das bibliotecas do Ensino Superior público em Portugal nas Redes Sociais, FLUC. 2023/07/14 (data defesa) – Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação de Filipa Correia, intitulada “Ciência Cidadã em bibliotecas públicas: Perceção dos profissionais da informação e dos participantes no projeto aBEIRAr”, FLUC. 2022/07/15 (data defesa) – Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação de Irina Bastos, intitulada “Proteção de Dados e Documentos Administrativos: análise do RGPD e estudo de caso na CMVC”, FLUC. 2021/12/15 (data defesa) – Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação de Inês Silva, intitulada “Serviços de Apoio à Investigação em Bibliotecas Universitárias. Perceção dos utilizadores da Biblioteca das Ciências da Saúde da UC”, FLUC. 2021/12/03 (data defesa) – Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação de Francisco Godinho, intitulada “Hábitos de uso de informação académica digital dos estudantes universitários. Estudo de caso na FLUC”, FLUC. 2020/12/15 (data defesa) – Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação de Miguel Santos, intitulada “A Informação Digital: Políticas e Inteligência Artificial no contexto da Ciência da Informação”, FLUC. 2020/07/16 (data defesa) – Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação de Ana Carolina Mota, intitulada “Como comunicam as bibliotecas universitárias na Web 2.0: estudo aplicado na Universidade de Coimbra”, FLUC. 2019/10/10 (data defesa) – Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação, da licenciada Marisa Borges, intitulada “A infoliteracia na comunidade estudantil: estudo de caso e proposta de programa a implementar na biblioteca da EsACT”, FLUC. 2019/07/19 (data defesa) – Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação de Francisca Ferreira, intitulada “A coleção fotográfica da Casa de Infância Doutor Elysio de Moura: Preservação e Divulgação”, FLUC. 2019/07/19 (data defesa) – Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação de Anabela Costa, intitulada “O arquivo de Marie-Louise Bastin: estudo científico e proposta de divulgação”, FLUC.
Info
Manuela Barreto Nunes

Manuela Barreto Nunes

marbnunes@gmail.com
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
Biografia

Manuela Barreto Nunes, doutorada em Documentação pela Universidade de Granada (Espanha), é professora auxiliar convidada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde leciona ao nível da licenciatura, mestrado e doutoramento. É investigadora integrada no Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da mesma Universidade e membro da equipa de coordenação do Grupo de Humanidades Digitais. Foi anteriormente professora auxiliar na Universidade Portucalense, onde coordenou os cursos de mestrado em Educação e Bibliotecas e Ciência da Informação. Tem extensa experiência de orientação de dissertações de mestrado e teses de doutoramento. É membro do Conselho Científico do Plano Nacional de Leitura, da comissão científica da revista EduSer (IPB) e do conselho editorial da Revista Cadernos BAD, tendo participado em dezenas de comissões científicas de conferências científicas, nacionais e internacionais. Tem trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais com revisão por pares, atas de congressos, capítulos de livros e recensões e é autora de uma monografia. É membro da equipa de direção da delegação regional do Norte da BAD – Ass. Port. de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação. Integra a equipa que concebeu e desenvolve a AquaLibri – Biblioteca Digital do Cávado. Os seus interesses de investigação incidem nos estudos bibliográficos, biblioteconomia pública e escolar e serviços de informação digital.

Temas e problemáticas da atividade científica
Estudos bibliográficos e bibliométricos
Bibliotecas Digitais
Biblioteconomia Pública e Escolar
Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
Sem participação em projetos financiados.
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
Teses de doutoramento em curso: Nunes, M.B. - Generoso, Célia Teresa Queimados (2023 - ). Políticas Públicas de Bibliotecas em Portugal: O caso das Bibliotecas Públicas do Alentejo. Doutoramento em Ciência da Informação, Universidade de Coimbra. [a) doutoramento; b) em curso; c) instituição nacional; d) sem bolsa]. Nunes, Manuela Barreto - Azaruja, João (2019- ). A cooperação entre bibliotecas públicas e escolares em Portugal, Doutoramento em Ciência da Informação, Universidade de Coimbra. [a) doutoramento; b) em curso; c) instituição nacional; d) sem bolsa]. Disserações de mestrado concluídas: Nunes, M.B. - Cambala, Jacinta Imbo Cangote (2016-2019.01.24). Hábitos de leitura de adolescentes em Angola: o caso dos alunos do 1.º ciclo do ensino secundário da Escola Baptista – Huambo. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Universidade Portucalense, 2019.01.24. [ a) mestrado; b) concluído; c) instituição nacional; d) sem bolsa].
Info
Maria Cristina Vieira de Freitas

Maria Cristina Vieira de Freitas

cristina.freitas@fl.uc.pt
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
Biografia

