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Alexandre Franco de Sá

Alexandre Franco de Sá

alexandre.franco.sa@gmail.com
Grupos de investigação
2 - Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização
Biografia

Nascido em Lisboa, em 1972. Estudos na Universidade Católica Portuguesa, Universidade de Lisboa, Universität Albert Ludwig (Freiburg, Alemanha), Universidade de Coimbra. Doutoramento em Filosofia na Universidade de Coimbra (2007). Professor na Universidade de Coimbra (desde 2000) e na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil (2015-2017). Várias publicações nacionais e internacionais, com especialidade no âmbito da filosofia social e política. Livros como autor: Metamorfose do Poder (Coimbra, 2004; Rio de Janeiro, 2012). O Poder pelo Poder (Lisboa, 2009). Poder, Direito e Ordem: ensaios sobre Carl Schmitt (Rio de Janeiro, 2012). Ideias sem Centro: esquerda e direita no populismo contemporâneo (Lisboa: Dom Quixote, 2021).

Temas e problemáticas da atividade científica

Soberania e teoria do poder


Teologia Política


Metapolítica

Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Sá, Alexandre Franco de. Ideias sem Centro: esquerda e direita no populismo contemporâneo. Lisboa: Dom Quixote, 2021


Sá, Alexandre Franco de. "Political Theology between Empire and State: a course between Carl Schmitt, Erik Peterson, and Giorgio Agamben". Revista Portuguesa de Filosofia 75 3 (2019): 1459-1488


Sá, Alexandre Franco de. "Heidegger e o Estado hegeliano no contexto da Machtergreifung". In Entre Mundos: Liber Amicorum para Irene Borges-Duarte, 237-247. Lisboa, Portugal: Colibri, 2022


Sá, Alexandre Franco de. "Ernst Jünger e a Técnica". In Filosofia da Tecnologia: introdução aos teóricos do século XX, editado por Sylla, Bernhard; Braga, Joaquim, 81-100. Coimbra: Grácio Editor, 2022.


Sá, Alexandre Franco de. "Dangerous Liaisons: Carl Schmitt y la República de Weimar". In Laboratório Weimar: La crisis de la globalización en Euroamérica (1918-1933), 33-48. Madrid, Espanha: Tecnos, 2020

Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023

Doutoramento: Paulo Soma. Raízes, representações e afirmação da soberania política no contexto geral e de Angola. Doutoramento em Filosofia. UC (2023)


João Diogo Raposo Pais Gonçalves Loureiro. A Dupla Face de Atenas: cidade e felicidade em Aristóteles, São Tomás e Espinosa. Doutoramento em Filosofia. UC (2019)


Roosevelt Arraes. Consenso e Conflito Político-Jurídico nas Situações de Instabilidade das Liberais Democracias em Rawls e Schmitt. Doutoramento em Filosofia, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2019)


Andityas Soares de Moura Costa Matos. Representação contra democracia radical: elementos para uma leitura (a)teológica do poder político na contemporaneidade. Doutoramento em Filosofia. UC (2018)


Mestrado: Raquel Ferreira Fernandes. Teologia Política e Império: o problema da fundamentação do poder. Mestrado em Filosofia na UC (2022)


Isabel do Carmo Marinho da Costa. Tempo e Crise: reflexões sobre a conceção de tempo histórico em Reinhart Koselleck. Mestrado em Filosofia na UC (2019).


Dayane Adrielli Schneider. A influência do messianismo como símbolo gnóstico nos movimentos ideológicos de massa: a diferenciação dos símbolos de Eric Voegelin. Mestrado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2019)


Flávia Neves Ferreira. O caminho fenomenológico da hermenêutica da facticidade no jovem Heidegger (1919-1923). Mestrado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2019)


Thiago Ehrenfried Nogueira) O humanismo como império da técnica sobre o ser: a relação entre humanismo e técnica em Martin Heidegger. Mestrado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2019)


André Gaulke. Da Ira à Justiça: uma investigação do thymós e do reconhecimento para a ética contemporânea. Mestrado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018)


Paulo Eduardo Lopes da Silva. Liberdade e Finitude nos Caminhos da Propriedade. Mestrado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018)


Suzana Piscitello. Voyage au bout du Sertão: lecture de Grande Sertão Veredas de João Guimarães Rosa (Mestrado Europhilosophie, UC (2018)


Mestrado em Ensino (profissionalizante): Xavier Emanuel Correia da Silva. A educação segundo a perspetiva da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer (2023)


Romana Sofia Silva Costa. A lecionação da Teoria de Justiça de John Rawls (2023)


Helena Isabel Neves Pinela. A Omnipresença do Digital e os Impactos no Desenvolvimento e Aprendizagem dos Alunos (2023)


Maria José Correia Tavares de Figueiroa-Rego Andrade Rebelo. Autenticidade e Práxis, o lugar do Diálogo em Educação (2023)

João Pedro Cavaleiro Ferreira. Do espanto à ansiedade (2023)


Edgar José Pires Cavaco. Educação centrada na criança ou exclusão do ensino? Reflexão crítica sobre o paradigma educativo puerocentrado (2023) Bruno Miguel Lopes Oliveira. Ensino de Filosofia e a Crise das Humanidades (2023)


Margarida de Ochôa Nunes. O Papel Da Igualdade De Género No Ensino Da Filosofia (2023) Carlos César Quintela Vinhal de Pires Silva. O papel da metáfora no ensino de Filosofia (2023)


Sérgio Manuel Lamas Peña. Para Uma Perspectiva Intersubjectivista Do Ensino E Aprendizagem da Filosofia: Repensar a Questão Avaliativa (2023) Eugénia Carolina Vilaça Andorinha Patrício. Sobre o estudo da experiência religiosa no ensino da filosofia no ensino secundário (2023)


Cassandra Abigail da Silva Gonçalves. A Música como Recurso Didático no Ensino de Filosofia (2022)


Luís Francisco Cordeiro Marques. Deontologia utilitarista: o sacrifício da subjetividade e o imperativo categórico como expressões do bem comum universal Dispositivos didáticos para o estudo das éticas de Kant e Mill no Ensino Secundário (2022)


Filipa Andreia Pedro Igrejas. Entre a Filosofia e a Educação: questões e perspetivas (2022)


Joaquim José Forte Falcão. Pensar o Libertismo em Jean Paul Sartre (2022)


Cláudia Catarina Pereira Gonçalves. A Construção das Aprendizagens em Filosofia e a abertura a uma phrónesis (2018


