AR
Ana Luísa Rito da Silva Rodrigues

Ana Luísa Rito da Silva Rodrigues

anarito.ar@gmail.com
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Info
António Olaio

António Olaio

a.olaio@sapo.pt
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

António José Olaio Correia de Carvalho, artista plástico. Concluiu a Agregação em 2016. É Professor Associado com Agregação no Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Investigador do CEIS20, Centro de Estudos Interdisciplinares. Diretor do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, onde é cocoordenador do Doutoramento em Arte Contemporânea. Publicou 19 artigos em revistas especializadas, possui 5 capítulos de livros e 10 livros publicados. Participou em 13 eventos em Portugal. Fez 33 exposições individuais. Orientou 19 teses de doutoramento já concluídas e co-orientou 3 nas áreas de Outras Humanidades e Artes (para além das orientações de teses ainda em curso). Atua na área de Humanidades com ênfase em Artes. Foi diretor do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra entre 2013 e 2023. Exposições individuais e performances em Portugal, Espanha, Holanda, Alemanha, EUA, Reino Unido. Coleções públicas em que está representado: Ministério da Cultura, Museu de Serralves, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Museu Extremeño Ibero-Americano de Arte Contemporânea, Badajoz, Espanha, Fundação EDP / MAAT, Fundação Calouste Gulbenkian, Museu Nacional de Arte Contemporânea / Museu do Chiado, Coleção PMLJ, entre outras.

Temas e problemáticas da atividade científica
Artes Plásticas
Pintura
Performance
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Borges, Viviane e Olaio, Antonio (2022) : O artista, a obra e seus caminhos: Pinho e a experiência de confinamento: Buenos Aires: Historia de las Prisiones | IIHLP : ISSN: 2451-6473,


Olaio, António (2018) : ANYWHERE ELSE BUT ME, art and introspection; Research Catalogue, Society for Artistic Research,


Olaio, António (2018) :La Prospettiva is sucking reality; Research Catalogue, Society for Artistic Research,


Olaio, António, Black Jello Birthday Party, exposição individual de artes plásticas, galeria no-no, Lisboa, 2023


Olaio, António, Next to the Next Century, exposição individual de artes plásticas, Galeria Kubik, Porto, 2021

Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023

- António Leonel Silva Pinto Vale da Cunha - No Palco da Pintura - Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, defendida em 2023

- Catarina Pereira Leitão - Weatherproof: Incursões no Pós-natural a Partir da Minha Prática Artística - Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, defendida em 2022

- Clara Sampaio Cunha - Margens inquietas, fronteiras instáveis: relações de (in)dependência no sistema de arte a partir dos anos 1990, defendida em 2022

Info
António Ventura

António Ventura

venturamartins@uc.pt
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

António Ventura é etnomusicólogo, produtor cultural e investigador. Licenciou-se em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra em 2014, obteve o grau de Mestre em Música (especialização em etnomusicologia) em 2016 e o grau de Doutor em Música (especialização em etnomusicologia) em 2022 pela Universidade de Aveiro, sendo este último apoiado financeiramente por uma bolsa de 4 anos da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Foi investigador do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos de Música e Dança (INET-md) (2016-2022), tendo participado em vários projetos e atividades académicas, nomeadamente nos projetos financiados pela FCT "A nossa música, o nosso mundo: associações musicais, bandas de sopro e comunidades locais (1880-2018)" (2016-2019) e "EcoMusic - Práticas sustentáveis: um estudo do pós-folclorismo em Portugal no século XXI" (2018-2021). Esteve integrado em equipas interdisciplinares e apresentou dezenas de comunicações orais e publicou em revistas especializadas nacionais e internacionais. É investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) na Universidade de Coimbra, no âmbito do projeto exploratório GREENARTS. As suas áreas de interesse científico são os processos de tradicionalização, patrimonialização e documentação da música popular ou tradicional; a etnografia visual e pelo cinema documental como ferramenta de investigação científica e como meio de preservação de práticas, protagonistas e contextos culturais. Atualmente trabalha sobre a interseção Artes/Ecologia e as diferentes dinâmicas de sustentabilidade ambiental ligadas à produção cultural.

Temas e problemáticas da atividade científica
Articulação entre a produção de artes performativas e as exigências ecológicas
Etnomusicologia
Etnografia Visual
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Rodrigues, V., Ventura, A. (2024). Embracing ambivalence: responsibility discourses around 'greening' the performing arts. Annals of Leisure Research.


Rodrigues, V., Matos de Oliveira, F., Ventura, A. (2023). A Parte Pelo Todo. Relatório do Inquérito "Práticas Ecológicas e Sustentáveis nas Artes Performativas em Portugal". Coimbra: Centro de Estudos Interdisciplinares. ISBN 978-989-9196-00-1.


Ventura, A. (2023). "The visual discourse as a vehicle to communicate ethnomusicological research: Sharing academic knowledge in Encomendação das Almas". TRANS 27 DOSSIER: REIMAGINING AUDIOVISUAL ETHNOMUSICOLOGY. SIBE. ISSN:1697-0101.


Ventura, A. (2020). "’Os de lá e os de cá’: Dinâmicas de ativistas do século XXI pela revitalizaçã o da Encomendação das Almas em Proença-a-Velha" [“’The ones in this side and the ones on the o ther side’: Dynamics of 21st century activists for the revitalization of the ordering of souls in Proen ça-a-Velha”]. In Hidden archives, hidden practices: debates about music-making, edited by Helena Marinho; Maria do Rosário Pestana; Maria José Artiaga; Rui Penha. Aveiro, Portugal: UA Editora. ISBN: 978-972-789-646-2


Ventura, A. (2019). "Nocturnal practices in Penha Garcia, Idanha-a-Nova, Portugal: the import ance of Catarina Sargenta and Maria Nabais in encomendação das almas". In Music, Individuals an d Contexts: Dialectical Interaction, edited by Nadia Amendola; Alessandro Cossentino; Giacomo S ciommeri. Rome, Italy: Universitalia. ISBN: 978-88-85780-07-1.

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023

2022.01609.PTDC, Green Production - Performing Arts in Transition, GREENARTS. Vânia Rodrigues. CEIS20. FCT. 2022-2024.


PTDC/ART-FOL/31782/2017, EcoMusic – Sustainable practices: a study of the pos-folklorism in Portugal in the 21st century, Maria do Rosário Pestana. INET-MD. FCT 2017-2021.


PTDC/CPC-MMU/5720/2014, Our music, our world: musical associations, wind bands and local communities (1880-2018), Maria do Rosário Pestana. INET-MD. FCT 2016-2019

Info
Armando Rabaça

Armando Rabaça

armando.rabaca@gmail.com
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Armando Rabaça é arquitecto e professor auxiliar de Projecto e Teoria da arquitectura no Departamento de Arquitectura da UC, e investigador no CEIS20

Temas e problemáticas da atividade científica

Arquitectura e teoria do século XIX e XX


Arquitectura e as artes visuais


Le Corbusier

DM
Daniel Filipe Pinto Moreira

Daniel Filipe Pinto Moreira

daniel.moreira.83@gmail.com
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
FO
Fernando Matos de Oliveira

Fernando Matos de Oliveira

fmatos@fl.uc.pt
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Info
Jorge Louraço Figueira

Jorge Louraço Figueira

jorgelouraco@gmail.com
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Jorge Louraço Figueira (Nazaré, 1973) é professor auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Escreveu as peças As Sete Vidas da Argila, À Espera de Beckett ou quaquaquaqua, Cassandra de Balaclava, Xmas qd Kiseres e O Espantalho Teso. Foi diretor artístico do Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery e do projeto cultural do município de Ílhavo 23 Milhas, coordenador da Pós-Graduação em Dramaturgia da ESMAE (Porto), crítico de teatro do jornal Público e dramaturgo residente no Teatrão (Coimbra).

Temas e problemáticas da atividade científica
Dramaturgia

Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

(2023) Dramaturgia e imaginário recíproco entre Brasil e Portugal: alguns pontos de partida. Cássia Lopes, João Sanches (Org.) Veredas do Drama. Salvador: EDUFBA.


(2023) D. Pedro Duplo: Um Coração Real (2012), de Luís Indriunas, e Convescote Ipiranga (2017), de Artur Mattar, Daniela Schitini, Fernanda Rocha e Vítor Nóvoa, in Atas do II Seminário Nacional de Memórias Cênicas na Amazônia. Belém: UFPA.


(2020) Perdão original: referências à Carta de Pero Vaz de Caminha na dramaturgia de Portugal e Brasil. Cássia Lopes, João Sanches (Org.) O Drama e suas Interfaces. Salvador: EDUFBA.


(2019) Epic Theatre and Theatre of the Oppressed: “Brecht and, Modestly, [Boal]!” coord. Julian Boal, Kelly Howe, José Soeiro. The Routledge Companion to Theatre of the Oppressed. Londres: Routledge.


(2018) Pelo próprio punho: autores, atores e amores do Teatro do Vestido. Teatro do Vestido: um dicionário, coord. José Alberto Ferreira, Tânia Guerreiro. Lisboa: TNDM II / Bicho-do-Mato.

Info
Jorge Seabra

Jorge Seabra

jorge-seabra@sapo.pt@sapo.pt
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Jorge Seabra é doutor em história contemporânea, especialização em cinema, nomeadamente cinema e história; memória do colonialismo, censura e análise fílmica. Docente do ensino superior desde 1994, lecionou história contemporânea na Universidade Católica Portuguesa, história do cinema na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e no curso de Cinema Documental, (ESTA-IPT), e ainda no Curso de doutoramento em Estudos Contemporâneos do CEIS20. No CEIS20 foi membro da direção, coordenador do grupo Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais, investigador responsável pela área O cinema e o tempo e da linha de pesquisa Temporalidade e mediações. Foi programador e coordenador de festivais de cinema: Festival Internacional de Cinema dos Países de Língua Oficial Portuguesa (Aveiro); Coimbra in Motions (Coimbra); Mar Film Festival (Ílhavo). Foi comissário dos ciclos de cinema Máscaras (Figueira da Foz) e Flor de Lótus II. Cinema português de temática colonial (BGUC). Proferiu conferências em diversos países sobre temas da sua especialização, e tem publicado em revistas nacionais e internacionais. Autor de África nossa. O império colonial na ficção cinematográfica portuguesa (1945-1974); Cinema. Tempo, memória, análise; O cinema no discurso do poder. Dicionário. Legislação cinematográfica portuguesa (1896–1974). Coautor de O cinema sob o olhar de Salazar…; O cinema português através dos seus filmes; Territórios do cinema. Representações e paisagens da pós-modernidade (Espanha); Cinema e comensalidade (Brasil); Cinemas em português. Moçambique. Auto e heteroperceções; A história da era da (des)informação.

