Publicações mais relevantes no período de 2018-2023
Moreira, J. António, & Dias- trindade, Sara (2021). Educação, Pedagogia e Justiça Social no Ensino Superior em Ambiente Prisional. Revista Conhecimento Online, 1, jan./abril 2021 89-111. Disponível a partir de: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2371 DOI: https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.2371. | URI: http://hdl.handle.net/10400.2/13358 | e-ISSN: 2176-8501.
Dias- trindade, Sara, Moreira, J. António, & Ferreira, António Gomes (2020). Assessment of University Teachers on Their Digital Competences. Qwerty - Open and Interdisciplinary Journal of Technology, Culture and Education, 15(1), 50-69. Disponível a partir de: http://www.ckbg.org/qwerty/index.php/qwerty/article/view/341 DOI: 10.30557/QW000025 | URI: http://hdl.handle.net/10400.2/13330 ISSN: 2240-2950
Moreira, J. António, Dias-trindade, S. (2020). Online Learning Environments enriched with audiovisual technologies and its impact on the construction of virtual communities in Higher Education in prison context. Journal of e-Learning and Knowledge Society. 16(1), 9-16. (ISSN: 1826-6223, e-ISNN: 1971-8829). Disponível a partir de: https://www.je-lks.org/ojs/index.php/Je-LKS_EN/article/view/1135039 DOI: https://doi.org/10.20368/1971-8829/113503 | URI: http://hdl.handle.net/10400.2/13367
Moreira, J. António, & Rodrigues, Elsa (2019). Potencialidades do Cinema de Ficção Científica em Contexto de Reclusão e o seu Impacto na Construção de Comunidades de Aprendizagem. ICONO14, vol. 17, n.º 2, 130-153. Disponível a partir de https://icono14.net/ojs/index.php/icono14/article/view/1353 (ISSN Online: 1697-8293) | DOI: https://doi.org/10.7195/ri14.v17i2.1353 | URI: http://hdl.handle.net/10400.2/13363
Moreira, J. António (2022). Educação a Distância e e-Learning no Ensino Superior em Estabelecimentos Prisionais em Portugal. Video Journal of Social and Human Research, 1(1). 24-33. Disponível em: https://vjshr.uabpt.uema.br/index.php/vjshr/article/view/13/28 | https://www.academy-on.com/videos/moreira-vjshr-1-1/ DOI: http//doi.org/10.18817/vjshr.v1i1.13. ISSN: 2795-5745 URI: http://hdl.handle.net/10400.2/12103
Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
• (01/06/2023 a 30/05/2027) Coordenador Estrangeiro e Pesquisador no projeto financiado pela Fundação Araucária- Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, BRASIL: Implantação e consolidação do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação em Educação Básica Pública - NAPI Educação do Futuro- Eixo Temático 2 – “Competências digitais dos professores da Educação Básica e Ensino Superior públicos”, tendo como promotor a Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e como co-promotores a Universidade Aberta (UAb) de Portugal e a Universidade do Estado do Maranhão (UEMA), Brasil. (co-IR; Programa Internacional; projeto em curso)
• (2016-2023) Investigador Responsável/Coordenador do projeto “EaD e eLearning em Estabelecimentos Prisionais em Portugal” desenvolvido em parceria com o Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra, a Universidade Aberta e com o apoio financeiro da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) (Acordo Adicional ao Protocolo de Colaboração de 17 de junho de 2019) (IR; programa nacional; projeto em curso).
• (2018-2022) Investigador Responsável/Coordenador do projeto “O Campus Digital de Educação, Formação, Empregabilidade e Cidadania- EDUCONLINE@PRIS dos Açores” desenvolvido em parceria com a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), o Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra, a Universidade Aberta e com o apoio financeiro da Direção Regional da Ciência e Tecnologia dos Açores (Portaria n.º 2042/2018 de 14 de dezembro de 2018) (IR; programa nacional; projeto finalizado).