Carolina Silva Ribeiro. O Cinema no Ensino da Filosofia: Contributos do cinema no processo ensino-aprendizagem (2018)

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Carla Valadas

Carla Valadas

csvaladas@gmail.com
Grupos de investigação
2 - Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização
Biografia

Atualmente sou Professora Adjunta no Politécnico de Leiria, ESECS e Investigadora no CEIS20, Universidade de Coimbra. Após ter sido Bolseira de Pós-Doutoramento no Centro de Estudos Sociais (CES-UC) e no Department of Social Policy and Intervention, Universidade de Oxford (2013 e 2018), fui investigadora no CES entre 2018 e 2021. Ao longo dos anos participei em vários projetos de investigação, nacionais e europeus, e lecionei diversas disciplinas a alunos de diferentes formações em várias instituições de ensino superior. Tenho podido realizar parte da minha formação académica - ligada à investigação e também à docência – em diversas Universidades no estrangeiro (e.g. França, Bélgica, UK, Espanha). A minha tese de Doutoramento em Sociologia (FEUC 2012) intitulada "A Europeização das Políticas Sociais. Impactos e Implicações no Caso Português", foi distinguida com a Menção Honrosa (ex aequo) do Prémio Jacques Delors 2017. De entre os temas de investigação que tenho privilegiado destacam-se os seguintes eixos temáticos: a (re)configuração das políticas de emprego e de formação profissional em países da Europa do Sul; as implicações, o desenvolvimento e a configuração específica do paradigma do Investimento Social nos Estados-Providência do Sul Europeu; a(s) política(s) social(ais) Europeia(s) (trajetória, potencialidades, limites); as implicações do emprego precário, do desemprego e da exclusão social junto de grupos sociais específicos em territórios de ação concretos. Em 2022, o meu artigo “European Social Union in times of dystopia. The long (social) walk of Southern European societies” foi distinguido com o Prémio ResPublica 2022.

Temas e problemáticas da atividade científica
Políticas sociais nacionais e europeias
(Des)Emprego, Emprego Precário, Exclusão Social
Mercado de Trabalho, políticas ativas de emprego e Estado(s)-Providência
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Valadas, C. (2023). “Unemployment in the 21st century. Constructing a social status through public intervention”, in R. Baikady et al (eds.), The Palgrave Handbook of Global Social Problems, Palgrave Macmillan. ISBN: 978-3-030-87624-1


Valadas, C. (2022). “The activation of employment policy in Southern Europe. The case of Portugal and the translation of external pressures into policies and processes”, in M. Brown and M. Briguglio (eds.), Social Welfare Issues in Southern Europe, Routledge. Europa Regional Perspectives series. Oxon & New York: Routledge. DOI: 10.4324/9780429262678


Valadas, C. (2021). “New Directions for EU social policy in challenging times”, in M. Pomati, A. Jolly and J. Rees (eds.), Social Policy Review. Analysis and Debate in Social Policy 2021, 33, Bristol: Policy Press, 29-48. ISBN 978-144735972


Valadas, C. (2021). “Liquid jobs and precarious workers. The Welfare state under pressure in Portugal”, Análise Social, 240(LVI), 418-440. DOI: 10.31447/as00032573.2021240.01


Valadas, C. & Sebastião, D. (2020). “O modelo social europeu em contínuo questionamento. Potencialidades e limites da política social da UE”, in I. Camisão & A. P. Brandão (coords.), O Estado da União Europeia. Diagnóstico e Prospetiva. Forte da Casa: Petrony Editora, 63-80. ISBN 9789726852889

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023

Carla Valadas (IR - DL57/2016/CP1341/CT0017)) “A ativação da proteção social e a individualização do desemprego. Trajetórias convergentes em países com modelos de Estado-Providência distintos?”, CES-UC (06-2018 a 09-2021)


Carla Valadas (SFRH/BPD/85967/2012) (Supervisores: Pedro Hespanha; Martin Seeleib-Kaiser) “Changes in the relationship between work and welfare. The activation of employment policies in Portugal and in the UK”, CES-UC&DSPI, University of Oxford (04-2013 a 06-2018)

Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023

- Reis, Jessica. "“Palavras que nos unem” – A literatura como ferramenta de mediação" (Dissertação de Mestrado). Politécnico de Leiria, ESECS (em curso desde 09-2023) (Sem bolsa) . (co-orientação com Hermes Costa)

- Prof. Doutora Fátima Souza. "“Políticas de emprego em um cenário de desemprego: a qualificação profissional continua em cena"(Estágio Pós-Doutoral). Centro de Estudos Sociais (02-2019 a 01-2020) (Com bolsa)

CA
Carlos Eduardo Pacheco Amaral

Carlos Eduardo Pacheco Amaral

carlos.ep.amaral@uac.pt
Grupos de investigação
2 - Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização
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Dina Sebastião

Dina Sebastião

dina.sebastiao@uc.pt
Grupos de investigação
2 - Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização
Biografia

Dina Sebastião é membro integrado do CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares, da Universidade de Coimbra, e professora auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É doutorada em Estudos Europeus pela mesma Universidade, com Mestrado em História Contemporânea (Economia, Sociedade e Relações Internacionais) e licenciatura em Jornalismo. A sua investigação centra-se no estudo da União Europeia, sob uma base normativa democrática, enquanto sistema político em construção, dependente de dinâmicas político-partidárias intrínsecas aos sistemas nacionais. Tem estudado concretamente o papel de partidos no sistema político da UE, a Europeização, a governação económica e monetária da UE e a política de asilo. Neste âmbito, tem participado em conferências internacionais e publicado capítulos de livros e artigos em revistas com revisão científica. A ciência política tem sido central na sua investigação, em intersecção com a história e economia política. Foi galardoada com o Prémio Jacques Delors 2017 – Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, pelo melhor estudo em temas comunitários.

Temas e problemáticas da atividade científica

Défice democrático


partidos políticos


União Europeia

Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Sebastião, D., Luciano, B. (2023). Moving from EU-centrisms: Lessons from the Polycrisis for the EU studies and Global South Regionalism. Journal of Contemporary European Research, 19(2), 226-245. https://doi.org/10.30950/jcer.v19i2.1297 [Index: Scopus. Ranking SJR Scimago, Q2].