Temas e problemáticas da atividade científica
Cinema e Memória do Colonialismo
Análise Fílmica
Cinema e Censura
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

África nossa. O império colonial na ficção cinematográfica portuguesa (1945 - 1974)


O cinema no discurso do poder. Dicionário. Legislação cinematográfica portuguesa (1896 – 1974)


Cinema. Tempo, memória, análise


Cinemas em português. Moçambique. Auto e heteroperceções


A história da era da (des)informação

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
História do Comando Distrital da Polícia de Segurança de Coimbra, desde o último quartel do século XIX até à atualidade: - membro da equipa (investigador) - financiamento nacional (Câmara Municipal de Coimbra; Polícia de Segurança Pública de Coimbra) - projeto em curso
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
1. Cristina Lopes a) doutoramento b) 2021 c) CEIS20 d) Bolsa FCT 2. Suelayne Sousa a) doutoramento b) 2022 c) CEIS20 d) sem bolsa 3. Maria Maciel a) doutoramento b) 2023 c) CEIS20 d) sem bolsa 4. Lívia Sousa a) doutoramento b) 2023 c) CEIS20 d) Bolsa CAPES
JM
Info
José Oliveira Martins

José Oliveira Martins

jmartins@uc.pt
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia
José Oliveira Martins (Ph.D. Univ. Chicago, História e Teoria da Música). Actualmente sou Coordenador Científico do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra e Presidente da Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (SPIM). Sou professor de Estudos Musicais na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e anteriormente fui Prof. Assistente da Eastman School of Music da Universidade de Rochester, e da Universidade de Iowa. O meu trabalho aparece em publicações como o Journal of Music Theory (2015, 2023), Quarterly Journal of Experimental Psychology (2023), Orientes do Português (2023), Perspectives of New Music (2020), Routledge Companion to Music Theory Pedagogy (2020), Musurgia (2019), Mathematics and Computation in Music (2009, 2011), Theory and Practice (2006), Portuguese Journal of Musicology (1999, 2016), entre outras. A investigação que me interessa é caracterizada por este tipo de questões: como podemos compreender o poder de envolvimento convocado pelas obras musicais, atendendo (formal e cognitivamente) às suas propriedades musicais específicas, aos seus sistemas musicais emergentes e às suas mediações culturais em mudança (no tempo e no espaço)? Como podemos modelar as propriedades dos sistemas musicais para a música (moderna e contemporânea) dadas as dificuldades de uma falta de "linguagem" partilhada e de um impacto variado em públicos culturalmente diferentes? Especificamente, o meu trabalho explora a modelação teórica de sistemas musicais emergentes dos séc. 20 e 21, a experiência e plasticidade do tempo e discurso musical, a tradição oral da Canção de Coimbra, e a epistemologia da interdisciplinaridade.
Temas e problemáticas da atividade científica
modelização de sistemas musicais emergentes, tempo e plasticidade
tradição oral da Canção de Coimbra
interdisciplinaridade e a reconfiguração das disciplinas
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023
Martins, José Oliveira. (2023). Lutosławski’s Mid-Century Harmony: Reconceptualizing Chordal Space in the Five Iłłakowicz Songs. Journal of Music Theory 67.2, pp. 209-249
Silva, Lígia Borges, Phillips, Michelle, and José Oliveira Martins (2023). The influence of tonality, tempo, and musical sophistication on the listener’s duration estimates. Quarterly Journal of Experimental Psychology. doi: 10.1177/17470218231203459
Martins, José Oliveira. (2023). Multimodalidade expressiva em música e o impulso intercultural: apontamentos sobre a experiência musical do Fado em contexto Chinês. Orientes Do Português, (4). https://ojs.letras.up.pt/index.php/ori/article/view/13672
Martins, José Oliveira. (2020). Matchsticks, Harmonic Space, and Transpositional Networks in the First Movement of György Kurtág’s String Quartet op. 1. Perspectives of New Music 58.1, pp. 123-171. doi:10.1353/pnm.2020.0004
Martins, José Oliveira. (2019). Scalar Dissonance and the Analysis of Polytonal/modal Mismatch in Twentieth-Century Music. Musurgia: Analyse et Pratique Musicales 26/3-4, pp. 49-87 (Special issue, 25th Anniversary). doi: 10.3917/musur.193.0049 [Musurgia Prize for Music Analysis, Société Française d'Analyse Musicale]
Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
(1) HORIZON-MSCA-2022-PF-01-01 IIMPAQCT, Integrated Interdisciplinary Music Practice And Quantum Computing Technologies. Coordenador do Projecto: José Oliveira Martins Beneficiário: Omar Costa Hamido Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra – CEIS20 MSCA Postdoctoral Fellowships, European Commission. Em curso: 2023-2025 (com orçamento atribuído). (2) A CANÇÃO DE COIMBRA EM DEBATE: UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO INTEGRADA Coordenação Científica: José Oliveira Martins, Leonor Losa, Rui Cidra. Centro de Estudos Interdisciplinares, Universidade de Coimbra Em curso (Sem orçamento atribuído) (3) MULTILAYERED HARMONIC SPACE IN TWENTIETH-CENTURY MUSIC IF/01458/2014/CP1213/CT0003 Principal Researcher: José Oliveira Martins Granting institution: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Lisbon) 2015–2019
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
GUMBOSKI, Leandro, “Novas categorias teóricas para a análise de dissonâncias métricas em obras musicais dos séculos XX e XXI”, Universidade de São Paulo, Doutoramento em Música [defesa 13 Maio, 2022, co-orientação com Adriana Lopes Cunha Moreira, Universidade de São Paulo] PEREIRA, Samuel, “Cartografias Harmónicas e a Conceptualização do Movimento Musical: Uma Sintaxe para a Música Atonal no Espaço de Fourier”, Universidade do Porto, Faculdade de Engenharia, Doutoramento em Media Digitais. BOLSA FCT (BD): 2021.05059.BD. [Em progresso, co-orientação (com Prof. Gilberto Bernardes, Universidade do Porto). SILVA, Lígia Borges, “Listening to Musical Durations: Empirical Research and the Analysis of Time Perception in Music”, Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, Doutoramento em Estudos Artísticos. BOLSA FCT (BD) 2023.01403.BD [Em progresso, co-orientação com Prof. Michelle Phillips, Univ. Manchester). TROCADO, Nuno, “Analogy in Music”. Doutoramento: Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, Estudos Artísticos. BOLSA FCT (BD) 2023.01118.BD [Em progresso] APARÍCIO, Liliana, “A importância da consciência corporal na prática do Acordeão”, Centro de Estudos Interdisciplinares, Institutio de Investigação Interdisciplinar, Doutoramento em Estudos Contemporâneos. [Em progresso; co-orientação com Prof. Filipa Lã, National Distance Education University]. SIMÕES, Rui Paulo, “De Colónia a Portugal: Subsídio para a Busca de uma Genealogia do Piano Jazz Contemporâneo em Portugal”, Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, Doutoramento em Estudos Artísticos. [Em progresso] CATTARUZZI Márcia, “Análise e Interpretação da obra para piano, eletrônica e audiovisual de Paulo C. Chagas”, Universidade de Coimbra, Colégio das Artes. Doutoramento em Arte Contemporânea [Em progresso, co-orientação com o Prof. Paulo Chagas, University of California - Riverside e o Prof. Caio Pagano, Arizona State University] MIGUEL, David. “Heavy Metal e Música Clássica” Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, Doutoramento em Estudos Artísticos. [Em progresso] FERRAZ, Ana, “Colaboração, Virtuosismo e Vinculação em Música”, Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, Doutoramento em Estudos Artísticos. [Em progresso; co-orientação com Prof. Leonor Losa] TEIXEIRA, Dalila. Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, Doutoramento em Estudos Artísticos. [Em progresso] CORTEZ, Tiago. Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, Doutoramento em Estudos Artísticos. [Em progresso]
JM
José Telmo Rodrigues Marques

José Telmo Rodrigues Marques

telmomarques@esmae.ipp.pt
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Info
Leonor Losa

Leonor Losa

leonor.losa@uc.pt
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Leonor Losa nasceu em Braga em 1981. Investigadora na área da etnomusicologia e dos estudos culturais da música, no Centro de estudos Interdisciplinares – CEIS20 -da Universidade de Coimbra, onde coordena o Grupo de Investigação Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais. É igualmente professora auxiliar convidada no Departamento de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da mesma Universidade; Membro da direcção da Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (desde 2015); co-editora geral da Revista Portuguesa de Musicologia (RPM); e membro da Plataforma Canção de Coimbra. Foi investigadora no Instituto de Etnomusicologia (UNL-FCSH) entre 2002 e 2022, onde colaborou nos projectos Enciclopédia da Música em Portugal no século XX; Indústria Fonográfia em Portugal no Século XX; Orfeu: políticas e estéticas da popular music no Portugal Moderno. Tem desenvolvido reflexão sobre as políticas, estéticas e discursos da "modernização do som" e a indústria discográfica em Portugal, campo de estudos da música que contribui para configurar. O seu trabalho lida em particular com a transformação nos media da música e as suas articulações com as dimensões sociais, políticas, económicas, tecnológicas e institucionais; as dinâmicas de transformações da auralidade ao longo do século XX; e a criatividade musical, subjectividade e as formas de representação histórica, geográfica e identitária. É autora do livro ‘Machinas Fallantes’: A música gravada em Portugal no início do século XX (Tinta da China, 2014)

Temas e problemáticas da atividade científica
som, escuta e performance
cultura expressiva e dinâmicas sociais
criatividade, subjectividade e a produção de sentido ao redor da música
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

LOSA, Leonor (no prelo) “Orfeu: gravação discográfica e a mediação da sensibilidade democrática” in Losa, Leonor; Salwa Castelo-Branco e Rui Cidra (orgs) Discos Orfeu: Políticas e Estéticas da Modernidade Sonora em Portugal. esad-idea, Research in Design and Art.


CALLIXTO, João Carlos; João Pedro Almeida da Rocha e Leonor Losa (coord) (2023) Discos Orfeu- Catálogo Visual e Crítico. esad-idea, Research in Design and Art.


LOSA, Leonor (2023) “The invisible voices of the early recording market in Portugal” in Castelo-Branco, Salwa, Samuel Llano e Matthew Machin-Autenrieth (orgs.) Music, Nation and Region in the Iberian Peninsula. Champaign: University of Illinois Press.


LOSA, Leonor (2021) “Historicizando as cassettes: Materialidade e auralidade do arquivo FTP” in Pedro Augusto (org.) Found Tapes Porto, 2004-2019. Porto: ETAK.


