Orphika 2023: Sons da Portugalidade

O Alma de Coimbra, grupo de antigos estudantes da Universidade de Coimbra, vai estrear-se no ciclo de música Orphika no dia 24 de novembro, às 21h30.

Maria Cano
Ana Bartolomeu
22 novembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© DR

São 40 coralistas e instrumentistas com 17 anos de atividade. Já deram 300 concertos e muitos deles no estrangeiro, tendo passado por 19 países onde se incluem os Estados Unidos, a Índia, Cabo Verde, Hong Kong ou Chile. Este é o retrato do Alma de Coimbra em números.

Mas há mais. O maestro Augusto Mesquita explica que os elementos do grupo estão dispersos por todo o país mas juntam-se “aos sábados aqui [em Coimbra] para trabalhar”.

Constituído por antigos alunos da Universidade de Coimbra (UC), acharam que “fazia todo o sentido” participarem no ciclo de música Orphika da UC. “Concorremos naturalmente com aquilo que fazemos e a que intitulamos Sons da Portugalidade porque o Alma de Coimbra só faz música em português e dos países da língua portuguesa”.

O concerto Sons da Portugalidade pode ser ouvido na sexta, dia 24 de novembro, no Conservatório de Música de Coimbra. A escolha do espaço foi fácil. “É um auditório que nos dá muita segurança”, tem “condições acústicas muito boas”, tem um “belíssimo piano”, descreve Augusto Mesquita.

O concerto conta com arranjos exclusivos e solos, duetos e tercetos. “Vamos ter uma primeira parte com temas variados que vão desde um tema açoriano, um de Amália Rodrigues, um de José Afonso”, explica o maestro, acrescentando que o “coro é sempre acompanhado por piano contínuo, praticamente em todas as peças, contrabaixo e violino”. Para que o coro possa descansar há uma parte “de guitarra no feminino”, sendo a terceira parte brindada “com mais temas do género, desde Jorge Palma, a Luís Góis, Jorge Fernandes”.

Quem for à espera de um coro tradicional vai surpreender-se. “Não é um coro no estrito sentido clássico. É um coro um bocadinho mais virado para uma expressão mais alegre, mais dinâmica e com alguma interação com o público”, avança o maestro.

Consulte a programação completa do ciclo de música Orphika 2023.

Sons da Portugalidade

• Concerto • Fado

• Grande Auditório do Conservatório de Música de Coimbra

O ALMA DE COIMBRA, grupo de antigos estudantes da Universidade de Coimbra, é composto por um coro masculino que é acompanhado por piano, contrabaixo, violino e pontualmente percussão e por um Grupo de Guitarras no feminino (guitarra de Coimbra e viola). Assente no talento e na criatividade do seu Maestro, o Professor Augusto Mesquita, autor dos arranjos corais de todos os temas que o Coro executa, o ALMA DE COIMBRA promove, no país e além-fronteiras, a divulgação dos poetas, autores e intérpretes portugueses ou de língua portuguesa.

• Associação Alma de Coimbra

• Reservas para almadecoimbra@gmail.com