Doutora em Biblioteconomia e Documentação (Universidade de Salamanca), mestre em Ciência da Informação (Universidade Federal de Minas Gerais), especialista em Conservação de Obras sobre Papel (Universidade Federal do Paraná) e licenciada em Documentação e Arquivística (Universidade de Aveiro) e em História (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cataguases). Professora Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde leciona nos três ciclos de estudos e orienta teses de doutoramento, dissertações de mestrado e estágios extracurriculares. Diretora do Arquivo da Universidade de Coimbra e do Mestrado em Ciência da Informação (junho de 2019); Diretora do Centro de Documentação 25 de Abril (maio de 2023). Membro integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares [CEIS20] e colaboradora em ARBIDOC (Universidad de León) e GIR "Teresa Andrés" (Universidad de Salamanca). Sócia-representante portuguesa da ALA/Rede GERIBEAU e da Rede-GIC, no Brasil; sócia da BAD e do CIA. Representa a Universidade de Coimbra no GT-IES, da DGLAB. Membro ativo de diversas comissões científicas, em eventos e em publicações nacionais e internacionais. Publicou dezenas de textos científicos (livro, capítulos de livros, artigos e comunicações), em veículos nacionais e internacionais, com arbitragem, e participou em mais de uma centena, como assistente, conferencista, keynote speaker ou moderadora. É diretora do Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra, indexado em Web of Science e Scopus. Interessa-se pelos seguintes temas: teorias e métodos arquivísticos, organização da informação arquivística, gestão do conhecimento e investigação qualitativa.

Temas e problemáticas da atividade científica
teorias e métodos arquivísticos
organização da informação
investigação qualitativa
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Freitas, M. C. V. de (2023). Temas arquivísticos: entre a tradição e a mudança (Coleção Ciência da Informação, n.º 22). Edições Colibri. [Depósito legal n.º 519 222/23; ISBN 978-989-566-320-0]


Macedo, L. S. A. de, Silva, C. G. da, & Freitas, M. C. V. de (2022). Below the nation state: power asymmetry and jurisdictional boundaries around the archives of Madeira Archipelago. In J. Lowry (Ed.), Dispute archival heritage (pp. 137-170). Routledge. https://doi.org/10.4324/9781003057765-9 [ISBN 978-03-6752-401-2]


Vianna, W. B., Freitas, M. C. V. de, Tsunoda, D. F., & Vasconcelos, A. (2021). Recuperar a “fé na Humanidade”: curadoria de dados, conteúdos e informações, no enfrentamento da violência contra a mulher: um ensaio preliminar. In M. J. V. Jorente, R. San Segundo, J. A. Frías Montoya, D. Martínez Ávila, & N. Nakano (Orgs.), Curadoria digital e gênero na Ciência da Informação: acesso e preservação (cap. 4, pp. 81-110). Oficina Universitária, Cultura Académica. https://doi.org/10.36311/2021.978-65-5954-142-3.p81-110


Freitas, M. C. Vieira de, & Corujo, L. M. N. (2021). Arquivistas, cientistas e dados abertos: uma equação complexa? In M. M. Borges, & E. Sanz Casado (Orgs.), Sob a lente da ciência aberta: olhares de Portugal, Espanha e Brasil (cap. 7, pp. 189-202). Imprensa da Universidade de Coimbra. https://doi.org/10.14195/978-989-26-2022-0


Pacheco, A., Silva, C. G. da, & Freitas, M. C. V. de (2023). A metadata model for authenticity in digital archival descriptions. Archival Science. https://doi.org/10.1007/s10502-023-09422-w [Q1 em History; Q2 em LIS. Fonte: SCImago Journal Rank; H-Index: 37]