LOSA, Leonor; Salwa Castelo-Branco e Rui Cidra (orgs) (no prelo) Discos Orfeu: Políticas e Estéticas da Modernidade Sonora em Portugal. esad-idea, Research in Design and Art.

LC
Luís Miguel Carvalhais Figueiredo Borges Coelho

Luís Miguel Carvalhais Figueiredo Borges Coelho

miguelborgescoelho@hotmail.com
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Info
Mário Montenegro

Mário Montenegro

mario.montenegro@uc.pt
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Encenador, ator, dramaturgo, investigador e professor. Licenciado em Engª Eletrónica e de Telecomunicações pela Univ. de Aveiro (1993), Mestrado em Texto Dramático na Faculdade de Letras da Univ. do Porto (2007) e Doutoramento em Estudos Artísticos pela Univ. de Coimbra (2017). Fundador e diretor artístico da Companhia de Teatro Marionet (www.marioneteatro.com), onde dirigiu mais de 50 peças, tendo participado também como ator e dramaturgo em mais de 30. Tem publicadas as peças “Revolução dos Corpos Celestes” (MAFIA, 2006), “Encontro Em Possível” (CETUP, 2006), “A Expressão das Emoções” e “LED - Viagem ao interior num computador” (Imprensa da Univ. de Coimbra, 2018). Traduções publicadas: “Sr. de Chimpanzé” de Jules Verne (Marionet, 2010) e “Cálculo” de Carl Djerassi (Imprensa da Univ. de Coimbra, 2011). Investigador integrado no Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra, foi professor convidado de Estudos Teatrais e Performativos na Universidade de Coimbra (2018-2023) e diretor adjunto no Teatro Académico de Gil Vicente (2015-2017). Atuais interesses de investigação: interações entre as artes performativas e a ciência, incluíndo dramaturgias internacionais, produção mundial de peças relacionadas com ciência, teatro baseado em pesquisa científica, teatro com investigadores e artes performativas em comunicação de ciência. As publicações mais recentes incluem o livro co-editado “Theatre About Science: Theory and Practice” (Imprensa da Univ. de Coimbra, 2023) e o capítulo de livro “The Voices and Bodies of Science: Theatre with Researchers”, em Science & Theatre: Communicating Science and Technology with Performing Arts (Emerald, 2022).

Temas e problemáticas da atividade científica
Science Theatre
Performing Arts in Science Communication
Research-based Theatre
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Montenegro, M. (2024). “Dramatic representations of the astrologer on the verge of modern science”, in The Routledge Companion to Performance and Science (Eds. Paul Johnson, Simon Parry and Adele Senior). Routledge.


Montenegro, M., Oliveira, F., Girão, T., Amaral, S., Moreira, F. (2023). Theatre About Science: Theory and Practice. Coimbra University Press.


Rodrigues C., Tavares A., Geraldo N., Moreira F., Montenegro M. (2023). “The Boldness of Spring: Theatre about Science in the Botanical Garden of the University of Coimbra”. Theatre About Science: Theory and Practice. Coimbra University Press.


Montenegro, M. (2022). “The Voices and Bodies of Science: Theatre with Researchers”, in Science & Theatre: Communicating Science and Technology with Performing Arts (Eds. Emma Weitkamp & Carla Almeida). Emerald Publishing.


Feio, M.J., Mantas, A.I., Serra, S., Calapez, A.R., Almeida, S., Sales, M., Montenegro, M., Moreira, F. (2022). “Effect of environmental education on the knowledge of aquatic ecosystems and reconnection with nature in early childhood”. PLOS ONE. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0266776

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
Em curso 2023-2026 Coordenador do projeto Criação e investigação no cruzamento entre artes performativas e a ciência, na companhia de teatro Marionet, financiado pela Direção-Geral das Artes no âmbito do concurso Apoio Sustentado para 2023-2026. 2023-2026 Membro da equipa do projeto OneAquaHealth - Protecting urban aquatic ecosystems to promote One Health, financiado pelo programa europeu Horizonte 2020 e coordenado pela investigadora Maria João Feio do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. Concretizados 2022-2023 Coordenador da atividade O Teatro na Desconstrução de Estereótipos de Género, no âmbito do projeto Equal.STEAM, financiado pelo POCH e coordenado pela Reitoria da Universidade de Coimbra (Cristina Albuquerque). 2022-2023 Co-coordenador (com Ana Rita Álvaro e Sara Amaral) do projecto Science also sleeps: raising awareness about good (and bad) sleep habits, parceria entre o CNC, o CEIS20 e a companhia de teatro Marionet, financiado pelo Instituto de Investigação interdisciplinar da Universidade de Coimbra no âmbito do programa Apoio à Promoção da Cultura Científica 2022. 2018-2023 Participação no projeto Cresce Rio do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, enquanto coordenador da atividade da companhia de teatro Marionet no projeto. https://marioneteatro.com/lab/crescerio https://marioneteatro.com/productions/as-vidas-do-rio 2019-2023 Participação no projeto Syn2Psy - Innovative Training Network, financiado pelo programa europeu Horizonte 2020 e coordenado pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, enquanto coordenador da atividade da companhia de teatro Marionet no projeto. 2021-2022 Coordenador do projeto Criação e investigação no cruzamento entre artes performativas e a ciência, na companhia de teatro Marionet, financiado pela Direção-Geral das Artes no âmbito do concurso Apoio Sustentado 2020-2021. 2021-2022 Co-coordenador (com Cláudia Pereira e Sara Amaral) do projecto Doença Bipolar - um outro lado, uma parceria entre a companhia de teatro Marionet, o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra e o CEIS20, financiado pelo Instituto de Investigação interdisciplinar da Universidade de Coimbra no âmbito do programa Apoio à Promoção da Cultura Científica 2021. 2021-2022 Coordenador do projeto Ouvir Vozes, numa parceria da Marionet com o Centro de Estudos Sociais da Univ. Coimbra (CES), o Movimento Ouvir Vozes Portugal e a Rádio Aurora - Uma Outra Voz, financiado pela Direção-Geral das Artes no âmbito do concurso Apoio em Parceria | Arte e Saúde Mental. 2020-2021 Coordenador do Colóquio Internacional "Theatre about science: Theory and Practice”, numa parceria da Marionet com o CEIS20, o Teatro Académico de Gil Vicente, o Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra e Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC, financiado pela Direção-Geral das Artes no âmbito do concurso Apoio a Projetos - procedimento simplificado 2020 (edição de 2021) e do concurso Apoio Sustentado 2023-2026 (edição de 2023). 2020 Co-coordenador (com Ana Rita Álvaro e Sara Amaral) do projeto A Máquina dos Sonhos | 730 anos UC, uma parceria entre a companhia Marionet, o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, o CIBB e o CEIS20, financiado pelo Instituto de Investigação interdisciplinar da Universidade de Coimbra no âmbito do programa Apoio à Promoção da Cultura Científica_730 anos UC.
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
Orientador do relatório de estágio do Mestrado em Estudos Artísticos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra da aluna Patrícia Morais, intitulado “O Teatro Municipal da Covilhã - Um Novo Capítulo” (2022). Orientador da dissertação de doutoramento em Estudos Artísticos, especialização em Artes/Estudos Teatrais e Performativos, da aluna Aziza Hecht, com o título de “Shifting Identities - How theatre contributes and provokes an active confrontation with European identity, citizenship and history”, na Universidade de Coimbra (em curso - início em 2020/21). Aluna com bolsa de formação avançada da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Info
Nuno Coelho

Nuno Coelho

ncoelho@dei.uc.pt
Grupos de investigação
1 - História, Memória, Políticas Públicas
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Nuno Coelho (Univ Coimbra, CEIS20, DARQ) é designer de comunicação, artista e curador sediado no Porto; Professor Auxiliar do Departamento de Arquitetura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde leciona nos cursos de Licenciatura e Mestrado em Design e Multimédia; Investigador Integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20); e docente do Colégio das Artes da mesma universidade. Doutorado em Arte Contemporânea pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra (2013); Master em Design e Produção Gráfica pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona (2005); e Licenciado em Design de Comunicação e Arte Gráfica pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2002). Na sua actividade como designer, em regime independente, desenvolveu trabalhos para diversas entidades predominantemente em Portugal, mas também noutros países, na sua maioria para agentes artísticos e instituições culturais. Tem desenvolvido vários projetos autorais na intersecção entre o design e a arte, levantando questões, na sua maioria, sobre temáticas sociais e políticas. Como investigador de design, tem interesse em história, cultura material, património, humanidades digitais, comunicação de ciência e representação e semiótica visuais. Tem explorado questões de identidade e memória através da exploração da política de produção de imagens e de arquivos de instituições e marcas comerciais históricas portuguesas. Como curador, tem organizado exposições e programas públicos. É autor de dois livros e editor de outros dois. www.uc.pt/go/nunocoelho

Temas e problemáticas da atividade científica
Património e cultura visual e material
Artes, design e humanidades digitais
História colonial
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Coelho, N. (no prelo). "Statues also die: The fortress of Cacheu as graveyard of Portuguese colonial legacy” in Judin, Hilton; Hlongwane, Ali; and Lissoni, Arianna (Eds.), In whose place? Confronting vestiges of the colonial landscape in Africa. Joanesburgo: University of the Witwatersrand.


Coelho, N. (2023). “Unpacking my collection” in Semedo, Alice; Bártolo, José; e Sena, Sandra (Coord.), Design Objects: Musealization, Documentation and Interpretation. Porto: CITCEM (pp. 127-150) eISBN: 978-989-8970-56-5. DOI: 10.21747/978-989-8970-56-5/des.


Coelho, N. (2023). “Para uma descolonização do design gráfico em Portugal” in Bártolo, José (Ed.), História do Design Gráfico em Portugal – Perspectivas Crísticas, Vol. 8 – Rupturas e transições: design no novo milénio (c.2000-c.2020)(pp. 82-88). Matosinhos: Público, esad-idea, Coral Books, 100 Folhas. ISBN: 978-989-53859-5-9 e 978-989-53874-8-9.


Coelho, N. (2022). “Reactivation of graphic memory and technical knowledge of the past as factors of industrial competitiveness – The case study of the development of ‘Cento & Vinte’ at Confiança's letterpress workshop” in Duarte, Emília; Rosa, Carlos (Ed.), Developments in Design Research and Practice – Best Papers from 10th Senses and Sensibility 2019: Lost in (G)localization (pp. 11-30). Berlin: Springer. ISBN: 978-3-030-86598-6. DOI: 10.1007/978-3-030-86596-2.