Sebastião, D. (2023). El papel de los partidos políticos en el fortalecimiento de la democracia del sistema político de la Unión Europea (un análisis del informe de la conferencia sobre el futuro da la Europa). En C. Molina del Pozo y E. Vieira Posada (Eds.), Institucionalidad y cambio climático en el futuro de la integración europea y latinoamericana (vol. 13, 99-125). Ediciones Universidad Cooperativa de Colombia y Editorial de la Universidad de Alcalá. https://doi.org/10.16925/9789587604375 | ISBN (impresso): 978-958-760-435-1 (Colombia) / 978-84-19745-23-1 (España)| ISBN (PDF): 978-958-760-436-8 (Colombia) / 978-84-19745-66-8 (España) . Doi: https://doi.org/10.16925/9789587604375


Sebastião, D. (2021). Covid-19: a different economic crisis but the same paradigm of democratic deficit in the EU. Politics and Governance, 9(2), 252-264. Doi: 10.17645/pag.v9i2.3923 [Index: Scopus. Ranking SJR Scimago, Q1].


Sebastião, D., Borges, S. (2021). Should we stay or should we go: EU input legitimacy under threat? Social media and Brexit. Transforming Government, People, Process and Policy. 15(3), 335-346. https://doi.org/10.1108/TG-10-2020-0307. ISSN: 1750-6166 [Index: Scopus. Ranking SJR Scimago, Q2].


Sebastião, D., Dias-Trindade, S. (2021). Brexit as a breeding ground for problem-based learning, In A. Visvizi, M. Field, & M. Pachocka (Ed.), Teaching the EU, fostering knowledge and understanding in the Brexit age (43-68). Bingley: Emerald Publishing Limited. ISBN: 9781800432758. DOI: 10.1108/978-1-80043-274-120211004 [Index: Scopus].

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023

Projeto Regionalismo e a Agenda 2030 (ODS): Desenvolvimento Sustentável, Equidade e Democracia na Construção da Governança Regional” (Chamada cnpq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - UNIVERSAL -Processo: 370422/2022-8). Investigador Responsável: Karina Mariano, UNESP. Entidades parcerias: Universidade Estadual Paulista - UNESP; Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP); Observatório de Regionalismo; CEIS20-Universidade de Coimbra; Universidad de la República (UDELAR), Uruguay. Concurso internacional Sem orçamento atribuído ao CEIS20 Projeto aprovado, em curso. [2022-2025].


Módulo Jean Monnet - Democracy, Development, Integration and Sustainability: European Union and Latin America. Aprovado pela UE, para a UNESP – Brasil (2023-2025). Coordenadora: Karina Mariano, UNESP. Membros da equipa: Bruno Luciano (Programa de Pós-Graduação de San Tiago Dantas - Brasil), Regiane Bressan (UNIFESP – Brasil); Cairo Junqueira (UFS, Brasil); Dina Sebastião (UC – Portugal); Camilo López Burian (UDELAR, Uruguai); Gustavo Muller (KU Leuven – Bélgica); André Leite Araújo (Universidade de Bolonha – Itália). Concurso internacional Sem orçamento atribuído ao CEIS20 Projeto aprovado, em curso.

Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023

- Pedro Camilo Figueirêdo Neto. “Crimigração e vulnerabilidade: um estudo comparado do retorno compulsivo dos extremófilos por imigração em Portugal e Espanha”, Doutoramento em Estudos Contemporâneos, Instituto de Investigação interdisciplinar (coorientadora Dulce Lopes, Faculdade de Direito, UC).

- Natacha Sofia Alves Rodrigues, “A Europeização da política externa: análise comparativa Portugal e França”. Mestrado em Estudos Europeus, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra. Dissertação.

- Ana Madalena Vicente Morais Tracana Santos. “A importância dos centros Europe Direct para a cidadania europeia. O caso da atividade Europa vai à escola no Europe Direct Região de Coimbra e Leiria”. Mestrado em Estudos Europeus, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra. Relatório de Estágio. [Concluída]. Aprovada em 27.10.2023.

- Vitória Totti Salgado. “Fortaleza Europa? A Securitização dos fluxos migratórios nas fronteiras com o Mediterrâneo”. Mestrado do programa de Pós-graduação em Relações Internacionais, San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Universidade Estadual Paulista. [Coorientação] [Concluída]. Aprovada em 6 .12.2021, UNESP, Brasil.

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Fátima Velez de Castro

Fátima Velez de Castro

velezcastro@fl.uc.pt
Grupos de investigação
2 - Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização
Biografia

Fátima Velez de Castro é Licenciada em Geografia (com Especialização em Ensino), Mestre em Estudos sobre a Europa, Doutora em Geografia e Pós-Doutorada em Literatura. Trabalha como Professora Auxiliar no Departamento de Geografia e Turismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde é membro da Comissão Científica. Também é Coordenadora do Mestrado em Ensino da Geografia; Investigadora no CEIS20 (Membro Integrado) e Coordenadora, com João Luis Fernandes, do Grupo 2 - Europeísmo, Altanticidade e Mundialização; Presidente da RISCOS (Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança). Os seus principais temas de investigação são: Ensino da Geografia; Geografia e Riscos Sociais; Geografia das Migrações.

Temas e problemáticas da atividade científica

Geografia Social e Riscos


Geografia das Migrações


Educação Geográfica e Ensino

Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Velez De Castro, F.; Oliveira-osta, J.L.; Zacharias, A.A.; Moreira, T. (2023) (Coord.) – As Paisagens dos Riscos Sociais: Educar para Diminuir a Vulnerabilidade. Estudos Cindínicos, RISCOS, Coimbra, 285 pp. Acesso a 21/11/2022 em: https://www.researchgate.net/publication/375773088_As_paisagens_dos_riscos_sociais_Educar_para_diminuir_a_vulnerabilidade


Santos, A.; Cravo, C., Velez De Castro, F.átima (Coord.) (2022). Desafios Curriculares do séx.XXI. Imprensa da Universidade de Coimbra, Coimbra, 485 pp. Acesso a 07/09/2022 em: https://www.researchgate.net/publication/359789139_Desafios_Curriculares_no_SecXXI


Velez De Castro, Fátima (2023) – “Os Riscos no Ensino da Geografia em Portugal - a dimensão curricular”. In: SOUZA, Carla Juscélia Oliveira; LOURENÇO, Contribuições da Geografia para o Ensino dos Riscos, Imprensa da Universidade de Coimbra e RISCOS, Coimbra, pp.333-358. Acesso a 28/07/2023 em: https://www.researchgate.net/publication/372690776_Os_Riscos_no_Ensino_da_Geografia_em_Portugal_-_a_dimensao_curricular