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
2021 - atual - Colaboração - Investigadora convidada, Projeto Internacional Curadoria de Dados e Informações para prevenção da violência em famílias e comunidades, no âmbito da Rede de Gestão da Informação e do Conhecimento [GIC], configurada por um consórcio interuniversitário, liderado pela UFSC e pela UFPR; com financiamento da CAPES, sem orçamento atribuído ao CEIS20; projeto em curso (no Brasil). https://gic.ufsc.br/category/carrosel/ . 2014 - atual - Consultora científica e interlocutora institucional da UC, Grupo de Trabalho da Administração Pública Portuguesa - GTAPP, Projeto de Avaliação Suprainstitucional da Informação Arquivística - ASIA, coordenado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas –DGLAB, Projeto nacional não financiado, sem orçamento atribuído ao CEIS20, data de início: 10/07/2014, projeto em curso. Resultados disponíveis em: https://clav.dglab.gov.pt/. 2020-2023 - Advisory Board - Triple Project. Desenvolvimento da GoTriple platform, recurso destinado à descoberta de fontes multilingues e multiculturais. Financiado com recursos da UE. Membro colaborador do Advisory Board. https://project.gotriple.eu/triple-advisory-board/. Sem financiamento atribuído ao CEIS30. Grant agreement number: 863420. Projeto concluído no mês de março de 2023. O projeto foi premiado com o Digital Humanities Awards 2022, em segundo lugar, na categoria “Best DH Tools or Suite of Tools”.
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
1 Teses de doutoramento 1.1 Concluídas: 17/05/2023. Santos, Solange Oliveira. Organização e Gestão da Informação e do Conhecimento no IBGE: um estudo de caso para a implementação de um Repositório Institucional. Universidade de Coimbra. Com a coorientação do Prof. Doutor Renato Rocha Souza. Classificação atribuída pelo júri de provas: aprovada com distinção e louvor por unanimidade. 18/05/2022. Macedo, Laureano Secundino Ascensão de. Dispersão e recuperação de arquivos madeirenses expatriados no Arquivo Nacional Torre do Tombo: limites e possibilidades da reunificação de bens culturais arquivísticos. Tese de doutoramento, Universidade de Coimbra. http://hdl.handle.net/10316/100333. Com a coorientação do Prof. Doutor Carlos Guardado da Silva. Classificação atribuída pelo júri de provas: aprovado com distinção e louvor. Nacional. Sem financiamento. 30/03/2022. Bittencourt, Paola Rodrigues. A prática na teoria: enfoques e percepções sobre as três idades dos arquivos na literatura científica. Tese de doutoramento, Universidade de Coimbra. http://hdl.handle.net/10316/100476. Com a coorientação da Prof.ª Doutora Ana Célia Rodrigues. Classificação atribuída pelo júri de provas: aprovado com distinção e louvor. Nacional. Sem financiamento. 19/01/2022. Pacheco, André Miguel Pereira. Metadados para a descrição arquivística digital: proposta de um modelo para a autenticidade. Tese de doutoramento, Universidade de Coimbra. http://hdl.handle.net/10316/99358. Com a coorientação do Prof. Doutor Carlos Guardado da Silva. Classificação atribuída pelo júri de provas: aprovado com distinção e louvor. Nacional. Com financiamento da FCT. 13/12/2021. Vieira, Thiago de Oliveira. Políticas arquivísticas, formação e custódia do património arquivístico: uma análise dos acervos (não) custodiados pelo Arquivo Nacional do Brasil. Tese de doutoramento, Universidade de Coimbra. http://hdl.handle.net/10316/98853. Com a coorientação da Prof.ª Doutora Clarissa Schmidt. Classificação atribuída pelo júri de provas: aprovado com distinção e louvor por unanimidade. 27/04/2021. Corujo, Luís Miguel Nunes. Avaliação arquivística de informação eletrónica: da emergência teórica ao consenso sobre um modelo. Tese de doutoramento, Universidade de Coimbra. http://hdl.handle.net/10316/95276. Com a coorientação do Prof. Doutor José Luis Bonal Zazo, da Universidad de Extremadura. Classificação atribuída pelo júri de provas: aprovado com distinção e louvor por unanimidade. 1.2 Em curso: Santos, Dayane Farias dos. Do processo construtivo à sustentabilidade dos arquivos participativos: diretrizes e boas práticas. Universidade de Coimbra. Com a coorientação do Prof. Doutor Carlos Guardado da Silva. Sem financiamento. Cunha, Susana Sofia Silva Santos Barbosa. O universo da documentação fotográfica em instituições municipais: identificação, diagnóstico e contributos para uma proposta de valorização. Universidade de Coimbra. Nacional. Com a coorientação do Prof. Doutor Carlos Guardado da Silva. Sem financiamento e com bolsa de mérito da UC. Livongue, Edson Fonseca. Fatores motivadores e barreiras à gestão do conhecimento: um estudo em uma instituição do ensino superior em Angola. Universidade de Coimbra. Nacional. Com a coorientação do Prof. Doutor Luís Nunes Corujo. Com bolsa do Governo de Angola. Alvorcem, Rochelle Martins. Sistemas de organização do conhecimento e curadoria de dados: diagnóstico e tipificação dos crimes de homicídio e feminicídio no Brasil. Universidade de Coimbra. Com a coorientação da Prof.ª Doutora Gercina Lima. Nacional. Sem financiamento. Penteado, Pedro Manuel Pereira. Políticas públicas de arquivo na Administração Central em Portugal: Contributos para a sua avaliação participativa e recomendações estratégicas. Universidade de Coimbra. Com a coorientação da Prof.