Coelho, N. (2021). “Orlando Erasto Portela: Relations between the creative process and letterpress printing methods of an (almost) unknown designer from the mid-twentieth century” in Amado, Pedro; Silva, Catarina; Quelhas, Vítor (Ed.), Post-Digital Letterpress Printing: Research, Education and Practice (pp. 19-29). Nova Iorque e Londres: Routledge. ISBN: 978-1-003-17311-3. DOI: 10.4324/9781003173113-4.

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
Projetos na qualidade de IR Joaquim – O Conde de Ferreira e seu legado (Ação-Piloto) Nuno Coelho (IR) CEIS20 e Direção-Geral das Artes (DGArtes) (entidades financiadoras) Concurso nacional https://silva.fw.uc.pt/iii/ceis20/joaquim-projeto-exploratorio Em curso Orientador de estudantes de Doutoramento com bolsa FCT Gabriela Salcedo Figueira Gênero, raça e classe no capitalismo mundial: um estudo comparativo sobre a reprodução social escravista no Brasil e nos Estados Unidos Doutoramento em Estudos Contemporâneos Universidade de Coimbra, Instituto de Investigação Interdisciplinar Bolsa FCT: UI/BD/154186/2022 Em curso Diego Alatorre Guzmán Alfabetização, Design e Democracia: Didáctica Multimodal para a Educação Participativa / Design Literacies & Democracy: Multimodal Didactics for Participatory Education Doutoramento em Estudos Contemporâneos Universidade de Coimbra, Instituto de Investigação Interdisciplinar Bolsa FCT: UI/BD/154194/2022 Em curso Isabel Maria Duarte Henriques Ferreira Beyond the canon: Feminist revision of graphic design history in twentieth-century Portugal Doutoramento em History of Design University of Brighton (Reino Unido) Bolsa FCT: 2021.06577.BD Em curso João Miguel Esteves Correia da Silva Cardoso Transmedia as a vector in science communication and health literacy: The Japan-Portugal historical and cultural connections to produce new health communication materials Doutoramento em História das Ciências e Educação Científica Universidade de Coimbra, Instituto de Investigação Interdisciplinar Bolsa FCT: 2020.05268.BD Em curso Bruna Raquel Santos Sousa Adaptive design through participatory interaction Doutoramento em Arte Contemporânea Universidade de Coimbra, Colégio das Artes Bolsa FCT: SFRH/BD/133415/2017 Em curso
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
Orientação de teses de Doutoramento em curso Sandra Fernandes dos Santos Intertestos Doutoramento em Design para Meios Computacionais Universidade de Coimbra, Instituto de Investigação Interdisciplinar Em curso Gabriela Salcedo Figueira Gênero, raça e classe no capitalismo mundial: um estudo comparativo sobre a reprodução social escravista no Brasil e nos Estados Unidos Doutoramento em Estudos Contemporâneos Universidade de Coimbra, Instituto de Investigação Interdisciplinar Bolsa FCT: UI/BD/154186/2022 Em curso Diego Alatorre Guzmán Alfabetização, Design e Democracia: Didáctica Multimodal para a Educação Participativa / Design Literacies & Democracy: Multimodal Didactics for Participatory Education Doutoramento em Estudos Contemporâneos Universidade de Coimbra, Instituto de Investigação Interdisciplinar Bolsa FCT: UI/BD/154194/2022 Em curso Isabel Maria Duarte Henriques Ferreira Beyond the canon: Feminist revision of graphic design history in twentieth-century Portugal Doutoramento em History of Design University of Brighton (Reino Unido) Bolsa FCT: 2021.06577.BD Em curso João Miguel Esteves Correia da Silva Cardoso Transmedia as a vector in science communication and health literacy: The Japan-Portugal historical and cultural connections to produce new health communication materials Doutoramento em História das Ciências e Educação Científica Universidade de Coimbra, Instituto de Investigação Interdisciplinar Bolsa FCT: 2020.05268.BD Em curso O lixo têxtil na arte contemporânea – Ensaios e práticas artístico-sustentáveis Clarissa Serafim Doutoramento em Arte Contemporânea Universidade de Coimbra, Colégio das Artes Em curso Bruna Raquel Santos Sousa Adaptive design through participatory interaction Doutoramento em Arte Contemporânea Universidade de Coimbra, Colégio das Artes Bolsa FCT: SFRH/BD/133415/2017 Em curso Orientação de teses de Doutoramento concluídas Paul David Hardman How should we teach design? The studio model and the potential for its development through Action Research Doutoramento em Arte Contemporânea Universidade de Coimbra, Colégio das Artes 23 de junho de 2021 Orientação de dissertações de Mestrado em curso Inês Margarida Ferrer Galvão Dyad – Design research methods to understand and promote inclusive dyad communication in sexual health Mestrado em Design e Multimédia Universidade de Coimbra, Departamento de Arquitetura e Departamento de Engenharia Informática Em curso Maria Inês Salgueiro Sales da Silva Pode a multimédia ajudar a comunicar a investigação biomédica? Mestrado em Design e Multimédia Universidade de Coimbra, Departamento de Arquitetura e Departamento de Engenharia Informática Em curso Alexandra Maia Almeida Coelho Interactive digital posters Mestrado em Design e Multimédia Universidade de Coimbra, Departamento de Arquitetura e Departamento de Engenharia Informática Em curso Ângelo Daniel Soares Ferramentas Digitais Aliadas a Tecnologia de Informação Como Meio de Impulsionar o Reconhecimento do valor Patrimonial. Caso de estudo: Digitalização do Património Material da Ilha de Moçambique Mestrado em Património e Desenvolvimento Universidade Lúrio, Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (Nampula, Moçambique) Em curso Orientação de dissertações de Mestrado concluídas Francisca Lopes Calisto O Conde de Ferreira e seu legado – Visualizações de informação sobre vida e obra de Joaquim Ferreira dos Santos Mestrado em Design e Multimédia Universidade de Coimbra, Departamento de Arquitetura e Departamento de Engenharia Informática 8 de setembro de 2023 António Ernesto Machado Medeiros Pinto Esquecimento e restos humanos: O caso do Vale da Gafaria Mestrado em Património Cultural e Museologia Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras 19 de julho de 2023 Tiago Figueiredo da Silva Videoclipes Musicais Interativos Mestrado em Design e Multimédia Universidade de Coimbra, Departamento de Arquitetura e Departamento de Engenharia Informática 9 de setembro de 2022 Francisco Oliveira Surrador Projeto multimédia sobre a Primeira Exposição Colonial Portuguesa de 1934 no Porto Mestrado em Design e Multimédia Universidade de Coimbra, Departamento de Arquitetura e Departamento de Engenharia Informática 8 de setembro de 2022 Eduardo Rafael Veiga Rosa Identidade Visual e Website para Associação Existências Mestrado em Design e Multimédia Universidade de Coimbra, Departamento de Arquitetura e Departamento de Engenharia Informática 16 de setembro de 2021 Rafaela Alexandra Tavares Rodrigues Setúbal Negra – Aplicativo para percurso urbano sobre a presença negra na cidade de Setúbal Mestrado em Design e Multimédia Universidade de Coimbra, Departamento de Arquitetura e Departamento de Engenharia Informática 16 de julho de 2021 Carolina Maria Martins Lopes Simões A Saúde no Saber – Produção de conteúdo multimédia para comunicação de ciência Mestrado em Design e Multimédia Universidade de Coimbra, Departamento de Arquitetura e Departamento de Engenharia Informática 14 de julho de 2021 Nelson Frederico Sanches Barros A Baleia-comum – Aplicação de técnicas digitais e analógicas em colecções de história natural Mestrado em Design e Multimédia Universidade de Coimbra, Departamento de Arquitetura e Departamento de Engenharia Informática 11 de novembro de 2020 Ana Carolina Correia Martins UI/UX concept for website – Random Jukebox Mestrado em Design e Multimédia Universidade de Coimbra, Departamento de Arquitetura e Departamento de Engenharia Informática 11 de novembro de 2020 Bruno Daniel Gaspar Góis Guerra dos Tintureiros – Produção audiovisual sobre a cor índigo e carmesim Mestrado em Design e Multimédia Universidade de Coimbra, Departamento de Arquitetura e Departamento de Engenharia Informática 4 de novembro de 2020). Marco André Galante Mendes Design de uma aplicação móvel para exploração de mosaico romano – Rota do Mosaico Romano Mestrado em Design e Multimédia Universidade de Coimbra, Departamento de Arquitetura e Departamento de Engenharia Informática 18 de setembro de 2020 Rui Paulo Martins Gaspar Future Forms of Nature – Sistema Generativo para o Festival Forte Mestrado em Design e Multimédia Universidade de Coimbra, Departamento de Arquitetura e Departamento de Engenharia Informática 9 de julho de 2020 André Luís Vitela Monteiro Index – Máquina de Nairne – Aplicação para Dispositivos Móveis para Interacção Virtual com Património Histórico do Gabinete de Física do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra Mestrado em Design e Multimédia Universidade de Coimbra, Departamento de Arquitetura e Departamento de Engenharia Informática 18 de setembro de 2019 Rafaela Leite da Silva Museu Virtual da Floresta Mestrado em Design e Multimédia Universidade de Coimbra, Departamento de Arquitetura e Departamento de Engenharia Informática 18 de setembro de 2019 Helena Raquel Félix Almeida Plataforma de mapeamento da perceção de medo das mulheres no espaço urbano Mestrado em Design e Multimédia Universidade de Coimbra, Departamento de Arquitetura e Departamento de Engenharia Informática 26 de setembro de 2018 Filipe Luís Grave Camacho Video Games as Learning Tools Mestrado em Design e Multimédia Universidade de Coimbra, Departamento de Arquitetura e Departamento de Engenharia Informática 6 de setembro de 2018 Cláudia Andreia Dias Almeida. Design e Biologia – Produtos multimédia com base em espólio científico do casal Lacerda Mestrado em Design e Multimédia Universidade de Coimbra, Departamento de Arquitetura e Departamento de Engenharia Informática 19 de julho de 2018
OH
Info
Omar Costa Hamido

Omar Costa Hamido

Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

OCH é um performer, compositor, e tecnólogo, que trabalha principalmente em multimédia e improvisação. Os seus interesses de investigação atuais são computação quântica e composição musical, telemática, e multimédia. Ele é apaixonado por tecnologia emergente aplicada à prática criativa, por cinema, ensino, e performar novas peças. Obteve o PhD em Composição, Improvisação, e Tecnologia Integradas na Universidade da Califórnia, Irvine com o projecto de investigação Adventures in Quantumland (quantumland.art). Ele também obteve o Mestrado em Composição e Teoria Musical na ESMAE-IPP Portugal com a investigação sobre as relações entre música e pintura. Em anos recentes, o seu trabalho tem sido reconhecido com bolsas e prémios de MSCA, Fulbright, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Medici, Beall Center for Art+Technology, e IBM. omarcostahamido.com