• (01/03/2023 a 28/02/2024) Investigador no projeto financiado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra/ Fundação para a Ciência e Tecnologia: “Cidades do Norte da Lusitânia Romana em 3D: Ensaio sobre a sua história em cenários híbridos de aprendizagem” tendo como promotor a Universidade de Coimbra/CEIS20. (membro da equipa; programa nacional; projeto em curso)
• (01/08/2018 a 31/07/2022) Investigador Responsável/ Coordenador Estrangeiro no projeto financiado pela Coordenação de Aperfeicoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES do Programa Institucional de Internacionalização CAPES/PRINT (Edital n.º 41/2017; Número de Inscrição: PROJ-CAPESPRINT1036130P): “Transformação Digital e Humanidades: Educação, Comunicação e Tecnologias” tendo como promotor a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e como co-promotores a Universidade Aberta (UAb) de Portugal, Universidade de Coimbra, Universitat Central de Catalunya e Libera, Università degli Studi Maria SS Assunta di Roma, Universitat Duisburg-Essen, Universidade Autónoma de Barcelona, Université Paul- Valery- Montpellier e a University of California, Irvine. https://gpedu.com.br/transformacao-digital-e-humanidades-educacao-e-comunicacao-em-movimento-print-tdh/ (co-IR; Programa Internacional; projeto finalizado)
• (01/03/2022 a 28/02/2025) Investigador estrangeiro no projeto financiado pelo CNPq (Processo n.º 303668/2021-0): “Saberes de Morin e Freire na Teia de Interconexão da Visão da Complexidade e da Educação Crítica”. Instituição de Execução: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Grupo de Pesquisa Paradigmas Educacionais e a Formação de Professores- http://www.pefop.com.br/ PEFOP-PUCPR dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4393941335583828 Vigência: início: 01/03/2022 fim: 28/02/2025/ CNPJ: 76659820000313 / Ação: Chamada CNPq Nº 4/2021 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ (membro da equipa; programa internacional; projeto em curso)
• (29/12/2017 a 28/12/2022) Investigador Estrangeiro no projeto financiado pelo Ministério da Saúde (BRASIL) (Contrato: TED 54/2017 Ministério da Saúde/Fundo Nacional de Saúde): “Pesquisa aplicada para integração inteligente orientada ao fortalecimento das redes de atenção para resposta rápida à Sífilis” tendo como promotor o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN). https://sifilisnao.com.br/ https://lais.huol.ufrn.br/?projetos=sifilis-nao (membro da equipa; programa internacional; projeto finalizado)
• (01/07/2019 a 30/06/2022) Investigador Estrangeiro no projeto financiado pela Fundação Carlos Chagas e a Fundação Itaú Social (Protocolo 100000693): A CIDADE COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: Práticas pedagógicas inovadoras para a promoção da cidadania e do desenvolvimento social sustentável tendo como promotor a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). (membro da equipa; programa internacional; projeto finalizado)
• (2017-2022) Investigador no projeto financiado pelo Portugal2020 (Processo n.º 02/SAICT/2017): “Competências de literacia digital e mediática em Portugal” tendo como promotor a Universidade de Coimbra/CEIS20 e como co-promotor a Universidade do Minho. https://www.uc.pt/fpce/comedig/equipa (membro da equipa; programa nacional; projeto finalizado)
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
ORIENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE PÓS- DOUTORAMENTO
• (2023, junho) Orientou e e supervisionou, o trabalho de Pós-Doutoramento de Natanael Reis Bomfin, no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta com o título: “Estudo comparativo sobre a formação e articulação de jovens para promoção de práticas socioeducativas nas periferias de Salvador e Lisboa”. | instituição internacional; com bolsa/financiamento. |
• (2023, maio) Orientou e supervision0u, o trabalho de Pós-Doutoramento de Samantha Gonçalves Mancini Ramos, no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta com o título: “A Formação de Professores na Era Digital: Foco nas Práticas Pedagógicas associadas às Práxis Socioculturais e Tecnológicas”. | instituição internacional; com bolsa/financiamento. |
