Biografia
João Figueira é Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de Coimbra, onde foi, até dezembro de 2022, diretor do Mestrado em Jornalismo e Comunicação. Investigador integrado no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) e investigador associado do Observatório do Populismo do Século XXI é, ainda, formador na Associação Literacia para os Média e o Jornalismo. Autor de vasta bibliografia publicada em Portugal, Brasil, Espanha e Reino Unido, nas áreas do Jornalismo e da Comunicação, publicou em outubro de 2023 o quinto livro sobre jornalismo: "Da incerteza como princípio: jornalismo, democracia, decadência da verdade". "Historia dos Media e do Jornalismo", "Democracia, populismos e jornalismo", "Jornalismo e literatura" e “Comunicação política” são áreas do seu interesse de estudo e pesquisa. Antes de se ter dedicado, em 2006, em exclusivo à vida académica, foi jornalista durante cerca de duas décadas, a maior parte das quais ao serviço do Diário de Notícias, um dos mais emblemáticos e influentes jornais portugueses. Entre os vários prémios e distinções que recebeu, sobressai o Prémio de Reportagem-Imprensa atribuído em 1999, pelo Clube Português de Imprensa.
Temas e problemáticas da atividade científica
História do Jornalismo e dos Média
Jornalismo , democracia e desinformação
Jornalismo e Literatura
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023
Figueira, J. (2023). Da incerteza como princípio: jornalismo, democracia, decadência da verdade. Covilhã: LabCom. ISBN 978-989-654-938-1
Figueira, J. (2023). A banalidade da mentira na sociedade do pós-facto. Estudos de Jornalismo e Media — EJM — vol. 20, nº1, mar/jul, pp. 4-19. Brasil: Florianópolis: UFSC.
Albaladejo, J., Figueira, J. (2022). The public debate on Twitter in the Iberian sphere: comparative analysis of the characteristics in Portugal and Spain. In Marta Pérez-Escolar and José M. Noguera-Vivo (Eds), Hate speech and polarization in participatory society, pp. 113-129. London: Routledge. ISBN9780367625986. doi: 10. 4324/9781003109891.
Figueira, J. (2021). Prensa Latina: nascimento da Agência "revolucionária" cubana de notícias no contexto da Guerra Fria. In, João Figueira & Ana Teresa Peixinho (cood.), Jornalismo e História: homenagem a Isabel Nobre Vargues, pp. 159-177. Coimbra: IUC. ISBN 978-989-26-2202-6. Doi: 10.14195/978-989-26-2203-3.
Figueira, J., Teixeira, M. (2022). Journalis in the age of complex democracy. In, Sheila L. Ormaechea & Maria R. Hernaández (Coords.), Redes sociales em tempos de la Covid-19: narrativas, bulos, algoritmos y marcos normativos, pp. 339- 356. Madrid: McGraw Hill. ISBN 978-84-486-3481-0
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
- Cristiane d´Avila Lyra Almeida, "Fiocruz (Brasil) e INSA (Portugal) no ‹‹olho do furacão››: possibilidades e limites da comunicação pública na pandemia de COVID 19". Universidade de Coimbra, janeiro 2023.
- Fernando Bifignandi, "Os processos de comunicação pública em contextos de proximidade política. As realidades brasileura e portuguesa".
- Weiqi Mei, “1999: o ano da Transição na Imprensa diária portuguesa e chinesa em Macau”. Aprovada. UC, 12 de maio.
- Lauralice de Moura Ribeiro, “O lugar da comunicação no processo de formação dos gestores empresariais: os casos de Portugal e Brasil”. Universidade de Coimbra, 5 de julho de 2022.
- Francisca Soeiro, “O papel da assessoria de imprensa na construção de notícias: a Central de Informação e os media”. Universidade de Coimbra, julho, 2021.
- Patrícia Isabel Alexandre, “«O papel da comunicação na gestão das redes sociais e da reputação online». Universidade de Coimbra, novembro 2021.
- Micaela Barreto Costa, “Especificidades da comunicação em organizações da Administração Pública. O caso da câmara municipal de Penacova”. Universidade de Coimbra, dezembro 2021.
- Inês Morais, "A proximidade como valor-notícia no jornalismo regional: o caso Diário de Coimbra". Universidade de Coimbra, julho 2023.
- Manuel João S. Cardoso Cruz, “A narrativa populista do CHEGA na Assembleia da República”.
- Mariana Teixeira, "A Comunicação Política no Período das Eleições Autárquicas de 2021: A desintermediação do discurso político e a sua representação nos média regionais".
- Rodrigo Monteiro de Carvalho, "O impacto eleitoral das notícias falsas: uma comparação entre Brasil e Portugal".
- Célia Carrasqueiro, "As multinacionais e a Comunicação Organizacional: emergência de novas práticas de Comunicação de Crise e de liderança em contexto pandémico (Covid-19). O caso Verallia".