Temas e problemáticas da atividade científica
Quantum Computing
Creative Practice
Open Access
Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
101109258, Integrated Interdisciplinary Music Practice And Quantum Computing Technologies, IIMPAQCT, Omar Costa Hamido, Universidade de Coimbra, REA, HORIZON-MSCA-2022-PF-01, https://ec.europa.eu/info/funding-tenders/opportunities/portal/screen/how-to-participate/org-details/999999999/project/101109258/program/43108390/details, 2023, 2025 SFRH/BD/145697/2019, Adventures in Quantumland, Omar Costa Hamido, University of California, Irvine, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2019, 2021
PB
Info
Patrícia Sequeira Brás

Patrícia Sequeira Brás

patricia.sequeira.braz@gmail.com
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Patrícia Sequeira Brás é Professora Auxiliar Convidada em Estudos Fílmicos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Investigadora Integrada no CEIS20. Concluiu a sua investigação de doutoramento no Departamento de Estudos Ibéricos e Latino-Americanos de Birkbeck, Universidade de Londres, em 2015. Lecionou em Queen Mary e Birkbeck, ambas na Universidade de Londres, e também na Universidade de Exeter, no Reino Unido. Exerceu depois uma posição de investigação na Universidade Lusófona em Lisboa. A relação entre política e cinema que motivou o seu trabalho de doutoramento continua a moldar os seus novos projetos de investigação. Os atuais interesses de investigação incluem cinema documental, feminismo e estudos de género, temporalidade cinematográfica e colonialidade visual.

Temas e problemáticas da atividade científica
estudos de género
temporalidade cinematográfica
colonialidade visual
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Sequeira Brás, P. (forthcoming) The Political Gesture in Pedro Costa’s Films, in New Studies in European Cinema series, Peter Lang.


Sequeira Brás, P. (2023) “Reproductive Work in the Aftermath of the Global Financial Crisis: maternity in Tempo comum (2018) and Els dies que vindran (2019)”, in for C. Cucinotta and J.Ramé Lopez (eds.), “Cine en el âmbito ibérico: género a foco”, Comunicación, Editorial Sindéresis.


Sequeira Brás, P. (2022) “Colonial Ambivalence in Contemporary Moving Images: The Portuguese Case”, Comunicação e Sociedade, Vol. 41, V. de Sousa (CECS, University of Minho, Portugal), S. Khan (CECS, University of Minho, Portugal) and P. S. Pereira (Ohio State University, USA) (eds.) https://doi.org/10.17231/comsoc.41(2022).3698


Sequeira Brás, P. (2021) “Reciprocal Narratives in Que Bom te Ver Viva (Lúcia Murat, 1989)”, in N. Geraghty, D. Gasiorowski, P. Sequeira Brás (eds.), Journal of Romance Studies. https://doi.org/10.3828/jrs.2021.10


Sequeira Brás, P. (2020) ‘Post-Fordism in Active Life (2013), Industrial Revolution (2014) and The Nothing Factory (2017)’ in T. Austin and A. Koutsourakis (eds.) Cinema of Crisis: Film and Contemporary Europe, Edinburgh University Press.

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
Projeto Satélite “Dive-In: Design em projeção” (€ 9, 000.00), Bienal de Design do Porto, 2023. Research Innovation Fund Development Grant “Feminist Practices of Storytelling in Cinema and Social Media” (£ 3, 842.76), Birkbeck|Núcleo de Estudo de Gênero – PAGU, Unicamp, 2019. Iberian and Latin American Scholarship Visiting Program for PhD Research “The Political Gesture in Pedro Costa's Films” (€ 1, 000.00), Ibero-Amerikanisches Institut, Berlin, 2013. Fundação da Ciência e Tecnologia Programa de Bolsa de Doutoramento “The Political Gesture in Pedro Costa's Films”, 2009-2012.
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
PhD: Célia Capêlo, “Contextos, situações e lugares da cenografia”, FLUC, 2022-25. PhD: Vanessa Fernandes, “Planeta II - A ficção científica como proposta de decolonização”, FLUC, 2022-25. MA : Fernanda Leme, “Dissociation in Mr. Robot”, ULHT, 2021-23. MA (practiced-based): Paula Loffler, “The Use of Cinematographic Strategies in the Representation of Vulnerable People in Documentary Cinema”, ULHT, 2021-23. MA : Hind Kammourieh, “Bandersnatch’s Audience: A choice or the future of the industry?”, (16/20), ULHT, 2021-22. MA : Angela Duque, “Editing and Gender Representation: A comparison between David Lynch’s Dune (1984) and the fan-edited Dune: The Alternative Edition Redux (2012)”, (14/20), ULHT, 2021-22. MA : Catriona Perry, “Crisis Mapping: Representing Global Capitalism in Terratreme's Transnational Crisis Cinema”, Distinction (80/100), Birkbeck, University of London, 2019-20.
Info
Paulo Perfeito

Paulo Perfeito

paulo.perfeito@fulbrightmail.org
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Paulo Perfeito é trombonista, compositor e pedagogo, nascido no Porto, Portugal em 12 de julho de 1974. Paulo é Doutorado em Artes Musicais pela prestigiada Eastman School of Music'17, Mestre em Música pelo New England Conservatory'07 e Licenciado pela Berklee College of Music’01. Entre inúmeros prémios, Paulo recebeu o DownBeat Student Music Award em 2013, a bolsa Marian McPartland em 2012, uma bolsa Fulbright para Doutoramento em 2011, o prémio Herb Pomeroy Award for Outstanding Jazz Composer and Arranger em2001 e a Bolsa Jovens Criadores do Centro Nacional de Cultura em 2000 e 2001. Paulo é professor Coordenador e Vice-Presidente da ESMAE - P.Porto, onde também leciona e coordena a área de Jazz. Além disso, é Investigador integrado no Ceis20 - Universidade de Coimbra e muito ativo como compositor, arranjador e intérprete freelancer nas áreas de jazz e música pop. Paulo colabora regularmente com várias instituições e artistas, incluindo a Orquestra de Jazz de Espinho, Miguel Araújo, European Movement Jazz Orchestra, Casa da Música, Universidade de Aveiro e Universidade de Coimbra. Paulo lidera ainda a Nu Jazz Orchestra e o 6teto Paulo Perfeito.

Temas e problemáticas da atividade científica
Artistic / Practice-Based Research
Composição, Análise e Teoria Musical
Pedagogia e Didática
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Perfeito, P. (2023). Twentieth Century Compositional Techniques Applied to Jazz: Pitch-Class Sets in Jazz Composition and Improvisation. Brasov: The science of music 2/2023.


Conceição, M.; Perfeito, P.; Santos, P. (2023). Multidisciplinary Improvisation Consort in Brasov. Brasov: The science of music 2/2023


Perfeito, P. (2018). Did Senator William Fulbright like Jazz?. Programa Fulbright - Volume Comemorativo. Edições Colibri. ISBN 978-689-847-2

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
IF/01458/2014/CP1213/CT0003, Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal,Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2015/05/01 - 2019/09/01
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
1. SERGIO FRANCISCO VIEIRA, Improvisação não idiomática e Jazz de vanguarda: perspectivas e possibilidades para bateria, ESMAE, 2023 [a) mestrado, b) 2023 c) instituição nacional, d) sem bolsa/financiamento] 2. MARTA GONÇALVES VILAÇA, Competências de treino auditivo como complemento à leitura e execução de uma partitura, ESMAE, 2023. [a) mestrado, b) 2023 c) instituição nacional, d) sem bolsa/financiamento] 3. NELSON PINHO FERREIRA, O método de Pilates no desenvolvimento da performance trompetística, ESMAE 2023. [a) mestrado, b) 2023 c) instituição nacional, d) sem bolsa/financiamento] 4. RICARDO COSTA FORMOSO, Introdução à linguagem de Jazz para trompete: princípios e metodologias no ensino do instrumento, ESMAE 2022. [a) mestrado, b) 2022 c) instituição nacional, d) sem bolsa/financiamento] 5. GABRIELA MARQUES PEIXOTO, O papel do professor de violino em trajetórias de excelência do aluno: um estudo de caso, ESMAE 2022. [a) mestrado, b) 2022 c) instituição nacional, d) sem bolsa/financiamento] 6. TERESA RODRIGUES SOARES, A pedagogia nos festivais de violoncelo: olhar integrado no ensino do violoncelo. ESMAE 2022. [a) mestrado, b) 2022 c) instituição nacional, d) sem bolsa/financiamento] 7. RICARDO FILIPE BARROS RESENDE, Estratégias para um melhor estudo individual do aluno / Auto-regulação, ESMAE 2021. [a) mestrado, b) 2021 c) instituição nacional, d) sem bolsa/financiamento] 8. INES DA CRUZ RAMALHO QUELHAS VILARINHO, A importância do estudo acompanhado/orientado no ensino básico — um estudo caso, 2021. [a) mestrado, b) 2021 c) instituição nacional, d) sem bolsa/financiamento] 9. PEDRO MIGUEL DOS SANTOS GOIS, A música de câmara como ferramenta no desenvolvimento de competências musicais, ESMAE 2019 [a) mestrado, b) 2019 c) instituição nacional, d) sem bolsa/financiamento] 10. LUÍSA SOFIA DE ALBUQUERQUE MACHADO ANTUNES VIEIRA, Improvisação vocal e performance interdisciplinar como fator de motivação criativa na aprendizagem, ESMAE 2019 [a) mestrado, b) 2019 c) instituição nacional, d) sem bolsa/financiamento] 11. TOMÁS FILIPE SOUSA ROSA, Introdução à prática dos acessórios de percussão no ensino secundário, ESMAE, 2019 [a) mestrado, b) 2019 c) instituição nacional, d) sem bolsa/financiamento] 12. MARCELO RÚBEN DE AZEREDO SOUSAO AIRES, Estudo da bateria como complemento na formação do percussionista, ESMAE 2019 [a) mestrado, b) 2019 c) instituição nacional, d) sem bolsa/financiamento] 13. ANTONIO PEDRO SARAMAGO CAMPOS NEVES, Treino auditivo como instrumento para a improvisação - Reconhecimento de progressões harmónicas, ESMAE 2018. [a) mestrado, b) 2018 c) instituição nacional, d) sem bolsa/financiamento] 14. RENATO JORGE DE ALMEIDA PEREIRA DIAS, A transcrição, uma ferramenta pedagógica no ensino e na aprendizagem do jazz” U.Aveiro, 2018 [a) mestrado, b) 2018 c) instituição nacional, d) sem bolsa/financiamento]
Info
Pedro Pousada