Velez De Castro, F. (2022) – “Constructing territories of deterritorialization-reterritorialization in Clarice Lispector novels”. Social Sciences, MDPI, 11-12, 575-588. Index: SCOPUS et al https://www.mdpi.com/journal/socsci/indexing Acesso a 12/12/2022 em: https://www.researchgate.net/publication/366150716_Constructing_Territories_of_Deterritorialization-Reterritorialization_in_Clarice_Lispector_Novels


Velez De Castro, F. (2018), “Changes in mobility and migrations: on the possibility of new intra-European migration networks”. Méditerranée - Révue Geographique des Pays Méditerranées, 130|2018, 16 pp. Acesso a 07/09/2022 em: https://www.researchgate.net/publication/329280170_Changes_in_mobility_and_migrations_On_the_possibility_of_new_intra-European_migration_networks

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023

Desde 2023 – Membro da Equipa do Projeto “BRIDGES — Telecollaborative exchange in a teacher-training context: pedagogical intercultural interactions in digital scenarios”, Universidades de Coimbra (Portugal), Helsinkia (Finlândia), Turku (Finlândia), Iasi (Roménia), Poitiers (França), Jena (Alemanha) e Salamanca (Espanha), coordenado por Anabela Fernandes e Ana Isabel Ribeiro (FLUC, CEIS20), FLUC – PRR/UC – 2022/2025 PROGRAMAS IMPULSO (JOVENS STEAM/ADULTOS)


De 2017 a 2020 – Membro da equipa de investigação do Projeto “CODES – Erasmus+ 2017-1-FR01-KA203-037384”, Universidade de Coimbra e Universidade de Lyon, coordenado por João Maria André (FLUC)

Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023

Orientações de Pós-Doutoramento concluídas

- Orientadora do projeto (2 anos) da Doutora Tatiana aparecida Moreira, intitulado “Paisagem Urbana, Arte de Rua e Ensino. Proposta de aplicação didática no Brasil e em Portugal.” Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (co-orientação Sérgio Dias Branco) - Outubro de 2023

- Projeto de Pós-Doutoramento (1 ano) do Doutor Miguel Sardica de Castro, intitulado “Paisagem, desenvolvimento do pensamento crítico e banda desenhada. Uma aplicação didática no 1º ciclo do ensino Básico”. CEGOT e Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. - Julho de 2021


Orientações de Doutoramento concluídas

- Orientadora de Suellen da Silva Pereira com a tese “O pensar a escola inovadora, democrática e as possibilidades para a Geografia escolar”, Doutoramento em Geografia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil (orientação com Rejane Rodrigues, PUC-RJ) - Junho de 2023


Orientações de Mestrado concluídas

– Orientadora da mestranda Carolina Higino Ferreira com o relatório “A importância da análise de dados no Ensino de Geografia: aplicação ao tema “Contrastes de Desenvolvimento”. Mestrado em Ensino da Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. - Setembro de 2023

– Coorientadora da mestranda Mónica Raquel Dias Soares (Orientação de Albano Figueiredo) com o relatório “A perceção da diversidade cultural em ambiente escolar”. Mestrado em Ensino da Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. - Setembro de 2023

– Orientadora da mestranda Ana Salomé Ribeiro Colaço com o relatório “Já colocaste like? O uso de metodologias ativas no ensino da Geografia através da rede social Instagram”. Mestrado em Ensino da Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. - Junho de 2023

– Orientadora do mestrando André Duarte Pinto Ferreira “O Podcast como estratégia pedagógico-didática em Geografia”. Mestrado em Ensino da Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. - Junho de 2023

– Orientadora do mestrando João Pedro Ferreira Vilão com o relatório “No princípio era o Livro. Uma abordagem curricular dos manuais escolares de Geografia do 8º ano”. Mestrado em Ensino da Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. - Junho de 2023

– Orientadora do mestrando Jorge Mário Cardoso Moura com o relatório “A diversidade cultural na escola: construindo pontes com a comunidade cigana”. Mestrado em Ensino da Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. - Junho de 2023

– Orientadora do mestrando João Filipe Neves Gonçalves, com o relatório “A utilização do jogo didático como estratégia de revisão de conteúdos na disciplina de Geografia”. Mestrado em Ensino da Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. - Junho de 2023

– Orientadora da mestranda Ana Patrícia Ferreira Carvalho, com o relatório “Contributo da Geografia para o desenho curricular do ensino profissional”. Mestrado em Ensino da Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. - Junho de 2023

– Coorientadora do mestrando Nuno Gabriel da Costa Ferreira, com a tese “Migrantes lifestyle e reabilitação urbana: o caso do centro histórico de Tavira” (Orientador Paulo Nossa), no Mestrado em Geografia Humana, Planeamento e Territórios Saudáveis, FLUC - Outubro de 2022

– Orientadora da mestranda Maria de Fátima Albuquerque Lopes da Costa, com o relatório “Geografia, Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Aprendizagens Transformadoras: o caso dos espaços verdes em Viseu” (Co-Orientadora Susana Silva), no Mestrado em Ensino da Geografia no 3ºCiclo e Ensino Secundário, da FLUC - Setembro de 2022

– Orientadora da mestranda Juliana Maria da Silva Bernal com o relatório “Diversidade Cultural e Inclusão. O contributo do ensino da Geografia na Escola Básica Poeta Manuel da Silva Gaio”. Mestrado em Ensino da Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC - Julho de 2022

– Orientadora da mestranda Andreia Susana Dinis Martins com o relatório “Ensino da Geografia: quando a imagem vale mais do que mil palavras”. Mestrado em Ensino da Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC - Julho de 2022

– Orientadora do mestrando Xavier Cameijo Martins com o relatório “Ensino da Geografia: quando a imagem vale mais do que mil palavras”. Mestrado em Ensino da Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC - Julho de 2022

– Orientadora da mestranda Marlene Urze Ferreira com o relatório “A Inclusão: caminhos do (in)sucesso escolar”. Mestrado em Ensino da Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC - Fevereiro de 2022

– Orientadora do mestrando Paulo Messias Oliveira Guerreiro com o relatório “A educação fora da sala de aula. Geografia(s) de uma escola em continuum”. Mestrado em Ensino da Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC - Outubro de 2021

– Orientadora (Co-orientação Paulo Nossa) do mestrando Daniel José da Conceição Azenha, com a tese “A fixação de estudantes do ensino superior em cidades de média dimensão: abordagem geográfica do caso de Coimbra”. Mestrado em Geografia Humana, Planeamento e Territórios Saudáveis, FLUC - Setembro de 2021