ª Doutora Paula Ochoa. Nacional. Sem financiamento. Madeira, Paulo Alexandre Folgado Gonçalves. Práticas de Gestão da Informação e do Conhecimento no meio microempresarial: Estudos de Casos em Farmácias Portuguesas. Tese de doutoramento, Universidade de Coimbra. Com a coorientação da Prof. Doutora Marta Pomin Valentim. Nacional. Sem financiamento. 2. Dissertações de mestrado 2.1 Concluídas: Gregório, Rute M. M. Santos (17/10/2023). A gestão documental e informacional nos Arquivos Municipais: uma abordagem diagnóstica. Dissertação de mestrado, Universidade de Coimbra. Nacional. Sem financiamento. Coxixo, Carolina Manuel Raimundo da Mata (14/07/2022). A gestão do correio eletrónico como documento arquivístico: diretrizes e boas práticas. Dissertação de mestrado, Universidade de Coimbra. http://hdl.handle.net/10316/102668. Com a coorientação do Dr. António Tavares Lopes. Nacional. Sem financiamento. Moreira, Magalie Constante (09/02/2022). Arquivos de Administração Local em Portugal: estudo exploratório. Dissertação de mestrado, Universidade de Coimbra. http://hdl.handle.net/10316/99893. Nacional. Nacional. Sem financiamento. Gonçalves, Sara Isabel Pinho (14/12/2021). Os Arquivos definitivos, a sua identificação e organização: orientações teóricas e práticas. Trabalho de projeto, Universidade de Coimbra. http://hdl.handle.net/10316/99462 . Nacional. Sem financiamento. Moura, Inês Mateus (03/12/2021). Gestão documental na área da saúde: trabalho de projeto no Hospital Colónia Rovisco Pais. Trabalho de projeto, Universidade de Coimbra. http://hdl.handle.net/10316/99442 . Nacional. Sem financiamento. Senso, Ana Rita Afonso. (30/12/2020). O ensino em Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento no Brasil e em Portugal: Uma análise comparada. Dissertação de mestrado, Universidade de Coimbra. http://hdl.handle.net/10316/93670. Com a coorientação do Prof. Doutor William Barbosa Vianna, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Nacional. Sem financiamento. Maia, João Pimentel (15/12/2020). Biblioteca de Tradução dos Serviços de Biblioteca e Documentação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: trabalho de projeto. Trabalho de projeto, Universidade de Coimbra. http://hdl.handle.net/10316/93780. Com a coorientação da Mestre Carla Ferreira. Nacional. Sem financiamento. Costa, Rita Isabel Figueira da (14/12/2020). Vocabulário controlado e relações semânticas sobre violência doméstica contra crianças e adolescentes: construção de um modelo. Dissertação de mestrado, Universidade de Coimbra. http://hdl.handle.net/10316/93778. Com a coorientação do Prof. Doutor Daniel Martínez Ávila, Universidad Carlos III de Madrid, Espanha. Nacional. Sem financiamento. Luro, Marta Filipa (10/07/2020). Os repositórios institucionais e os arquivos: apontamentos para uma relação. Dissertação de mestrado, Universidade de Coimbra. http://hdl.handle.net/10316/93784. Nacional. Sem financiamento. Cunha, Susana Sofia Barbosa (20/02/2020). A contribuição das folksonomias na Indexação de arquivos fotográficos: a coleção David Freitas do arquivo fotográfico Da Câmara Municipal de Évora no flickr. Dissertação de mestrado, Universidade de Coimbra. http://hdl.handle.net/10316/93808. Com a coorientação da Prof. Doutora Luciana Gracioso, Universidade de São Carlos, Brasil. Nacional. Sem financiamento. Leite, Filipa Morado (24/10/2019). A sociedade do conhecimento e o perfil do profissional da informação: uma análise de incidência dos termos de gestão da informação e gestão do conhecimento em programas de disciplina em ciência da informação em Portugal. Dissertação de mestrado, Universidade de Coimbra. http://hdl.handle.net/10316/93396. Com a coorientação da Profª Doutora Maria Manuel Borges. Nacional. Sem financiamento. Santos, Ana Rita Oliveira (19/02/2018). Aprendizagem em ação: do planeamento às reflexões sobre as intervenções nas vertentes do acondicionamento e do acesso num arquivo pessoal. Dissertação de mestrado, Universidade de Coimbra. http://hdl.handle.net/10316/82568 Nacional. Sem financiamento. Mendes, Sónia Cristina Mateus (19/02/2018). Circular e observar: um estudo de caso na Biblioteca Itinerante de Cantanhede. Dissertação de mestrado, Universidade de Coimbra. http://hdl.handle.net/10316/82446 Nacional. Sem financiamento. 2.2 Em curso: Rostami, Isabel Cristina Guerra C. Uma abordagem à gestão informacional no AUC Universidade de Coimbra. Nacional. Sem financiamento. Pessoa, Mariana A. Mendes. A curadoria digital e o ciclo de vida de dados e informação: problemas e desafios. Universidade de Coimbra. Nacional. Sem financiamento. Santos, Beatriz S. Rodrigues. O RGPD à luz da Ciência da Informação: contributos e reflexões. Universidade de Coimbra. Nacional. Sem financiamento. Cardoso, Bruno Miguel Dias. Serviço educativo em arquivos: proposta para o Arquivo da Universidade de Coimbra. Universidade de Coimbra. Nacional. Com bolsa SASUC. Andrade, Ana Margarida V. dos S. O tratamento da informação em Arquivos definitivos: um caso prático. Universidade de Coimbra. Nacional. Sem financiamento. Canais, Isabel Cristina Amaral da Silva. Da teoria à prática: contributos para a compreensão do atual perfil do profissional de arquivos em Portugal. Universidade de Coimbra. Nacional. Sem financiamento. Pereira, Ana Luísa Alves. A produção científica sobre indexação de documentos de arquivo: revisão bibliográfica. Universidade de Coimbra. Nacional. Sem financiamento.
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Maria Manuel Borges