Pedro Pousada

pedro-pousada@netcabo.pt
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia
Pedro Pousada, PhD, é Diretor do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, coordenador do seu Doutoramento em Arte Contemporânea e professor auxiliar no Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) onde leciona desenho, arte moderna, teoria da arte e história da arte. Os seus actuais interesses de investigação tratam de práticas espaciais específicas do modernismo e da arte contemporânea interligadas com o campo disciplinar da arquitectura e que têm destacado a colonização do simbólico e do estético pelas formas económicas dominantes no capitalismo. É artista visual com vasta experiência na área do desenho e da pintura contemporânea, membro do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC) desde 2010 e atualmente membro da sua direção. Em 2015 foi curador juntamente com Carlos Antunes e Luís Quintais da 1ª Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra Anozero. O seu trabalho é regularmente exposto e tem participado em exposições individuais e colectivas http://capc.com.pt/site/index.php/pt/pedro-pousada-2/ É representado pela Galeria Pedro Oliveira (Porto).
Temas e problemáticas da atividade científica
Modernismo e Vanguardas artísticas do séc. XX
Arte Contemporânea
Arquitetura
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023
POUSADA. Pedro (2020). Aufstander aus ruinen o cenário do crime, o cenário da vida, in João Fonte Santa (Org.). Bem vindos à cidade do medo. Lisboa: Stolen Books, ISBN 978-989-54857-1-0. Pp.9-38.
POUSADA. Pedro. (2019). "A Black Square on White Snow". In POUSADA. Pedro; OLAIO. António; CARVALHO. José Maçãs de (org); “Na sombra do quadrado negro” Coimbra: Colégio das Artes/ Universidade de Coimbra, 2019. ISBN 978–989–54332–1–6. Pp.133-147.
  POUSADA. Pedro (2020). A ruína e a memória reprimida como estilos da cidade moderna: os trabalhos de Gordon Matta-Clark. In POUSADA. Pedro; QUINTAIS, Luís; CARVALHO. José Maçãs de (Eds.). Obra e Desaparecimento: Gordon Matta-Clark. Coimbra: Colégio das Artes, ISBN 978-989-54713-4-8. Pp.58-112.
POUSADA.Pedro (2020). “Schwitters in the garden”, in Tiago Madaleno (Org.).”A Garden at Night”, Porto: Rampa Editions, ISBN 978-989-33-0991-9.P.p.14-25.
POUSADA. Pedro (2020). O Desenho Inacabado. In CARVALHO. José Maçãs de; RODRIGUES. Sérgio Fazenda; POUSADA. Pedro.(Eds.). O Desenho Incerto. Coimbra: Colégio das Artes, ISBN ISBN 978-989-54713-3-1. Pp.7-21.
Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
Consultor do Projeto FCT (Ref  2022.06772.PTDC): MATÉRIAS EMERGENTES: Uma proposta de coleção de arte da Investigação Artística Académica em Portugal/EMERGENT MATTERS: A proposal for a Collection of Art of the Advanced Artistic Research in Portugal. PI. Helena Elias (FBAUL/VICARTE); CO- PI: Sofia Ponte (IADE/U.Europeia/ID+).
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
Pedro Pousada (orientador); Vera Rozane Araújo, “Existir/Ocupar/Resistir: O corpo e a experiência de mulheres artistas no Brasil e em Portugal (Anos 60 e 70)”. Colégio das Artes (UC) 19/5/2022. Pedro Pousada (orientador); Luís Ribeiro, “Os Habitantes (In)visíveis da Arte- Uma investigação artística acerca do corpo, do espaço, da dor e do desastre”. Colégio das Artes (UC).7/10/ 2021. Pedro Pousada em coorientação com Miguel Leal (FBAUP);Raquel Moreira, Bolseira FCT Bolsa SFRH/BD/136047/2018, “A Invisibilidade como exercício crítico nas práticas artísticas contemporâneas”. Colégio das Artes (UC). 24/6/2021.  Pedro Pousada em coorientação o Prof. Doutor António Olaio (FCTUC) e Prof. Doutora Filomena Molder (FCSH-UNL);Ana Cristina Robalo, bolseira da FCT SFRH/BD/79837/2011) , “Matéria e material. Bachelard e Bourgeois: Transparências e sombras”, Colégio das Artes (UC).24/2/2020. Pedro Pousada (orientadro); Sérgio Vaz “O lugar da figura: representação, materialidade e espaço”. Colégio das Artes (UC). 12/12/ 2019.   Pedro Pousada (orientador); Gabriela Caetano, "Paisagens Afetivas" . Colégio das Artes (UC), 21/11/2019.   Pedro Pousada em coorientação com Prof. António Olaio (FCTUC); Isaura Pena, bolseira do CAPES, “Desenho e medida-o desenho inscrito na experiência do espaço", Colégio das Artes (UC), 3/5/2018 .  
RW
Riccardo Wanke

Riccardo Wanke

riccardowanke@gmail.com
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Info
Rui Cidra

Rui Cidra

rui.cidra@uc.pt
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Rui Cidra é antropólogo e investigador do Instituto de História Contemporânea na NOVA FCSH. O seu trabalho parte da antropologia cultural, da história, da etnomusicologia e dos estudos pós-coloniais para abordar o modo como a música, a dança e a cultura expressiva originadas nos anteriores territórios coloniais portugueses, particularmente em Cabo Verde, foram mobilizadas na demarcação de fronteiras de raça, género, classe social, nação e diáspora entre os momentos colonial e pós-colonial. O seu livro Funaná, Raça e Masculinidade: uma Trajetória Colonial e Pós-colonial (2021), que resulta de investigação etnográfica multisituada entre a Ilha de Santiago, Cabo Verde, e a Área Metropolitana de Lisboa, interroga o modo como as práticas expressivas de Cabo Verde foram historicamente racializadas e que legados desse processo persistem no presente. A sua investigação está igualmente publicada nas revistas Ethnomusicology Forum, Postcolonial Studies, Análise Social e na Bloomsbury Encyclopedia of Popular Music Genres of the World.

Temas e problemáticas da atividade científica
Histórias coloniais e pós-coloniais das práticas expressivas originadas na África Lusófona e nas suas diásporas em Portugal
Raça
Género, Masculinidade
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Cidra, Rui (2021) Funaná, Raça e Masculinidade: uma Trajetória Colonial e Pós-Colonial. Lisboa: Outro Modo. ISBN 978-989-54882-1-6.


Cidra, Rui (2018) "Cabral, popular music and the debate on Cape Verdean creoleness". Postcolonial Studies 21 4 (2018): 433-451. http://dx.doi.org/10.1080/13688790. 2018.1542575.


Cidra, Rui (2022) "Identidades de diáspora, cosmopolitismo e a promessa da cidadania: a lusofonia a partir das vozes de músicos das diásporas africanas. [Diaspora identities, cosmopolitanism and the promise of citizenship: lusofonia through the voices of musicians of the African diasporas]". Análise Social LVII 1 (2022): 56-84. http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/n242_a03.pdf.


Cidra, Rui (2022) "Orlando Pantera e a Performance da História". Lusotopie XXI 1 (2022): 1-19. https://journals. openedition.org/lusotopie/4939.


Cidra, Rui (2023) "Diaspora identities, cosmopolitanism and the promise of citizenship: Lusophony through the music of African diasporas". In Legacies of The Portuguese Colonial Empire: Nationalism, Multiculturalism and Citizenship, 163-180. London, United Kingdom: Bloomsbury. ISBN 9787-1-3502-8977-2.

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
EXPL/SOC-SOC/0504/2021, Yousound: Music Education as an Inclusive Tool for Underage Refugees in Europe, Yousound, Alix Sarrouy, 10.01.2022/10/07/2023. [a) co-IR; b) concurso internacional; c) sem orçamento atribuído ao CEIS20; d) concluído] PTDC/ART-OUT/32320/2017, Orfeu (1956-1983): políticas e estéticas da produção e consumo de popular music no Portugal moderno [Orfeu (1956-1983): the politics and aesthetics of the production and consumption of popular music in modern Portugal], Orfeu, Salwa Castelo-Branco, 2019/2022 [a) Co-IR; b) concurso internacional; c) sem orçamento atribuído ao CEIS20; d) concluído] PTDC/ART-PER/32417/2017, Sounding Out the Tourist City, Iñigo Sanchez, 2019 - 2022 [a) investigador; b) concurso internacional; c) sem orçamento atribuído ao CEIS20; d) concluído] PTDC/CPC-CMP/2661/2014, O Império colonial português e a cultura popular urbana: visões comparativas da metrópole e das colónias (1945-1974) [Portuguese colonial empire and urban popular culture: comparative visions of metropole, and colonies (1945-1974)], Nuno Domingos, 2016/01 - 2019/12 [a) investigador; b) concurso internacional; c) sem orçamento atribuído ao CEIS20; d) concluído]
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
Cidra, Rui - Lima, Rudi - 'O Samba beat não se aprende no colégio': ensino e expressividade afro-braisleira para uma educação curativo e tecnológica, Doutoramento em Estudos Artísticos, Universidade de Coimbra. [a) Doutoramento em Ciências Musicais, variante Etnomusicologia; b) 2021-2024; c) Universidade de Coimbra; d) sem bolsa de doutoramento]. Cidra, Rui - Costa, Jaildo - As dinâmicas sociais e musicais das bandas de pífanos do Agreste pernambucano: fluxos culturais globais e processos patrimoniais [Social and musical dynamics of the pífanos of the Agreste of Pernambuco: global cultural flows and heritage processes]. Faculdade de Ciências Socais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. [a) Doutoramento em Ciências Musicais, variante Etnomusicologia; b) 2020-2024; c) Faculdade de Ciências Socais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa; d) com bolsa de doutoramento FCT]. Cidra, Rui - Bezerra, Frederico - Samba-enredo, composição e performance da resistência [Samba- enredo, and the composition and performance of resistance] Faculdade de Ciências Socais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. [a) Doutoramento em Ciências Musicais, variante Etnomusicologia; b) 2020-2024; c) Faculdade de Ciências Socais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa; d) com bolsa de doutoramento FCT]. Cidra, Rui - Prendergast, Kale - 'Cantarte Hei, Galicia, na Lengua Gallega': Music, Dance and the Normalization of the Galician Language in Santiago de Compostela, defesa em 1 de Junho de 2022. [a) Mestrado em Ciências Musicais, variante Etnomusicologia; b) 2020/04 - 2022/06/01; c) Faculdade de Ciências Socais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa; d) sem bolsa]. Cidra, Rui - Nascimento, Darren - História oral da música tradicional na ilha de São Jorge [Oral History of the Tradicional Music from the Island of São Jorge, Azores] , defesa em Abril de 2021 [a) Mestrado em Ciências Musicais, variante Etnomusicologia, na opção de Estágio Curricular; b) 2020/01 - 2021/04; c) Faculdade de Ciências Socais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa; d) sem bolsa]. Cidra, Rui - Dias, Juliana - O rapper como intelectual orgânico: um estudo etnomusicológico sobre Nyl MC e a emancipação na sociedade brasileira [The rapper as an organic intellectual: an ethnomusicological study about Nyl MC and emancipation in Brazilian society], defesa em 13 de Novembro de 2019 [a) Mestrado em Ciências Musicais, variante Etnomusicologia; b) 2018 - 2019/11/13; c) Faculdade de Ciências Socais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa; d) sem bolsa]. Cidra, Rui - Chirilenco, Alien - Música, dança e associativismo migrante entre a comunidade moldava em Portugal [Music, Dance and Migrant Cultural Associations among the Moldavian Community in Portugal], defesa em Abril de 2019 [a) Mestrado em Ciências Musicais, variante Etnomusicologia; b) 2018 - 2019; c) Faculdade de Ciências Socais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa; d) sem bolsa].
Info
Rui Pedro De Oliveira Alves