• (2022, novembro) Orientou e supervisionou, o trabalho de Pós-Doutoramento de Luiz Alberto Rocha de Lira, no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta com o título: "Formação de Professores no Brasil e Portugal: Abordagens Históricas, Legais, Comparativas. Estudo sobre o Curso de Formação em Docência Digital em Rede”. | instituição internacional; com bolsa/financiamento. |
• (2022, maio) Orientou e supervisionou, o trabalho de Pós-Doutoramento de Ilka Marcia Ribeiro de Souza Serra, Professora da Universidade do Estado do Maranhão (UEMA) no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra com o título: “COMPETÊNCIAS DIGITAIS: diagnóstico e estratégias formativas para a fluência técnico-pedagógica dos professores da Universidade Estadual do Maranhão”. | instituição nacional; sem bolsa/financiamento. |
• (2022, abril) Orientou e supervisionou, o trabalho de Pós-Doutoramento de Karilany Dantas Coutinho da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra com o título: “Sífilis Não: Internacionalização, Governança e Transdisciplinaridade”. | instituição internacional; com bolsa/financiamento. |
• (2022, abril) Orientou e supervisionou, o trabalho de Pós-Doutoramento de Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra com o título: “Projeto "Sífilis Não" na Dimensão das Cooperações Internacionais: CEIS 2020 Coimbra/Portugal”. | instituição internacional; com bolsa/financiamento. |
• (2020, outubro) Orientou e supervisionou, o trabalho de Pós-Doutoramento de Jesus Manuel Delgado-Mendez, Professor da Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (UFRB) no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra com o título: “Educação para a Cidadania e Inclusão Digital em Presídios em Portugal”. | instituição nacional; sem bolsa/financiamento. |
• (2020, junho) Orientou e supervisionou, o trabalho de Pós-Doutoramento de Ademilde Silveira Sartori, Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra com o título: “Prática Pedagógica Educomunicativa: ecossistemas educomunicativos em tempos de cultura digital” | instituição nacional; sem bolsa financiamento. |
• (2020, maio) Orientou e supervisionou, o trabalho de Pós-Doutoramento de Ariston Cardoso da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- Brasil, na Universidade Aberta com o título: “Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo: O que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia?”. | instituição nacional; sem bolsa/financiamento. |
• (2020, fevereiro) Orientou e supervisionou, o trabalho de Pós-Doutoramento de Mary Valda Souza Sales, Professora da Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Brasil no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra com o título: “Fluência Digital de Professores e as Demandas da Sociedade Contemporânea: Diagnóstico e Potencial para Formação na Rede Pública Estadual da Bahia” | instituição nacional; sem bolsa/financiamento. |
• (2020, janeiro) Orientou e supervisionou, o trabalho de Pós-Doutoramento de Eliane Schlemmer, Professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) na Universidade Aberta com o título: "Ecossistemas de Inovação na Educação na cultura híbrida e multimodal" (EDITAL Nº 01/2019 - Programa Institucional de Internacionalização – CAPES-PrInt - Processo Seletivo de Bolsas - 2019/1) | instituição internacional; com bolsa/financiamento. |
• (2020, janeiro) Orientou e supervisionou, o trabalho de Pós-Doutoramento de Camila Lima Santana e Santana do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- Brasil, no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra com o título: “Entre nós, links e conexões: difusão do conhecimento em redes sociais online”. | instituição internacional; com bolsa financiamento. |
• (2019, janeiro) Orientou e supervisionou o trabalho de Pós-Doutoramento de Sara Dias-Trindade da Universidade de Coimbra no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) com o título: “Blended Learning e eLearning no Ensino da História e na Promoção da Inclusão e Cidadania Digital em Estabelecimentos Prisionais em Portugal” | instituição nacional; sem bolsa financiamento. |