Maria Manuel Borges

mmb@fl.uc.pt
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
Biografia

Maria Manuel Borges é Professora Associada com Agregação em Ciência da Informação na Universidade de Coimbra. É diretora do Doutoramento em Ciência da Informação na Universidade de Coimbra, com uma vasta experiência de orientação (doutoramento e mestrado). É membro da International Society for Scientometrics and Informetrics, da Associação de Humanidades Digitais (AHDig) e da BAD, a Associação Portuguesa de Bibliotecários e Arquivistas. Além disso, é membro do conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais, membro do Conselho Consultivo da SciELO Portugal e Editora Associada do Diretório de Periódicos de Acesso Aberto (DOAJ). Foi membro do Grupo de Trabalho Interministerial, subgrupo de Avaliação de Investigação, da iniciativa Nacional de Ciência Aberta. É também especialista da A3S na acreditação de cursos de Ciência da Informação em Portugal. Colaborou na Estratégia Nacional de Dados Abertos com a iniciativa do Incode.2030. Os seus interesses atuais de investigação são em comunicação científica, com foco em acesso aberto e ciência aberta, avaliação da ciência e gestão de dados de investigação.

Temas e problemáticas da atividade científica
Open Access
Open Science
Research Evaluation
Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
Membro do EOSC Future User Group. O projeto EOSC Future é financiado pelo European Union Horizon Program - INFRAEOSC-03-2020 - Grant Agreement Number 101017536. Informação disponível em WWW: Duração: 01 de outubro de 2019 a 31 de março de 2023 RDA-pt, nó português da Research Data Alliance (RDA), integrada no projeto RDA Europe 4.0. Informação disponível em WWW: e em . Duração: 2018-2022 Membro da ISCH COST Action IS1410. The digital literacy and multimodal practices of young children (DigiLitEY) (http://digilitey.eu/), com foco no Working Group 3 (WG3), Reading and Writing on Screen. . Informação disponível em WWW: Duração:2014-2019.
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
Licínio Roque, Maria Manuel Borges - Antônio José Rodrigues Neto. “Um estudo das práticas de Prova de Conceito: um contributo da Engenharia do Contexto na relação com a Ciência da Informação”, Doutoramento, 14-11-2023. Sem financiamento. Maria Manuel Borges - Ana Maria Neves Maranhão. “Diretrizes para alinhamento dos processos de avaliação da Fundação Oswaldo Cruz às práticas de Ciência Aberta”, Universidade de Coimbra, Doutoramento, 10-05-2023. Sem financiamento. Maria Manuel Borges, Daniel Rodriguez Ávila - Edina Rodrigues Lima. “Análise documentária de Atos normativos jurídicos: um modelo de indexação por sentido”, Universidade de Coimbra, Doutoramento, 08-11-2022, Sem financiamento. Maria Manuel Borges, Licínio Roque - Wendell da Cunha Lima. “Gestão de Dados de Investigação: Articulações e Práticas para a partilha de dados na universidade”, Universidade de Coimbra, Doutoramento, 30-11-2022. Sem financiamento. Maria Manuel Borges, José Borbinha - Silvana Augusta Figueiredo Martins Remédio Pires Roque de Oliveira. “Ciência da Informação em Portugal (1989-2016): uma análise bibliométrica às fontes primárias de comunicação formal”, Universidade de Coimbra, Doutoramento, 25-10-2022. Sem financiamento. Maria Manuel Borges, Cláudio José Silva Ribeiro - Alexandre Medeiros Correia de Sousa. “Integração de recursos informacionais do Patrimônio Cultural da Saúde”, Universidade de Coimbra, Doutoramento, 13-05-2022. Sem financiamento. Maria Manuel Borges, Célia Regina Simonetti Barbalho - Angela Emi Yanai. “Espécies de plantas amazônicas: análise a partir da geração e proteção do conhecimento científico e tecnológico mundial”, Universidade de Coimbra, Doutoramento, 05-05-2022. Sem financiamento. Maria Manuel Borges, Maurício Varcellos Almeida, Daniel Martinez-Ávila - Luís Miguel Oliveira Machado. “Entre a organização do que é conhecido e o conhecimento da sua organização: um estudo comparativo entre as abordagens ontológicas da Integrative Levels Classification (ILC) e da Basic Formal Ontology (BFO)”, Universidade de Coimbra, Doutoramento, 04-05-2022. Com bolsa. Maria Manuel Borges, Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan - Fernanda Daniel da Silva. “A construção de taxonomia a partir das palavras-chave de documentos académicos: um estudo na temática da política do ambiente”, Universidade de Coimbra, Doutoramento, 28-05-2021. Sem financiamento. Maria Manuel Borges, Daniel Martínez Ávila - Patrícia de Almeida Monteiro da Silva. “Indexação de literatura: quadro teórico de princípios gerais”, Universidade de Coimbra, Doutoramento, 21-05-2021. Sem financiamento. Maria Manuel Borges, Paula Maria Marques de Moura Gomes Viana - João Miguel Calisto Marçal. “A anotação em conteúdos audiovisuais em contexto educativo”, Universidade do Porto/Austin, Doutoramento, 05-01-2021. Sem financiamento. Maria Manuel Borges, Carlos da Silva Guardado - Jorge Manuel Rias Revez. “O papel das bibliotecas na investigação científica: perceções, comportamento informacional e impacto”, Universidade de Coimbra, Doutoramento, 28-06-2019. Sem financiamento. Josué Laguardia, Maria Manuel Borges, Cícera Henrique da Silva - Vanessa de Lima e Souza. “O uso e gestão da informação em saúde para o processo decisório no Brasil e em Portugal: como aprimorar a efetividade do cuidado hospitalar das Doenças Cronicas não Transmissíveis”, Fundação Oswaldo Cruz (PPGICS/Icict-Fiocruz, Doutoramento, 29-08-2018. Com financiamento. Maria Manuel Borges – Inês Martins dos Santos. “Os desafios da Ciência Aberta: as competências dos profissionais da informação”, Universidade de Coimbra, Mestrado, 30 de outubro de 2023. Sem financiamento. Maria Manuel Borges, Cristina Ribeiro - Aline Karoline da Silva Araújo. “A acessibilidade Web para deficientes visuais: uma análise de repositórios institucionais de universidades federais do nordeste do Brasil”, Universidade do Porto, Mestrado, 19 de julho de 2022. Sem financiamento. Maria Manuel Borges - Anabela Pires Duarte. “Dados de investigação: Uma revisão da literatura”, Universidade de Coimbra, Mestrado, 14 de julho de 2022. Sem financiamento. Maria Manuel Borges - Ana Sofia Corredoura Almeida. “O profissional da informação no mercado de trabalho: perspetivas de estudantes e trabalhadores da UC”, Universidade de Coimbra, Mestrado, 09 de fevereiro de 2022. Sem financiamento. Maria Manuel Borges - Bárbara Diana Pires Teixeira. “Estratégias para o combate à desinformação e o papel da biblioteca pública na era digital”, Universidade de Coimbra, Mestrado, 09 de fevereiro de 2022. Sem financiamento. Maria Manuel Borges - Ana Beatriz Paisana da Silva Filipe. “A avaliação da informação científica: das métricas tradicionais às complementares”, Universidade de Coimbra, Mestrado, 13 de julho de 2020. Sem financiamento. Maria Manuel Borges, Gercina Borém Oliveira Lima - Ana Isabel Ruivo Cartaxo Gouveia Coelho. “Estudo da produção científica sobre taxonomias navegacionais facetadas: análise a partir das bases de dados do âmbito da ciência da informação (2010-2018)”, Universidade de Coimbra, Mestrado, 13 de julho de 2020. Sem financiamento. Maria Manuel Borges, Ana Maria Eva Migueis - Beatriz Lourenço Barrocas Neves Ferreira. “Competências para gestores de repositórios institucionais: o caso do repositório científico da Universidade de Coimbra”, Universidade de Coimbra, Mestrado, 10 de julho de 2020. Sem financiamento. Maria Manuel Borges, António Tavares Lopes - Marcelo Kosawa Costa Nogueira de Siqueira. “A gamificação em sites de centros de documentação”, Universidade de Coimbra, Mestrado, 01-10-2019. Sem financiamento. Gabriel David, Maria Manuel Borges - Soraia Teixeira Ramos. “Políticas de copyright de publicações científicas em repositórios institucionais: o caso do INESC TEC”, Universidade do Porto, Mestrado, 23-07-2019. Sem financiamento. Maria Manuel Borges, António Tavares Lopes - Margarida Isabel Abrantes Neves. “Construção de hemerotecas digitais: uma proposta de modelo”, Universidade de Coimbra, Mestrado, 26-10-2018. Sem financiamento. Maria Manuel Borges - Rosa Maria Gomes da Silva. “Literacia da Informação em Engenharia: a perceção dos profissionais da informação em Portugal e dos diretores dos cursos de engenharia do IPV-ESTGV”, Universidade de Coimbra, Mestrado, 18-10-2018. Sem financiamento. Maria Manuel Borges - Quele Pinheiro Valença Marçal. “A leitura no mundo digital: reflexões acerca do livro eletrónico”, Universidade de Coimbra, Mestrado, 22-02-2018. Maria Manuel Borges - Daniel José Moura Gonçalves. “Os Serviços de Referência na área da Saúde”, Universidade de Coimbra, Mestrado, 22-02-2018. Sem financiamento.
MC
Info
Maria Manuela Tavares de Matos Cardoso