Rui Pedro De Oliveira Alves

r.alves@rcs.ac.uk
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Rui Pedro De Oliveira Alves é licenciado pela ESMAE-IPP e Mestre pelo Royal Northen College of Music – University of Manchester. Como bolseiro Gulbenkian prosseguiu os seus estudos na Guildhall School of Music and Drama em Londres. É Doutorado pela Universidade de St Andrews – Royal Conservatoire of Scotland como bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e do Leverhulme Trust – UK. Professor e investigador no Royal Conservatoire of Scotland, onde também assumiu o cargo interino de Diretor do Curso de Licenciatura em Música (BMus). Foi também professor na Universidade do Minho e na Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa. Alves foi revisor do SJoP e do AHRC e integrou os comitês científicos e organizadores em painéis nacionais e internacionais incluído BRaSS, BTS na Escócia e das Jornadas do Ensino da Música na Escola das Artes – UCP e ENIM. Desde 2016 Diretor Pedagógico da Academia de Música de Espinho e é Investigador Integrado do CEIS20 – Universidade de Coimbra. É membro do Conselho Consultivo do Museu Nacional da Música. Comunicações e publicações recentes centraram-se nos repertórios e didáticas portuguesas do século XIX para instrumentos de sopro, particularmente a transcrição e edição das peças de Thiago Calvet para instrumentos de sopro, o método de Francisco Pinto para trombone e a charamela da Sé de Braga nos séculos XVII e XVIII.

Temas e problemáticas da atividade científica
Prática e desempenho de instrumentos históricos e as suas interações com as novas tecnologias - HIP
Iconografia Musical
Contextos sociais dos músicos do século XV ao século XIX, aos seus contextos sociais, culturais e religiosos e às suas expressões idiomáticas
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

De Oliveira Alves (2021), Francisco dos Santos Pinto e Thiago Calvet: Repertório e didáctica para instrumentos de sopro metal do séc.19 em Portugal.


Symphony for Brass op. 123, Malcolm Arnold; Quintet for Brass nº1, op.73; Quintet for Brass nº2, op. 132


De Oliveira Alves (2021), Francisco dos Santos Pinto e Thiago Calvet: Repertório e didáctica para instrumentos de sopro metal do séc.19 em Portugal.


Concerto de Ano Novo. Concerto de Ano Novo, Notas de Programa, Orquestra Sinfónica Casa da Música, Casa da Música.. 2019. De Oliveira Alves, Rui Pedro. https://www.casadamusica.com/pt/media/11737633/2019-01-05-os-concertodeanonovo.pdf?lang=pt.


‘Música no Coração”, Ano Austríaco, Notas de Programa. Música no Coração”, Ano Austríaco, Notas de Programa, Orquestra Sinfónica Casa da Música, Casa da Música.. 2018. De Oliveira Alves, Rui Pedro.

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
PTDC/ART-PER/4014/2021, Project CENTAUROS, CENTAUROS ,José António Oliveira Martins, Universidade de Coimbra, FLUC,FCT, jan.2022 - dez. 2024, [membro da equipa; candidatura submetida mas não apoiada em concurso. ERC Starting Grant 2021, REPERTOIRES, Anabela Fernandes, Universidade de Coimbra, [membro da equipa, candidatura submetida mas não apoiada.]
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
De Oliveira Alves, R., - Maria João Nunes. Conceito de Audiação como auxilio á aprendizagem de trompete nos alunos do 5o ano do Curso Básico de Música, Universidade Católica Portuguesa - Escola das Artes. 16 de novembro de 2021. [ a) mestrado; b) concluído; c) nacional; d) sem bolsa.] De Oliveira Alves, R., - Diana Sousa. A cor como estratégia de leitura musical nos alunos do 1o Ciclo de Iniciação de Fagote, Universidade Católica Portuguesa - Escola das Artes. 16 de novembro de 2021. [ a) mestrado; b) concluído; c) nacional; d) sem bolsa.]
Info
Sérgio Dias Branco

Sérgio Dias Branco

sdiasbranco@fl.uc.pt
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Sérgio Dias Branco é Professor Auxiliar de Estudos Fílmicos na Universidade de Coimbra, onde dirige o Mestrado em Estudos Artísticos e coordena o LIPA - Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas. É investigador do CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra e colabora com o Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião da Universidade Católica Portuguesa e o Instituto de Filosofia da Nova. Leccionou na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade de Kent, onde lhe foram atribuídos os graus de Mestre e Doutor em Estudos Fílmicos. Actualmente, o foco da sua investigação interdisciplinar é nas relações entre o cinema e o diálogo inter-religioso. Foi Presidente da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento entre 2018 e 2020 e membro da sua Direcção entre 2014 e 2020. A sua investigação inscreve-se nas áreas científicas dos estudos fílmicos, religiosos, televisivos, e da classe trabalhadora. Co-edita a revista Conversations: The Journal of Cavellian Studies. Os seus últimos livros são Escrita em Movimento: Apontamentos Críticos sobre Filmes (2020) e O Trabalho das Imagens: Estudos sobre Cinema e Marxismo (2020).

Temas e problemáticas da atividade científica
O cinema no pensamento sobre o movimento
O cinema e a dialética como pensamento e prática
O contributo do cinema para o diálogo inter-religioso
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Branco, S. D. (2023). Resistance and Resilience: The Nothing Factory and the Workers’ Self-Management of Fateleva. International Labor and Working-Class History, special issue Workers and Obsolescence, ed. Lori A. Flores and Aaron Benanav: pp. 1-12. Cambridge University Press. https://www.cambridge.org/core/journals/international-labor-and-working-class-history/article/abs/resistance-and-resilience-the-nothing-factory-and-the-workers-selfmanagement-of-fateleva/0A1EED128104896949703A49F5A72AD1.


Branco, S. D. (2022). Religion and Film: Representation, Experience, Meaning. Journal of Religion & Film 26, no. 1 (2022). https:// digitalcommons.unomaha.edu/jrf/vol26/iss1/56.


Branco, S. D. (2021). Together in the Midst of War: Muslim and Christian Coexistence in Lebanese Cinema. In New Approaches to Islam in Film, ed. Kristian Petersen, pp. 210-221. New York: Routledge.


Branco, S. D. (2020). O Trabalho das Imagens: Estudos sobre Cinema e Marxismo. Lisboa: Página a Página.


Branco, S. D. (2019). Descobertas do Cinemático. Paralaxe: Revista de Estética e Filosofia da Arte 6, no. 1: pp. 121-143. https://revistas.pucsp.br/paralaxe/article/view/46608/30965.