• (2018) Orientou e supervisionou, o trabalho de Pós-Doutoramento de Daniel Mill da Universidade Federal de São Carlos- Brasil, no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra com o título: “Pesquisas sobre Educação a Distância no Brasil e Portugal: análise dos grupos que estudam a temática nos dois países”. | instituição internacional; com bolsa financiamento. |
ORIENTAÇÃO DE TESES DE DOUTORAMENTO
2023 • Orientou a tese de Doutoramento de Bianca Jussara Borges Clemente, no curso de Doutoramento em Estudos Contemporâneos da Universidade de Coimbra com o título: “Práticas de letramento em comunidades virtuais de leitores-escritores fãs de ficção” cuja discussão pública decorreu no dia 28 de julho de 2023. | instituição nacional; sem bolsa financiamento. |
2022 • Orientou a tese de Doutoramento de Adriana Maria Lage da Costa, no âmbito do Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra com o título: “A Formação de Professores para a Educação a Distância no Brasil: Programas, Políticas e Percursos”, cuja discussão pública decorreu no dia 03 de novembro de 2022. | instituição nacional; sem bolsa financiamento. |
2022 • Orientou a tese de Doutoramento de Sara Marisa da Graça Dias do Carmo Trindade, no âmbito do Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra com o título: “Tecnologias e Competências Digitais na Educação Portuguesa: história da sua integração nas práticas pedagógicas desde o início do século XX”, cuja discussão pública decorreu no dia 14 de junho de 2022. URI: http://hdl.handle.net/10316/101742 | instituição nacional; sem bolsa financiamento. |
2022 • Orientou a tese de Doutoramento, como co-orientador estrangeiro, de Braian Garrito Veloso, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de São Carlos com o título: “Incorporação Orgânica da Educação a Distância nas Universidades Públicas”, cuja discussão pública decorreu no dia 17 de maio de 2022. (Bolsa de doutorado no exterior no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES-PrInt, processo n. 88887.569966/2020-00). | instituição internacional; com bolsa financiamento. |
2021 • Orientou a tese de Doutoramento, como co-orientador estrangeiro, de Aitor González Bengoechea, no âmbito do Doutoramento em Comunicación Audiovisual, Publicidad y Relaciones Públicas apresentada à Facultad de Ciencias de la Información da Universidad Complutense de Madrid, com o título: “La construcción de la Marca España através de las redes sociales: el caso del Alto Comisionado para la Marca España en Facebook, Twitter y YouTube”, cuja discussão pública decorreu no dia 12 de julho de 2021. | instituição internacional; sem bolsa financiamento. |
2021 • Orientou a tese de Doutoramento, como co-orientador estrangeiro, de Fernanda da Silva Lino, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil, com o título: “Cyberbullying e Educomunicação: A Criação e o Fortalecimento de Ecossistemas Educomunicativos como Reação e Superação da Violência Virtual”, cuja discussão pública decorreu no dia 28 de maio de 2021. (Bolsa de doutorado no exterior no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES/MEC). | instituição internacional; com bolsa financiamento. |
2021 • Orientou a tese de Doutoramento, como co-orientador estrangeiro, de Diego Botas Leal, no âmbito do Doutoramento em Comunicación Audiovisual, Publicidad y Relaciones Públicas apresentada à Facultad de Ciencias de la Información da Universidad Complutense de Madrid, com o título: “El uso de la fotografía de perfil como herramienta de creación de identidad digital: consecuencias en la empleabilidad de los jóvenes universitarios”, cuja discussão pública decorreu no dia 19 de janeiro de 2021. | instituição internacional; sem bolsa financiamento. |
2020 • Orientou a tese de Doutoramento, como co-orientador estrangeiro, de Kaio Eduardo de Jesus Oliveira, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil com o título: “A ciência dos memes e os memes da Ciência: Divulgação cientifica e educação na cultura digital”, cuja discussão pública decorreu no dia 06 de março de 2020. (Bolsa de doutorado no exterior no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES/MEC). | instituição internacional; com bolsa financiamento. |