– Orientadora da mestranda Érica Mitelo, com a tese “Migrações Lifestyle Algarve. O caso do concelho de Monchique”. Mestrado em Geografia Humana, Planeamento e Territórios Saudáveis, FLUC - Julho de 2021

– Co-orientadora (com António Campar de Almeida) da mestranda Helena Isabel da Silva Hermenegildo, com o relatório “Empatia e Dramatização no Ensino da Geografia. Experiência didática no tema da “Mobilidade da População””. Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC - Novembro de 2020

– Co-orientadora (com Albano Figueiredo, FLUC) do mestrando Leandro Dinis Custódio, com o relatório “Onde Estamos? O uso do Geocaching na construção de conhecimentos de localização”. Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC - Fevereiro de 2020

- Co-orientadora (com Cláudia Pinto Ribeiro, UP) da mestranda Diana Raquel da Costa Martins, com o relatório de estágio intitulado “Madrinhas e Soldados: remetente-presente; destinatário-passado”. Mestrado de Ensino em História e Geografia no 3ºCiclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto - Novembro de 2019

– Co-orientadora (com Albano Figueiredo, UC) da mestranda Ana Lúcia Serôdio com o relatório “O cinema no ensino da Geografia: aplicação didática no tema «Contrastes de Desenvolvimento» ”. Mestrado em Ensino da Geografia no 3º Ciclo e Ensino Secundário, FLUC - Outubro de 2019

– Vogal (Orientadora) do júri de Ana Lúcia Serôdio com o relatório “O cinema no ensino da Geografia: aplicação didática no tema «Contrastes de Desenvolvimento»”. Mestrado em Ensino da Geografia no 3º Ciclo e Ensino Secundário, FLUC - Outubro de 2019

– Orientadora da mestranda Carla Sofia Vieira Pinto, com o relatório “O Filme no ensino da Geografia”. Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, FLUC - Outubro de 2018

- Orientadora da Mestranda Juliani Cristina dos Santos, que realizou a dissertação de mestrado intitulada “Migrações internacionais académicas: o contributo geográfico para o estudo sobre os estudantes com nacionalidade e naturalidade estrangeira na UC”. Mestrado em Geografia Humana, Planeamento e Territórios Saudáveis, Departamento de Geografia e Turismo, FLUC - Julho de 2018

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Isabel Maria Freitas Valente

Isabel Maria Freitas Valente

isabel.valente@uc.pt
Grupos de investigação
2 - Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização
Biografia

Doutora em Altos Estudos Contemporâneos (História Contemporânea, Estudos Internacionais Comparativos) Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Pós-Doutorada pela Universidade de Coimbra. Possui um Mestrado em Estudos Europeus pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, um Master in European Studies – O processo de construção europeia, na área de especialização de Ciência Política, coordenado pela Università degli studi di Siena, Facoltà di Giurisprudenza e di Scienze Politiche. Coordenadora Científica do Grupo de Investigação Europeísmo, Atlantaticiade e Mundialização do CEIS20-UC (2018-2023), Presidente e Coordenadora Científica da Rede de Investigação Internacional-Visões Cruzadas sobre a Contemporaneidade, Coordenadora Científica da Rede de Investigação Internacional Territórios Marítimos, Ilhas e Regiões Ultraperiféricas da União Europeia, e Co-coordenadora da Network Europe: Southern Perspectives. Between the Atlantic and the Mediterranean. Auditora de Defesa Nacional (CDN 18/19). Avaliadora do programa europeu E-Cost, European Cooperation in Science and Technology, desde 2013. Integra o conselho editorial de várias revistas científicas nacionais e estrangeiras, entre elas, a Revista Debater a Europa (da qual diretora), a Revista Mneme, a Revista Eurolimes, Revista Direito Constitucional e Internacional – RDCI. Diretora da coleção Euro-Atlântico: Espaço de Diálogos. É membro de sociedades científicas nacionais e estrangeiras. É autora de livros, capítulos de livros e artigos publicados em revistas científicas e obras colectivas, bem como alguns estudos de divulgação, em Portugal e no estrangeiro, no total de mais de duas centenas de publicações.

Temas e problemáticas da atividade científica
União Europeia, Regiões Ultraperiféricas da União Europeia, Processo de Integração de Portugal
Globalização e Nacionalismo, Insularidade, Regionalismo e Autonomia
Cidadania, Educação e Direitos Humanos
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Relevo dos Conceitos político-jurídicos no processo de construção europeia: Integração, Autonomia e Ultraperiferia, Coord. Isabel Maria Freitas Valente, Salvador/Bahia: Mente Aberta, 2023, pp. 200. ISBN978-65-6023-038-5. ISNDigital: 978-65-6023-039-2. DOI: https://doi.org/10.29327/5327781.


A educação para a cidadania pleniférica: um desafio premente da contemporaneidade”. In Educar nas (Ultra)periferias: identidades, poderes, desafios.” In Revista Lusófona de Educação, v. 55 n. 55 (2022), pp. 75 a 89. Link: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/8436. (coautoria Marcelo Furlin). A RLE está indexada na SCOPUS. H index 10, Q3, IF (0,215).


Regiões Ultraperiféricas Atlânticas: ponte(s) entre a UE e os EUA, org. Isabel Maria Freitas Valente, nr. 16, da Colecção Euro-Atlântico: Espaço de Diálogos, Salvador/Bahia: Mente Aberta, 2022, pp. 230. ISBN: 978-85-66960-76-1. ISBN Digital: 978-85-66960-77-8. DOI: https://doi.org/10.29327/586065.


Ecocidadania e Desenvolvimento Sustentável: diálogo para uma escola cidadã, org. Isabel Maria Freitas Valente, Salvador/Bahia: Mente Aberta, 2023, pp. 195. ISBN: 978-85-66960-92-1. ISBN digital: 978-85-66960-93-8. DOI: https://doi.org/10.29327/5172094.


“Paths of Portuguese Literature on the European Construction and the Integration of Portugal in the European Project.” In Images of European Integration History, Ed. Umberto Morelli, Torino, Università di Torino, 2023, pp. 141 a 168. ISBN ebook: 9788875902162. ISBN cartaceo: 9788855268424.

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023

Ref.ª projeto - 2020-1-PT01-KA203-078546. “ECl: From A to Z”, European Citizens’ Initiative: A Tool for Engagement and Active Citizenship, ECI from A to Z, Erasmus Portuguese National Agency and the University of Coimbra (Coordinator). Partner universities: University of Göttingen, Alexandru Ioan Cuza University of Iasi, and University of Vigo. https://eci-az.eu/. 2020/2023. Membro consultor para o work package O4).