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
217381, À Margem do Cinema Português: Estudos sobre o Cinema Afrodescendente Produzido em Portugal, —, Michelle Sales, CEIS20, Fundação Calouste Gulbenkian, https://amargemdocinemaportugues.wordpress.com 2019-2020. [a) co-IR; b) concurso nacional; c) com orçamento atribuído ao CEIS20; d) —] —, Film and Interreligious Dialogue, FID, Sérgio Dias Branco, https://filminterreligiousdialogue.blogspot.com, CEIS20(UC, base)/CECC(UCP)/CITER(UCP)/CGMC(SOAS-UL)/APECER(UC)/LIPA(UC), financiamento das instituições partipantes, https://filminterreligiousdialogue.blogspot.com 2020-. [a) IR; b) —; c) com orçamento atribuído ao CEIS20; d) projeto em curso] —, Common Home and New Ways of Living Interculturally: Public Theology and Ecology of Culture in Pandemic Times, COLIVING20, Alex Villas Boas, CITER(UCP, base)/CECC(UCP)/CEFH(UCP)/CEHR(UCP)/CIIS(UCP)/CUBE- CATÓLICA-LISBON(UCP)/CECH(UC)/CEIS20(UC)/CFUL(UL)/CIEBA(UL)/CLLC(UA)/PRAXIS(UÉ/UBI), CITER e Faculdade de Teologia da UCP, https://ft.ucp.pt/docentes-conhecimento/centros-de-estudo/centro-de-investigacao-em-teologia-e-estudos-de-religiao/research/projects/ongoing-projects/common-home-and-new-ways-living-interculturally-public-theology-and-ecology-culture-pandemic-times 2020-2024. [a) investigador; b) —; c) sem orçamento atribuído ao CEIS20; d) projeto em curso] CA20107, Connecting Theory and Practical Issues of Migration and Religious Diversity, COREnet, Milda Alisauskiene, researchers and institutions from 22 countries, COST - European Cooperation in Science and Technology, https://corenetcost.eu 2022-2025. [a) investigador; b) concurso internacional; c) sem orçamento atribuído ao CEIS20; d) projeto em curso]
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
Branco, S.D. - Daniel França, Experiências, Táticas e Dificuldades na Produção Cultural em Coimbra, a Partir do Estágio na Blue House, Universidade de Coimbra, 17/10/2022. [a) mestrado; b) 2021; c) instituição nacional; d) sem bolsa/financiamento] Branco, S.D. - Nuno Dias, Mediar o Serviço Educativo em Museus: Formação, Educação e Democratização Cultural — Estágio no Serviço Educativo do Museu de Lisboa, Universidade de Coimbra, 26/10/2022. [a) mestrado; b) 2021; c) instituição nacional; d) sem bolsa/financiamento] Branco, S.D. - Carolina Costa, O Que é Que a Gente Vai Ouvir Hoje? — Curta-Metragem, Universidade de Coimbra, 31/10/2022. [a) mestrado; b) 2021; c) instituição nacional; d) sem bolsa/financiamento] Branco, S.D. - David Pinheiro Vicente (co-orientador), Como se Filma um Fantasma?: 'Primeiros Mitos' e 'Últimos Medos' em La Mujer sin Cabeza de Lucrecia Martel, Universidade Nova de Lisboa, 07/07/2022. [a) mestrado; b) 2021; c) instituição nacional; d) sem bolsa/financiamento] Branco, S.D. - Raquel Luís da Silva, O (Cine-)Teatro Municipal e a Descentralização da Cultura: Estágio no Cine-Teatro Garrett, Universidade de Coimbra, 12/07/2022. [a) mestrado; b) 2021; c) instituição nacional; d) sem bolsa/financiamento] Branco, S.D. - Tailor Morais, Antologia Cyberpunk: Um Estudo sobre a Série Black Mirror, Universidade de Coimbra, 20/07/2022. [a) mestrado; b) 2021; c) instituição nacional; d) sem bolsa/financiamento] Branco, S.D. - Luís Freitas. Incolor: Argumento Original e Comentário, Universidade de Coimbra, 10/12/2020. [a) mestrado; b) 2019; c) instituição nacional; d) sem bolsa/financiamento] Branco, S.D. - João Marcelo Ventura. Queer Lisboa: Hip-Hop Queer e a Representação Queer no Vídeo Musical, 19/02/2020. [a) mestrado; b) 2019; c) instituição nacional; d) sem bolsa/financiamento] Branco, S.D. - Maria Júlia Pereira. Os Festivais de Cinema e a sua Organização: Estágio no Festival Caminhos do Cinema Português, Universidade de Coimbra, 18/07/2019. [a) mestrado; b) 2018; c) instituição nacional; d) sem bolsa/financiamento] Branco, S.D. - Ana Filipa Leandro. Cinema e Memória Colectiva: German Concentration Camps Factual Survey, Death Mills e Nuit et brouillard, Universidade de Coimbra, 22/02/2018. [a) mestrado; b) 2017; c) instituição nacional; d) sem bolsa/financiamento] Branco, S.D. - Vanessa Fernandes. In Motion: A Dança na Obra Cinematográfica de Norman McLaren, Universidade de Coimbra, 11/02/2019. [a) mestrado; b) 2018; c) instituição nacional; d) sem bolsa/financiamento] Branco, S.D. - Ricardo Almeida. O Realismo Mágico no Cinema: O Caso de Veit Helmer, Universidade de Coimbra, 19/07/2018. [a) mestrado; b) 2017; c) instituição nacional; d) sem bolsa/financiamento] Branco, S.D. - Nuno Malheiro Lopes, Sério Fernandes e a Escola que 'Não Existe': Contributo para uma Reflexão sobre a Escola do Porto, Universidade de Coimbra, 03/04/2018. [a) doutoramento; b) 2011; c) instituição nacional; d) sem bolsa/financiamento] Branco, S.D. - Markus Carpenter, Adapting Bradbury: A Cinema of Wonder and Warning, Universidade de Coimbra, 04/10/2019. [a) doutoramento; b) 2017; c) instituição nacional; d) sem bolsa/financiamento] Branco, S.D. - Joanise Levy da Silva (em cotutela), Fabular e Interpretar Imagens: o Clichê no Processo de Escrita Fílmica, Universidade de Coimbra e Universidade de Brasília, 17/06/2019. [a) doutoramento; b) 2014; c) instituição nacional e internacional; d) sem bolsa/financiamento] Branco, S.D. - Dária Salgado (co-orientador), Uma Poética da Paisagem: O Espiritual na Arte Contemporânea, Produção Artística e Fruição Estética, Universidade de Coimbra, 16/07/2021. [a) doutoramento; b) 2015; c) instituição nacional; d) sem bolsa/financiamento] Branco, S.D. - Lídia Mello, O Cinema Político Brasileiro Contemporâneo Realizado por Mulheres, Universidade de Coimbra, 2021. [a) pós-doutoramento; b) 2019; c) instituição nacional; d) sem bolsa/financiamento] Branco, S.D. - Tatiana Moreira (co-orientador), Paisagem Urbana, Arte de Rua e Ensino: Proposta de Aplicação Didática no Brasil e em Portugal, Universidade de Coimbra, 2023. [a) pós-doutoramento; b) 2020; c) instituição nacional; d) sem bolsa/financiamento]
SS
Info
Susana Mendes Silva

Susana Mendes Silva

Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia
Susana Mendes Silva é artista plástica, performer e professora na Universidade de Évora. O seu trabalho integra uma componente de investigação e de prática arquivística, que se traduz em obras cujas referências históricas e políticas se materializam em exposições, acções e performances. A sua intimidade psicológica ou a sua voz são inúmeras vezes veículos de difusão e recepção de mensagens poéticas e políticas que convocam e reactivam a memória das/os participantes e espectadores.
Temas e problemáticas da atividade científica
Arte Contemporânea
Prática Artística
Metodologias da Prática Artística
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023
2023: "Tu & Eu", Curadoria de Joana Valsassina, com Susana Mendes Silva e obras de Ana Hatherly, Dara Birnbaum, Girlschool (Alice Geirinhas + Susana Mendes Silva), Hannah Wilke, Lucia Nogueira e Maria José Aguiar e Yoko Ono, Colecção da Fundação de Serralves Museu de Arte Contemporânea — Exposições Itinerantes, Forum Arte Braga
2022: "Uncertain Disorder", para o projecto expositivo da Appleton Associação Cultural na Cisterna de Elvas durante o programa "15 Anos de MACE – Aqui Somos Rede", Elvas 15.07.2022-15.08.2022
2020: "Como silenciar uma poeta", no âmbito do programa "As coisas fundadas no silêncio", Curadoria de Marta Rema, MNAC, Lisboa
Pacto / texto Susana Mendes Silva... [et al.] ; coord. do catálogo Susana Mendes Silva ; fot. António Jorge Silva. - Almada : Câmara Municipal de Almada, D.L. 2022. - 79, [1] p. : il. ; 24 cm. - ISBN 978-989-8680-18-1
Mendes Silva, Susana; Antonia Gaeta. Vida e trabalho : não como antes mas de novo - Life and work : not as before but again / Susana Mendes Silva, ed. 1ª, 1 vol.. ISBN: 978-989-20-8447-3. Lisboa: Fundação EDP / Fundação Carmona e Costa, 2018.
Info
Vânia Rodrigues

Vânia Rodrigues

vania.rodrigues@uc.pt
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Vânia Rodrigues (1979) trabalhou como gestora cultural, acompanhando projetos artísticos em Portugal e internacionalmente, antes de se dedicar à investigação. O seu percurso profissional esteve associado a diversas organizações artísticas, de teatros nacionais a companhias de teatro independentes. Continua a participar regularmente em iniciativas nos domínios da gestão e produção cultural, políticas culturais, planeamento estratégico e gestão de projectos de cooperação transnacional. Doutorada em Estudos Artísticos – Estudos Teatrais e Performativos pela Universidade de Coimbra (2022) e Mestre em Políticas Culturais e Gestão Cultural pela City University of London (2009). É autora de dois livros, “AS PRODUTORAS - Produção e Gestão Cultural em Portugal. Trajectos Profissionais” (2020) e “Modus Operandi – Produção e Gestão nas Artes Performativas” (2022). Uma versão adaptada da sua tese de doutoramento será em breve publicada pela Routledge. Atualmente, é Professora Auxiliar Convidada, coordenando a Pós-Graduação em Gestão Cultural e Sustentabilidade, bem como Investigadora Integrada no CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra onde co-coordena o Grupo de Investigação “Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades e Transições”, bem como a plataforma Modes of Production – Performing Arts in Transition. Lidera ainda o projecto exploratório GREENARTS (FCT), dedicado à reflexão acerca das transformações discursivas e práticas da produção artística face às crescentes exigências de sustentabilidade social e ambiental.

Temas e problemáticas da atividade científica
políticas culturais, gestão cultural, instituições artísticas
ecologia, sustentabilidade e artes
modos de criação e produção
Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
FCT – Projeto de I&D. GREENARTS . GREEN PRODUCTION - Performing Arts in Transition. INVESTIGADORA PRINCIPAL. Concurso Nacional. Com overheads para UC. Projeto em curso. https://www.uc.pt/en/ceis20/projetos/modesofproduction/activities/exploratory-research-project-greenarts/
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
.
Info
Verónica Metello

Verónica Metello

verometello@gmail.com
Grupos de investigação
4 - Práticas Artísticas: Imaginação, Materialidades, Transições
Biografia

Verónica Metello é doutorada em Filosofia pela Universidade de Coimbra, mestre em História da Arte Contemporânea e licenciada em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa. O seu trabalho centra-se no domínio da arte da performance, do experimentalismo e da experiência, desenvolvendo propostas para um quadro histórico e um aparelho conceptual correspondente. Lecionou na Pós-graduação em Comunicação Cultural da Universidade Católica de Lisboa, na Pós-Graduação "Culturas e Discursos Emergentes" na Universidade Nova de Lisboa e no Mestrado em Teoria da Cultura Visual, IADE. Colaborou com a Direção Geral das Artes no Laboratório de Arte Experimental e no Gabinete de Artes Visuais. Colaborou com Universidade Aberta, onde lançou o projecto INVitro - centro de experimentação artística. Assume a responsabilidade da curadoria e coordenação de projetos versando a exposição e documentação da arte da performance e novos media, em Portugal e no estrangeiro. Publicou ensaios sobre o trabalho de Catarina Dias, João Garcia Miguel, Rogério Nuno Costa, Vânia Rovisco, Silvestre Pestana, entre outros.

Temas e problemáticas da atividade científica
Arte da Performance
Teoria e Filosofia da experiência
Filosofia
Publicações mais relevantes no período de 2018-2023

Metello, V. (2022), "Manoel Barbosa - Notas para UUMRT" in Madeira, C.; Oliveira, (Ed), F. Manoel Barbosa. Coimbra.


Metello, V. (2023), "Who doesn't like kaleidoscopes?" in AAVV, Art Action 1998-2018, Le lieu.

Participação em projetos financiados no período de 2018-2023
Arquivo do Inconsciente, Veronica Metello, Nacional, Companhia João Garcia Miguel, Direção Geral das Artes, Jan.2022-Agosto 2022
Orientação de estudantes de pós-graduação no período de 2018-2023
-