2020 • Co-orientou a tese de Doutoramento de Rosa Maria Rigo, no âmbito do curso do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUC/RS com o título: “Engagement Acadêmico: contributos das tecnologias digitais para um processo (trans) formativo nas relações de engajamento na Educação Superior”, cuja discussão pública decorreu no dia 21 de janeiro de 2020. | instituição internacional; sem bolsa financiamento. |
2019 • Orientou a tese de Doutoramento, como co-orientador estrangeiro, de Juan Gabriel García Huertas, no âmbito do Doutoramento em Comunicación Audiovisual, Publicidad y Relaciones Públicas apresentada à Facultad de Ciencias de la Información da Universidad Complutense de Madrid, com o título: “La presencia y disfrute de la amistad en Facebook según el estudio de la misma en la obra de Pedro Laín Entralgo, Sobre la amistad”, cuja discussão pública decorreu no dia 18 de outubro de 2019. (CO-ORIENTADOR) | instituição internacional; sem bolsa financiamento. |
2019 • Orientou a tese de Doutoramento, como co-orientador estrangeiro, de Thiago Reginaldo, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil, com o título: “Pedagogia na Educomunicação: alfabetização e linguagem na Prática Pedagógica Educomunicativa nos anos iniciais escolares”, cuja discussão pública decorreu no dia 31 de julho de 2019. (Bolsa de doutorado no exterior no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES/MEC). | instituição internacional; com bolsa financiamento. |
2019 • Orientou a tese de Doutoramento de Marcelo Forte, no curso de Doutoramento em Estudos Contemporâneos da Universidade de Coimbra com o título: “Desbravamentos de um Professor-Artista e os Caminhos da Docência-Artística”, cuja discussão pública decorreu no dia 12 de março de 2019. URI: http://hdl.handle.net/10316/87588 | instituição nacional; sem bolsa financiamento. |
ORIENTAÇÃO DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO
• (2023) Orientou a dissertação de Mestrado de Ana Leonor Cabahug de Castro Couto, no curso de Mestrado em Pedagogia do eLearning, no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, com o título: “Proposta de uma narrativa gamificada para o Museu Monográfico de Conimbriga”, cuja discussão decorreu no dia 01 de junho de 2023. | instituição nacional; sem bolsa financiamento. |
• (2023) Orientou a dissertação de Mestrado de Rui Pedro Santos Teixeira, no curso de Mestrado em Supervisão Pedagógica, no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, com o título: “A Supervisão pedagógica como inovação pedagógica: o caso do projeto Novas Rotas”, cuja discussão decorreu no dia 24 de maio de 2023. instituição nacional; sem bolsa financiamento. |
• (2023) Orientou a dissertação de Mestrado de Maria de Fátima Ferreira, no curso de Mestrado em Supervisão Pedagógica, no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, com o título: “Supervisão colaborativa na capacitação digital de professores de física e química e o seu impacto no autoconceito académico de estudantes do ensino secundário”, cuja discussão decorreu no dia 04 de abril de 2023. instituição nacional; sem bolsa financiamento. |
2022• Orientou a dissertação de Mestrado da licenciada Ana Katarine de Oliveira Caldeira, no curso de Mestrado em Pedagogia do eLearning, no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, com o título: “A formação humana dos enfermeiros da Atenção Primária em Saúde no enfrentamento da sífilis através da construção de um aplicativo educativo”, cuja discussão decorreu no dia 08 de junho de 2022. instituição nacional; com bolsa financiamento. |
2022• Orientou a dissertação de Aline de Queiroz Ramos Passos, no Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) vinculado ao Departamento de Educação, Campus I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com o título: “Projeto arquitetônico de sala de aula para estimular o aprendizado na educação superior: uma abordagem conectada com neuroeducação e neuroarquitetura”, cuja discussão decorreu no dia 02 de maio de 2022. instituição internacional; sem bolsa financiamento. |