Ref.ª projeto - M1.1.C/C.S./001/2019/01. EURILHAS, A dimensão Insular da Europa e as ilhas na União Europeia: heteronomia, autonomia e subsoberania, Universidade dos Açores em Parceria com o CEIS20 da Universidade de Coimbra – CEIS20, Fundo Regional da Ciência da Região Autónoma dos Açores. https://sites.google.com/view/eurilhas/o-projeto. 2019/2023. (investigaora co-responsável)


Ref.ª projeto - M2.2.B/A/REDES/001/2020. RIU RUP. Rede Internacional de Investigação das Universidade das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia. Universidade dos Açores, Universidade de Coimbra, Universidade da Madeira, Universidade de La Laguna, Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Universidade das Antilhas, Universidade da Guiana Francesa, Universidade da Reunião, Universidade das Antilhas, Universidade de Verona, Universidade de Spiegen, Universidade de Lille, Fundo Regional da Ciência da Região Autónoma dos Açores. 2020/2023. (membro fundador)


Ref.ª projeto - 88887.194870/2018-00. Projeto Internacional “Direitos Humanos: dos fundamentos teóricos às tendências contemporâneas no nível local (cidades)”, liderado pela Universidade Federal do ABC, Brasil e financiado pela CAPES, Brasil.2018/2024. https://sig.ufabc.edu.br/sigaa/public/programa/pesquisa.jsf (investigadora externa/internacional).


Ref.ª FT-CATÓLICA. COLIVING20. Projeto Internacional «Common home and new ways of living interculturally: Public theology and ecology of culture in post-pandemic times» e coordenar o grupo de trabalho - “Human rights: a fundamental eco-emergency.”, liderado Grupo de I&D CITER, da Universidade Católica de Lisboa em parceria com: CECC - Centro de Pesquisa em Comunicação e Cultura (UCP), CEFH - Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (UCP), CEHR - Centro de Estudos de História Religiosa (UCP), CIIS - Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (UCP), CUBE- CATÓLICA-LISBON's Business and Economics Research Unit (UCP), CECH - Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (Universidade de Coimbra), CEIS20-UC - Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (Universidade de Coimbra), CFUL - Centro de Filosofia (Universidade de Lisboa), CIEBA - Centro de Estudos e Investigação em Belas-Artes (Universidade de Lisboa), CLLC - Centro de Línguas, Literaturas e Culturas (Universidade de Aveiro), PRAXIS - Centro de Filosofia, Política e Cultura (Universidade de Évora e Universidade da Beira Interior), Université Laval, Canadá, Universität Bern, Suiça, Universität Augsburg, Alemanha, Universidad Carlos III, Madrid, Espanha, Université Strasbourg, França, Northwestern University, Illinois, Estados Unidos, Universidad Católica Argentina, Pontificia Università Lateranense, Itália, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil. 2020/2023. https://citerft.wixsite.com/care4commonhome/c%C3%B3pia-gt-9 e https://ft.ucp.pt/project-casa-comum-e-novos-modos-de-habitar-interculturalmente-teologia-publica-e-ecologia-da (membro da equia e co-Ir do GT 10 Direitos e Deveres Humanos: ecoemergência fundamental).


Ref.ª 409860/2021-2. Projeto Internacional “Experiências instituintes de formação docente, uma abordagem narrativa (auto) biográfica: diálogos latino-americanos” financiado pelo CNPq, Brasil, liderado pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. 2021/2024. (membro da equipa e Co-Ir do GT sobre cidadania, paz e educação) 7) Ref.ª 587168-EPP-1- 2017-1-ITEPPJMO-CHAIR. Cattedra JM (No Fear 4 Europe) attivata presso il dipartimento di Culture Politica e Società, rafforzando così il network di Azioni JM in UniTo, fino a consolidare il risultato con l’istituzione nel 2019 del primo Centro di Eccellenza JM presso l’Ateneo torinese (Artificial Intelligence for European Integration - AI4EI). 2017/2022. https://www.erasmusplus.it/wp-content/uploads/2021/03/Presentazione-prof.-Morelli.pdf (investigadora externa/internacional).

Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023

Orientações de pós-doutoramento

- Alessandra Zambone, “Educação da pessoa com necessidades especiais: Caminho para a Cidadania. Um estudo comparado entre o Brasil e a União Europeia”, 2017, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade Coimbra (Orientadora). Concluído em setembro de 2020.

- Sérgio Alves de Sousa, “Burocracia carismatizada: ensaio sobre uma situação limite de domínio hibrido”, 2018, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade Coimbra. (Orientadora). Concluído em janeiro de 2020.

- Maria Cristina Teixeira, “Educação para a Cidadania – uma análise comparativa Brasil e União Europeia”, 2017, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade Coimbra (Orientadora). Entre dezembro de 2017 e maio de 2020.


Orientações de doutoramento

- Eliane Cristina da Silva Nascimento, “A análise de discurso como perspetiva interdis- ciplinar para estudos em Direitos Humanos / Discourse Analysis as an Interdisciplinary Perspective for Human Rights Studies”, 2019. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC). (Co-orientadora). Concluído em outubro de 2023.

- Fátima MarinaAzevedo Leitão, “Apreeminência do Estado soberano e o recrudescimento do secessionismo catalão”, 2017. Tese (Curso de 3º Ciclo em Estudos Contemporâneos). Centro de Estudos interdisciplinares do Século XX da Universidade Coimbra. (Orientadora). Concluído em janeiro de 2021.

- Maria das Graças nascimento, “O olhar dos intelectuais brasileiros (1950-1999) sobre o processo de construção europeia”, 2021. Tese (Curso de 3º Ciclo em Estudos Contemporâneos) - Centro de Estudos interdisciplinares do Século XX da Universidade Coimbra. (Orientadora). Em curso.


Orientações de mestrado

- Mariana Simas Brandão Dutra Borges, “A Ultraperiferia: da génese do conceito ao reconhecimento do Estatuto. O contributo dos Açores enquanto Região Ultraperiférica e dotada de autonomia política: um estudo de caso”, 2021. Tese (2.º Ciclo de Estudos em Relações Internacionais: o espaço euro-atlântico, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores). (Co-orientadora). Concluído em maio de 2023.

- Cláudia Fagundes Martins, “A aplicação do artigo 349 do TFUE: a sua origem, evolução e perspetivas de consolidação na defesa das Regiões Ultraperiféricas”, 2021. Tese (2.º Ciclo de Estudos em Relações Internacionais: o espaço euro-atlântico, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores). (Orientadora). Em curso.