Maria Manuela Tavares de Matos Cardoso

mmcardoso@fl.uc.pt
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
Biografia

Maria Manuela Cardoso é doutorada em Documentação e Informação Científica pela Faculdad de Comunicación y Documentación da Universidad de Granada (Espanha), mestre em Educação e Bibliotecas, detentora do Curso de Especialização em Ciências Documentais (ramo Documentação e Biblioteca) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, obtive o Diploma de Estudios Avanzados (DEA) em Avaliação, Documentação e Informação Científica na Faculdad de Comunicación y Documentación da Universidad de Granada, e, licenciada em História, ramo Científico pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, desde 2020, no Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação. Desenvolve trabalho como investigadora integrada no Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS 20) da Universidade de Coimbra. Os seus atuais interesses de investigação centram-se na comunicação na Ciência, revistas científicas, arbitragem científica (Editorial Peer Review), Open access Publishing, Organização e Representação do Conhecimento em ambientes na Web.

Temas e problemáticas da atividade científica
Comunicação académica
Revistas científicas
Revisão por pares
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Vicente, P., Terra, A., Freitas, M.C. de & Cardoso, M.M.T.M.C. (2024). Prejudice but not pride: The Portuguese Universal Decimal Classification´s labelling of sexual orientation. IFLA Journal (2024).


Vicente, P., Terra, A. & Cardoso, M.M.T.MC. (2023). Representation of the concept of sexual orientation in library classifications: a comparative analysis between the Universal Decimal Classification and the Library of Congress Classification. Paper presented in VI Congresso ISKO Ibérico (2023);


Vicente, P., Terra, A. & Cardoso, M.M.T.MC. (2023). Universalo DEcimal Classification: negative bias and miserepresentation of sexual orientation. . Paper presented in BOBCATSS (2023);


Sousa, N., Cardoso, M.M.T.M.C. (2023).Inteligência Artificial: os desafios éticos dos Profissionais da Informação (ACEITE em 2023). Paper que irá ser apresentado no BOBCATSS.