2021• Orientou a dissertação de Simone Santos Silva, no Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) vinculado ao Departamento de Educação, Campus I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com o título: “Ecossistema Digital de Aprendizagem: Potencializando uma Formação em Tecnologias Digitais para Professores do Colégio Estadual de Barra do Pojuca – Cebp, Camaçari, Bahia”, cuja discussão decorreu no dia 02 de dezembro de 2021. instituição internacional; sem bolsa financiamento. |
2021• Orientou a dissertação de Daize da Silva Fonseca, no Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) vinculado ao Departamento de Educação, Campus I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com o título: “Ecossistema Digital: Práticas Integradas para Potencializar o Letramento Digital no Processo Formativo do Estudante de Pedagogia da Educação a Distância”, cuja discussão decorreu no dia 29 de novembro de 2021. instituição internacional; sem bolsa financiamento. |
2021• Orientou a dissertação de Mestrado da licenciada Elane Almeida Meireles Véras de Queiroz, no curso de Mestrado em Pedagogia do eLearning, no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, com o título: “Jogos digitais e o seu impacto na aquisição de conhecimentos na área de Segurança da Informação e Informática”, cuja discussão decorreu no dia 27 de outubro de 2021. instituição internacional; com bolsa financiamento. |
2020• Orientou a dissertação de Mestrado da licenciada Sónia Patrícia Silva Valente, no curso de Mestrado em Pedagogia do eLearning, no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, com o título: “Educação a Distância e eLearning no Ensino Superior em Estabelecimentos Prisionais em Portugal. Realidades, desafios e perspetivas a partir da visão dos atores”, cuja discussão decorreu no dia 23 de junho de 2020. instituição nacional; sem bolsa financiamento. |
2019• Orientou a dissertação de Mestrado de Ana Maria da Assunção Veiga Moreira da Silva no curso de Mestrado em Supervisão Pedagógica, no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, com o título: “Desenvolvimento Profissional e Formação Docente. Práticas co-formativas para a mudança da práxis pedagógica”, cuja discussão decorreu no dia 24 de setembro de 2019. instituição nacional; sem bolsa financiamento. |
2018• Orientou a dissertação de Mestrado de Ana Polainas, no curso de Mestrado em Pedagogia do eLearning, no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, com o título: “Criação, Desenvolvimento e Avaliação de um Sistema de Gestão de Aprendizagem para formação empresarial online”, cuja discussão pública decorreu no dia 24 de julho de 2018. instituição nacional; sem bolsa financiamento. |
2018• Orientou a dissertação de Mestrado de Paula Catarina Fernandes Vieira, no curso de Mestrado em Supervisão Pedagógica, no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, com o título: “Uso e Potenciação das Tecnologias Digitais no Ensino da Educação Visual e Tecnológica. Um estudo de caso em São Miguel”, cuja discussão pública decorreu no dia 13 de abril de 2018. instituição nacional; sem bolsa financiamento. |
ORIENTAÇÕES DE RELATÓRIOS CONDUCENTES À OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE
2022• Co-orientou a dissertação de Mestrado do licenciado Marco António Guedes Cosme, no curso de Mestrado de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com o título: “A Educação Digital nas Aula de História”, cuja discussão decorreu no dia 24 de outubro de 2022. instituição nacional; sem bolsa financiamento. |
2021• Co-orientou a dissertação de Mestrado do licenciado Joel Filipe Nogueira Perpétuo, no curso de Mestrado de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com o título: “Imagens em Movimento no Ensino em História”, cuja discussão decorreu no dia 22 de outubro de 2021. instituição nacional; sem bolsa financiamento. |
2019• Co-Orientou a dissertação de Mestrado do licenciado Miguel Ângelo Filipe Pestana, no curso de Mestrado de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com o título: “A consolidação dos conhecimentos da aula de História na Era Digital. Tecnologia Digital e Autoconceito Académico”, cuja discussão decorreu no dia 22 de outubro de 2019. instituição nacional; sem bolsa financiamento.