- Bruno Castanho Valério, “A Política Comum de Pescas e as Regiões Ultraperiféricas: o contributo político/legal para a sustentabilidade das pescas na macaronésia”, 2016. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Universidade dos Açores (Co-orientador). Concluído em julho de 2018.

- Henrique Cordeiro Fonseca, “O papel das regiões ultraperiféricas na Política Externa da União Europeia: o caso dos Açores”, 2016. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Universidade dos Açores (Co-orientador). Concluído em dezembro de 2018

Info
João Luís Fernandes

João Luís Fernandes

jfernandes@fl.uc.pt
Grupos de investigação
2 - Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização
Biografia

Licenciatura em Geografia. Mestrado em Geografia Humana. Doutoramento em Geografia (2005). Professor Auxiliar no Departamento de Geografia e Turismo (Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra). Membro integrado do centro de investigação CEIS20 (Universidade de Coimbra). Entre maio de 2019 e janeiro de 2023, foi diretor do Mestrado em Geografia Humana, Planeamento e Territórios Saudáveis. É, desde julho de 2021, subdiretor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com os pelouros da internacionalização e da inovação.

Temas e problemáticas da atividade científica
Geografia Política, fronteiras, muros e conflitos territoriais, desigualdades de desenvolvimento e territorialidades vulneráveis
2- Geografia Cultural e representações políticas e ideológicas das paisagens
3- Epistemologia da Geografia
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Fernandes, João Luís J. (2018); “Mapas, storytelling e narrativas geográficas – a cartografia como instrumento de poder e condicionamento das perceções do espaço”, in João Figueira e Ana Teresa Peixinho (Coord.), Narrativas mediáticas e comunicação: Construção da memória como processo de identidade organizacional; Imprensa da Universidade de Coimbra (pp. 76-97), ISBN 978-989-26-1557-8. DOI 10.14195/978-989-26-1558-5.


Fernandes, João Luís J. (2018).Portugal between Lusophony, the European Union and the rest of the world. Méditerranée [Online], nº 130. ISSN (électronique): 1760-8538. doi.org/10.4000/mediterranee.10549.


Fernandes, João Luís J. (2018); “Territórios de medo e privatização da segurança na Europa”; in Debater a Europa, nº20, pp.41-56. e-ISSN: 1647-6336. DOI: https://doi.org/10.14195/1647-6336_20_3


Fernandes, J., (2019). Os territórios de espera e o fluxo recente de migrantes clandestinos na Europa. O caso particular do campo Jungle, em Calais (França). In H. Pina & F. Martins (ed), The Overarching Issues of the European Space- a strategic (re)positioning of environmental and socio-cultural problems?. Porto: Fac.Letras, pp. 155-169. DOI: 10.21747/9789898969149/terri.


Fernandes, João Luís J.; Franca, Margarida & Martins, Rui (2019). Geografia do poder, atores transnacionais e comunicação nos processos de radicalização religiosa. In Espaço e Cultura, nº 44, pp.149-161. DOI: https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2018.47357

Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023

João Luís Jesus Fernandes

- Jacqueline Batista Bessone do Couto. Cidade Criativa do Cinema: Uma Estratégia Turística para a Figueira da Foz, Universidade de Coimbra, 06-06-2023.

- Nélio Miguel dos Reis Filipe Guerreiro .Turismo a (des)apropriação territorial: estranhos no próprio espaço, conflitos e territorialidades, Universidade de Coimbra, 08-03-2023.

- Lizheng Xu. Paisagem Cultural, Património e Turismo em Pequim, Universidade de Coimbra, 31-10-2022.

- Carolina Viveiro Gomes. Hotel Savoy Palace Laurea Spa: Um Oásis de Sensações e Conexões entre Corpo, Mente e Alma, Universidade de Coimbra, 27-10-2022.

- Ângela Aguiar Dias. A diversidade cultural como um elo entre a Geografia e a música- uma proposta de estratégia didática, Universidade de Coimbra, 24-10-2022.

- Raquel Sofia Ferreira de Castro. Dinâmica litoral- a visita de estudo como estratégia pedagógica, Universidade de Coimbra, 12-07-2022.

- Leandro André Goulart Silva. As Notícias de Jornal no ensino da Geografia: Aplicação didática no tema "Os recursos naturais de que a população dispõe: usos, limites e potencialidades.", Universidade de Coimbra, 12-07-2022.

- Cândida Ramos de Morais. O Estudo do Relevo na Disciplina de Geografia – A Importância da Saída de Campo, Universidade de Coimbra, 12-07-2022.

- Ricardo David Machado Lopes. A gestão dos recursos hídricos em Portugal- o exemplo do rio Mondego. A fotografia como estratégia de análise, Universidade de Coimbra, 29-11-2021.

- Filipa Manuel Alves Diogo. Turismo Literário e Promoção Turística - O exemplo da Casa Museu Miguel Torga, Universidade de Coimbra, 11-11-2021.

- Frederico José Entresede Marques de Figueiredo. Turismo desportivo e território. O caso particular dos Centros de Alto Rendimento, Universidade de Coimbra, 29-07-2021.

- Tarcísio José Föeger. Geografia das Águas e Geopolítica local: o caso da seca no norte do Estado do Espírito Santo (Brasil), Universidade de Coimbra, 07-06-2021.

- Vítor Manuel da Cruz Durães Vilas Boas. A Música como Estratégia Didática em Geografia para Aprendizagens dos Problemas Urbanos, Universidade de Coimbra, 16-12-2020.

- Paulo Joaquim Simões Brandão. O rural e o urbano em Geografia: Relações dinâmicas e limites imprecisos. Aplicações Pedagógicas da imagem, Universidade de Coimbra, 06-11-2020.

- Afonso Duarte Costa. O Google Earth como recurso pedagógico no ensino da Expansão Urbana: Processos e Dinâmicas, Universidade de Coimbra, 20-11-2020.