Sousa, N., Cardoso, M.M.T.M.C. (2023). A percepção dos Profissionais de Informação em Portugal em relação à aplicação da inteligência artificial em Serviços de Informação.

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
Não participei em projetos financiados no período de 2018-2023
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
1. a) Mestrado em Ciência da Informação; b) início em setembro de 2022 e concluído em outubro de 2023; c) Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; d) sem financiamento; Aluno: Pedro Miguel Teixeira Sousa. A aplicação da Inteligência Artificial em Serviços de Informação: estudo de caso na Divisão de Sistemas de Informação do Município de Abrantes. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 19 de outubro. 2. a) Mestrado em Ciência da Informação; b) início em setembro de 2022 - ; c) instituição nacional; d) sem financiamento; Aluno: Carla Sofia Cruz Pais. A adoção do open peer review pelas revistas científicas portuguesas de Ciências Sociais. 3. a) Mestrado em Ciência da Informação; b) início em setembro de 2023 - ; c) Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; d) sem financiamento; Aluno: Inês Rodrigues Marques. Título a definir.
MR
Moisés Rockembach

Moisés Rockembach

moises.rockembach@uc.pt
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
Info
Olga Solovova

Olga Solovova

olga.solovova@uc.pt
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
Biografia

Olga Solovova é investigadora nos domínios das ideologias e políticas linguísticas, discursos visuais, cidadania linguística e construção de identidade linguística/cultural em sociedades multilingues. No CEIS20, integra o Grupo de Investigação em Humanidades Digitais. Solovova é atualmente gestora de ciência no CEIS20, sendo responsável por prestar apoio aos investigadores do CEIS20 em financiamento competitivo. No âmbito do Doutoramento em Estudos Contemporâneos, Solovova co-coordena o novo seminário sobre metodologias em ciências sociais, humanas e artes. Lecciona também cursos de graduação e pós-graduação no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da UC.

Temas e problemáticas da atividade científica
políticas e ideologias da língua
semiótica
multilinguismo e diversidade linguística
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Solovova, O.; Vakser, S. (2023). Russian as a Transnational Language: Resonance, Remembrance, Renewal. Routledge. ISBN 9781003088004.


Amelung, N.; Gianolla, C.; Sousa Ribeiro, J.; Solovova, O. (2022). Material Politics of Citizenship: Connecting Migrations with Science and Technology Studies. Routledge. ISBN 9781032062303.


Solovova, O. (2019). Opening up ideological spaces for multilingual literacies at the margins of the Portuguese education system? Ethnographic insights from a Russian complementary school. International Journal of the Sociology of Language, 259, pp 161-190.


Solovova, O.; Santos Vieira, J.; Veríssimo, J. (2018). Publish in English or Perish in Portuguese: Struggles and Constraints on the Semiperiphery. Publications, 6-2.


Solovova, O.; Pennycook, A.; Lane, P. (2023). Border assemblages: language, materiality and borderliness in Kirkenes. In Nossem, E. (ed.).Border Languaging: Multilingual Practices on the Border.

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
1) MSCA individual research action "NEW_WAY: New speakers and use of Russian in Northern Norway", University of Oslo, Norway, PI, European Commission Grant: IF-MSCA-798157; https://www.hf.uio.no/multiling/english/projects/postdoc-projects/olgasol/index.html, 01.09.2018-31.10.2020, sem orçamento atribuído ao CEIS20. 2) Desconstruindo o Risco e a Alteridade: guiões hegemónicos e contra-narrativas sobre migrantes/refugiados e Outros internos nas paisagens mediáticas em Portugal e na Europa. Membro da equipa e consultora, 15.07.2018-14.11.2021; Projeto nacional financiado pela FCT, concurso PTDC/CPO-CPO/29997/2017. Coord. por Gaia Giuliani, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra. Sem orçamento atribuído ao CEIS20. 3) The ILOCALAPP project (Incidentally Learning Other Cultures And Languages through an APP), membro da equipa, financiado por Erasmus+, Agência Italiana, Coord. por Andre Ceccherelli, Universidade de Bolonha, Itália, 01.10.2015-31.08.2018. Sem orçamento atribuído ao CEIS20.
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
Parry, Rita Adoma. Resilience among Ghanaian migrants in Lisbon in accessing family reunification and learning of Portuguese language. Dissertação do mestrado. ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Co-orientação com Matias, Ana Raquel. Defendida a 25 de novembro de 2020. Com bolsa de financiamento Erasmus+
Info
Sílvio Santos

Sílvio Santos

silvio.santos@fl.uc.pt
Grupos de investigação
7 - Humanidades Digitais
Biografia

Sílvio Santos é professor auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde leciona nos cursos de Jornalismo e Comunicação. As suas áreas de pesquisa e publicação são nos domínios da rádio e dos meios sonoros, dos meios participativos, da desinformação e, mais recentemente, no domínio dos estudos de género. Com experiência diversa em funções de gestão universitária, ocupa desde maio de 2023 a direção do Teatro Académico de Gil Vicente. Foi realizador da rádio de serviço público durante uma década, antes de se dedicar à academia. É cozinheiro, jardineiro, leitor de poesia e viciado em treino funcional.