MR
Info
Miguel Rocha

Miguel Rocha

miguelrocha25@hotmail.com
Grupos de investigação
2 - Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização
Biografia

Miguel de Oliveira Estanqueiro Rocha é Professor Auxiliar da Universidade dos Açores, desde 2017. Foi Professor Auxiliar Convidado a tempo parcial (50%), quer na Universidade de Aveiro (2008-2017) quer na Universidade do Minho (2010-2017). É titular do Doutoramento (‘PhD’), na Universidade de Nottingham (2008); do ‘Diploma de Estudios Avanzados’, na Universidade de Santiago de Compostela (2001); da Licenciatura em ‘Relações Internacionais’, na Universidade do Minho (1998). É também Investigador Integrado do ‘CEIS 20’, no Grupo “Europeísmo, Atlantismo e Mundialização”. As suas publicações e palestras versam sobre a integração europeia, as relações transatlânticas, a política norte-americana e a europeia

Temas e problemáticas da atividade científica
Integração europeia
Relações Transatlânticas
Política norfte-americana
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

“Kennedy e De Gaulle: convergências e divergências (1961-1963)” (2020), in Isabel Maria Freitas Valente e Alexandra Oregão (org.), A Europa, o Ocidente e o Mar / Europe, the West and the Sea (ebook). Editora da Universidade Federal de Campina Grande, Imprensa da Universidade de Coimbra, pp. 129-156.


“Correia, Natália” (2021), in Isabel Baltazar, Alice Cunha e Isabel Lousada (coord.), Dicionário: As Mulheres e a Unidade Europeia. Lisboa: Assembleia da República, junho de 2021, pp. 71-76.


“O Vector Açoriano na Política Externa Portuguesa” (2022), in Revista Portuguesa de Ciência Política, Portuguese Journal of Political Science, nº18, pp. 53-67.


"De Gaulle e o Pós I Guerra Mundial: advertências sombrias para o futuro" (2023) in Isabel Maria de Freitas Valente, Joel Carlos de Souza Andrade (Coord.). , Interdisciplinar da Sustentabilidade": Fragmentos do ODS16 pelo Olhar da Universidade. Nazaré, Salvador: Editora Mente Aberta, pp.19-38


"Os Estados Unidos e a Corrida Espacial" (2023) in Leonor Sampaio Da Silva, Susana Serpa Silva (Coord.), Lua Fronteira da Terra. Ponta Delgada: CHAM.

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
IR- Projecto Eurilhas, financiado pela DRCT do Governo Regional dos Açores.
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
ORIENTAÇÃO DE TESES DE MESTRADO EM CURSO: TESES DE MESTRADO CONCLUÍDAS: - Donaldo da Costa Carreira que versou o tem Portugal e a CEE: As Causas e as Consequências da Adesão, no dia 24 de Maio de 2023. - Phisit Kronprechawong, sobre The Covid 19 Pandemic Impact on the European Union Relations with China, no dia 30 de Maio de 2023. -.. Maria Gonçalves de Amaral Borges, sobre Lyndon Johnson (1963-1969) e a Questão Colonial Portuguesa, no dia 24 de Novembro de 2023. TESES DE MESTRADO SUBMETIDAS, MAS QUE AGUARDAM MARCAÇÃO DE DATA E DE JÚRI: ~ - Susana Isabel Brites Ribeiro que versa o tema A Política Europeia de Vizinhança: contributos para o Mediterrâneo. - Gonçalo Manuel Soares de Oliveira, juntamente com a Professora Sónia Sénica, sobre A reorientação estratégica da NATO – um futuro para a Aliança Atlântica. - Joana Margarida Louro Sousa, juntamente com a Professora Berta Pimentel, sobre os Vinte anos de ocupação americana e os Direitos Humanos conquistados pelas mulheres afegãs. TESES DE MESTRADO EM CURSO: - Pedro Gabriel Ferreira Gameiro, cujas pesquisas incidem sobre o tema Política Externa Americana: O Papel dos Estados Unidos na transição democrática de Portugal entre 1974 e 1976.
Info
Paulo Vila Maior

Paulo Vila Maior

paulovilamaior@fl.uc.pt
Grupos de investigação
2 - Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização
Biografia

Paulo Vila Maior, Professor Auxiliar com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes, e investigador no Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20). Doutorado em Estudos Europeus Contemporâneos (University of Sussex, Brighton, Reino Unido). A sua investigação centra-se nos aspetos político-económicos da União Económica e Monetária, com ênfase na crise e na reforma da zona euro. Também se interessa pela constitucionalização da União Europeia, pela teorização da integração europeia e por questões epistemológicas da Economia (nomeadamente a necessidade de abrir a Economia à interdisciplinaridade). É autor de várias publicações sobre estes assuntos em língua portuguesa e inglesa.

Temas e problemáticas da atividade científica
Economia Política da União Europeia
União Económica e Monetária
Epistemologia da Economia
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Vila Maior, P. (2023). European Integration and Populism(s) – Metamorphosis, or history sinking into oblivion? In B. F. Costa (ed.). European Identity and Citizenship: The Challenges of European Integration. Lisboa: Sílabo, 51-65.


Camisão, I. e P. Vila Maior (2023). The EU and the Pandemic Crisis: From ‘Road to Nowhere’ to ‘I Still Haven’t Found What I’m Looking for’. In A. P. Duarte, S. Redzepagic e F. S. Murta (coord.). The European Integration Process: Crisis and Resilience in the Aftermath of the Covid-19 Pandemic. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 35-49.


Vila Maior, P. e I. Camisão (2022). The Pandemic Crisis and the European Union: COVID-19 and Crisis’ Management. London: Routledge.


Vila Maior, P. e I. Camisão (2021). Institutional Rebalancing in the Wake of the Covid-19 Pandemic. In J. Caetano, I. Vieira e A. Caleiro (eds.). New Challenges for the Eurozone Governance: Joint Solutions for Common Threats? Cham: Springer, 285-302.


Camisão, I. e P. Vila Maior (2020). Failure or success: assessing the European’s Commission new strategy to foster EU’s economic recovery. Journal of European Integration, 42(2), 195-211.

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
Nenhum no âmbito do CEIS20 (investigador recém-integrado no centro de investigação).
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
- Paulo Vila Maior - João Luís Clementino. Uma Diplomacia Solidária – reflexões sobre a cooperação Sul-Sul brasileira durante o governo Lula: análise do Projeto ProSavana. 2018. Universidade Fernando Pessoa (Mestrado em Ação Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento). Sem bolsa/financiamento. - Paulo Vila Maior - Matin Afra Omrani. Dental Health Care: A Human Right in Sweden? Universidade Fernando Pessoa (Mestrado Integrado em Medicina Dentária). Sem bolsa/financiamento. - Paulo Vila Maior - Giselly Santiago. Interagency Communication in Emergency Response: Perceptions by Emergency Actors in Pedrógrão Grande Wildfires. 2021. Universidade Fernando Pessoa (Mestrado em Ação Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento). Sem bolsa/financiamento.