Temas e problemáticas da atividade científica
Rádio e Meios sonoros
Desinformação
Tecnologias e participação
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

João Figueira; Sílvio Santos. "Percepción de las noticias falsas en universitarios de Portugal: análisis de su consumo y actitudes". El Profesional de la Información 28 3 (2019): https://doi.org/10.3145/epi.2019.may.15.


Santos, Sílvio. "Fake news: como compreender a evolução do engano mediado". Ámbitos - Revista Internacional de Comunicación 54 (2021): 122-139. https://revistascientificas.us.es/index.php/Ambitos/article/view/15353.


Sílvio Correia Santos. "Broadcasting and the Portuguese Empire: The case of São Tomé and Príncipe". Journal of Radio & Audio Media (2022): https://doi.org/10.1080/19376529.2021.2023537. 10.1080/19376529.2021.2023537


AA VV; Santos, Sílvio e Figueira, João (org.). As fake news e a nova ordem (des)informativa na era da pós-verdade. Imprensa da Universidade de Coimbra. 2019. 10.14195/978-989-26-1778-7


Santos, Sílvio; Ana Peixinho. "A redescoberta do storytelling: o sucesso dos podcasts não ficcionais como reflexo da viragem narrativa". Estudos em Comunicação 29 (2019): 147-158. http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/article/view/555.

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
2021 - Brain Gain Brain Gain - Projeto de divulgação e comunicação de ciência distinguido e financiado pela Universidade de Coimbra no âmbito da Iniciativa Promoção da Cultura Científica 2021. Outro financiamento: SPN Initiatives Grant, IBRO Global Engagement Seed Grant e Biochemical Society Scientific Outreach Grant. Coordenação de Catarina Seabra (CNC). MyGender - Mediated young adults practices: advancing gender justice in and across mobile apps. Em curso de 2021 a 2024 / Investigador. Referências do projeto: PTDC/COM-CSS/5947/2020. Financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Coordenação Inês Amaral MediaTrust.Lab - Local Media Lab for Civic Trust and Literacy. Universidade da Beira Interior. PTDC/COM-JOR/3866/2020. Em curso de 2021 a 2024 / Investigador. Financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Coordenação Pedro Jerónimo. Violência online contra as mulheres: prevenir e combater a misoginia e a violência em contexto digital a partir da experiência da pandemia de COVID-19. Em curso de 2020 a 2022 / Investigador. Referências do projeto: Financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia Gender Research for COVID 19. Coordenação Rita Basílio de Simões. Broadcasting in the Portuguese Empire: Nationalism, Colonialism & Identity. Universidade Católica Portuguesa (Centro de Estudos de Comunicação e Cultura). Em curso de 2018 a 2022 / Co-Investigador responsável. Financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia: Ref: PTDC/COM-CSS/29610/2017. Coordenação Nelson Ribeiro.
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
Doutoramentos concluídos Miguel Ângelo Rodrigues Midões. Doutoramento em Ciências da Comunicação, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra concluído em 27 de maio de 2021. Orientador. Francisco Carlos Guerra Mendonça Júnior. Doutoramento em Ciências da Comunicação, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra concluído em 31 de março de 2019. Orientador (co-orientação de Isabel Ferin Cunha). Teses de Doutoramento (em curso) Bruno Santos Nascimento Dias. Doutoramento em Ciências da Comunicação, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em curso desde 2020/21. Orientador (co-orientação de Ana Carolina Escosteguy). Felipe Neves da Rocha. Doutoramento em Ciências da Comunicação, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em curso desde 2019/20. Orientador (co-orientação de Sérgio Bairon). 3.2.1 Dissertações, estágios e projetos de Mestrado Bárbara Filipa Carneiro Melo. Estágio no âmbito do Mestrado em Jornalismo e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (em curso). Carlos Eduardo Pereira de Jesus. Estágio no âmbito do Mestrado em Jornalismo e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (em curso). Samuel Valente dos Santos. Estágio e relatório inseridos no Mestrado em Jornalismo e Comunicação da faculdade de Letras da Universidade de Coimbra concluído em 21 de julho de 2022. Mattia Fossati. Estágio e relatório inseridos no Mestrado em Jornalismo e Comunicação da Faculdade de Letras da universidade de Coimbra, concluído em 5 de julho de 2022. Wanhong She. Dissertação inserida no Mestrado em Jornalismo e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra concluído em 23 de novembro de 2021 (co-orientação com Rita Basílio de Simões). Cátia Sofia da Silva Fonseca Vasconcelos Barbosa. Estágio e relatório inseridos no Mestrado em Jornalismo e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra concluído em 16 de outubro de 2019. Inês Maria Godinho Nepomuceno. Estágio e relatório inseridos no Mestrado em Jornalismo e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra concluído em 16 de julho de 2018. Jorge Manuel Costa Bravo. Estágio curricular no Teatro Académico de Gil Vicente no âmbito do Mestrado em Jornalismo e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra concluído em 20 de julho de 2018. Maria Inês Moreira dos Santos (2018, concluído). Estágio curricular na Rádio e Televisão de Portugal. Mestrado em Jornalismo e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Inês Nepomuceno (2018, concluído). Estágio curricular no jornal Diário de Notícias. Mestrado em Jornalismo e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.